CARTILHAS EDUCATIVAS E RODAS DE CONVERSA COMO FERRAMENTAS NA PREPARAÇÃO DE JOVENS PARA O ENEM E VESTIBULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/CARTEDUPalavras-chave:
Divulgação Científica, Boletins Educativos, Preparação UniversitáriaResumo
O uso de cartilhas informativas tem se mostrado eficaz na disseminação de conhecimentos de forma prática e acessível, estimula o engajamento de adolescentes por meio de conteúdos lúdicos e interativos. Alinhado à proposta de Freire (2011) sobre educação emancipadora, esse recurso promove uma aprendizagem ativa e transformadora. Este relato descreve um projeto de extensão em Araguaína, Tocantins, que distribuiu cartilhas com foco em metodologias de estudo, planejamento e saúde mental para estudantes pré-vestibulandos, bem como promoveu uma roda de conversa entre os adolescentes e estudantes do ensino superior sobre o tema. A iniciativa buscou não apenas reduzir a ansiedade típica desse período, mas também fomentar o protagonismo juvenil, estimulando a troca de saberes.
Referências
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