CARTILHAS EDUCATIVAS E RODAS DE CONVERSA COMO FERRAMENTAS NA PREPARAÇÃO DE JOVENS PARA O ENEM E VESTIBULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Débora Pereira da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Melyssa Maria Barros Santos Carvalho Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Clarissa Amorim Silva de Cordova Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Silvia Minharro Barbosa Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/CARTEDU

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Boletins Educativos, Preparação Universitária

Resumo

O uso de cartilhas informativas tem se mostrado eficaz na disseminação de conhecimentos de forma prática e acessível, estimula o engajamento de adolescentes por meio de conteúdos lúdicos e interativos. Alinhado à proposta de Freire (2011) sobre educação emancipadora, esse recurso promove uma aprendizagem ativa e transformadora. Este relato descreve um projeto de extensão em Araguaína, Tocantins, que distribuiu cartilhas com foco em metodologias de estudo, planejamento e saúde mental para estudantes pré-vestibulandos, bem como promoveu uma roda de conversa entre os adolescentes e estudantes do ensino superior sobre o tema. A iniciativa buscou não apenas reduzir a ansiedade típica desse período, mas também fomentar o protagonismo juvenil, estimulando a troca de saberes.

 

Biografia do Autor

Débora Pereira da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Melyssa Maria Barros Santos Carvalho, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Estudante do curso de Medicina na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Clarissa Amorim Silva de Cordova, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1998), especialização em Medicina Veterinária Legal (2022) pela Faculdade Unyleya, mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado e Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atua como docente na Universidade Federal do Tocantins/Universidade Federal do Norte do Tocantins desde o ano de 2003 nos Cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Silvia Minharro Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorado em Ciência animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), parte realizado no Friedrich Loeffler Institut (FLI) Jena, Alemanha (2007), mestrado em Sanidade Animal pela Universidade Federal de Goiás (2000) e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Tocantins (1997). Atualmente é professora do curso de Medicina da Universidade Federal Norte do Tocantins (2003). Intergrante do Núcleo Docente estruturante do colegiado de medicina-UFNT. Experiência em Imunologia e Microbiologia com ênfase em diagnósticos e epidemiologia.

Referências

ALVES, S. A. A. et al. Cartilha digital sobre práticas sustentáveis para a promoção da saúde do adolescente. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, p. 2215–2226, 31 jul. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/yYfvm37r4r4FYLzKcYFBWHJ/. Acesso em 11/11/2024.

CASTELLS, M. O poder da comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia Da Autonomia : Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

RODRIGUES, D. G.; PELISOLI, C. Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 35, n. 5, p. 171–177, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/MmbMrMMtGFSF8vPSqxTVPDf/. Acesso em 11/11/2024.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Pereira da Silva, D., Barros Santos Carvalho, M. M., Amorim Silva de Cordova, C., & Minharro Barbosa, S. (2025). CARTILHAS EDUCATIVAS E RODAS DE CONVERSA COMO FERRAMENTAS NA PREPARAÇÃO DE JOVENS PARA O ENEM E VESTIBULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 643–653. https://doi.org/10.20873/CARTEDU