ENTRE LETRAS E VIVÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS NO PIBID DE LITERATURAS AFRICANAS

Autores

  • Ricardo Ferreira de Sousa Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Gabriel Lopes Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) https://orcid.org/0009-0004-1860-3376

DOI:

https://doi.org/10.20873/PIBID

Palavras-chave:

Literaturas Africanas, PIBID, Experiência, Docência

Resumo

Este artigo apresenta parte das experiências adquiridas no subprojeto voltado para as Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A experiência foi desenvolvida com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Diante do exposto, este relato busca destacar as experiências e abordagens aplicadas em sala de aula para discutir temas da literatura africana de expressão portuguesa, enfatizando sua importância na promoção da igualdade racial e na valorização da identidade e cultura dos povos africanos. A pesquisa é classificada como qualitativa, quanto à abordagem; aplicada, quanto à natureza; e analítica-descritiva, quanto aos objetivos. Nesse contexto, reforça-se a relevância do debate no ambiente escolar como instrumento essencial no processo de construção do indivíduo. O foco recai sobre pautas raciais e a valorização de autores e artistas negros no Brasil, na África e no mundo. Essas discussões foram fomentadas por meio da leitura de obras literárias e do uso de materiais audiovisuais contemporâneos que retratam a história e a identidade cultural de nações africanas e de suas diásporas. A partir das vivências dentro e fora do ambiente escolar e dos estudos realizados para aprimoramento da prática docente, o relato demonstra a importância de integrar a literatura africana ao currículo escolar como forma de ampliar o horizonte crítico dos estudantes e promover a inclusão de narrativas historicamente marginalizadas.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. Professor da Secretaria de Educação (SEDUC-TO), em Palmas, estado do Tocantins, Brasil.

Gabriel Lopes Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Licenciando em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. PIBID - Apresentação. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid/pibid>. Acesso em: 09 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. CAPES - Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. 2016. Disponível em: <https://www.gov.br/capesimages/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-Regulamento-PIBID-completa.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2024.

LOTO, R. A literatura africana nas escolas. A experiência brasileira. Ciberdúvidas da língua portuguesa, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em:

<https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/ensino/a-literatura-africana-nas-escolas/5108#> Acesso em: 02/02/2024.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

de Sousa, R. F., & Lopes Sousa, G. (2025). ENTRE LETRAS E VIVÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS NO PIBID DE LITERATURAS AFRICANAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 479–498. https://doi.org/10.20873/PIBID