ENTRE LETRAS E VIVÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS NO PIBID DE LITERATURAS AFRICANAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/PIBIDPalavras-chave:
Literaturas Africanas, PIBID, Experiência, DocênciaResumo
Este artigo apresenta parte das experiências adquiridas no subprojeto voltado para as Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A experiência foi desenvolvida com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Diante do exposto, este relato busca destacar as experiências e abordagens aplicadas em sala de aula para discutir temas da literatura africana de expressão portuguesa, enfatizando sua importância na promoção da igualdade racial e na valorização da identidade e cultura dos povos africanos. A pesquisa é classificada como qualitativa, quanto à abordagem; aplicada, quanto à natureza; e analítica-descritiva, quanto aos objetivos. Nesse contexto, reforça-se a relevância do debate no ambiente escolar como instrumento essencial no processo de construção do indivíduo. O foco recai sobre pautas raciais e a valorização de autores e artistas negros no Brasil, na África e no mundo. Essas discussões foram fomentadas por meio da leitura de obras literárias e do uso de materiais audiovisuais contemporâneos que retratam a história e a identidade cultural de nações africanas e de suas diásporas. A partir das vivências dentro e fora do ambiente escolar e dos estudos realizados para aprimoramento da prática docente, o relato demonstra a importância de integrar a literatura africana ao currículo escolar como forma de ampliar o horizonte crítico dos estudantes e promover a inclusão de narrativas historicamente marginalizadas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. PIBID - Apresentação. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid/pibid>. Acesso em: 09 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. CAPES - Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. 2016. Disponível em: <https://www.gov.br/capesimages/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-Regulamento-PIBID-completa.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2024.
LOTO, R. A literatura africana nas escolas. A experiência brasileira. Ciberdúvidas da língua portuguesa, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em:
<https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/ensino/a-literatura-africana-nas-escolas/5108#> Acesso em: 02/02/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.