FEIRA DE CIÊNCIAS DA UFT- CAMPUS DE GURUPI: interatividade com materiais de baixo custo
Resumo
As feiras de Ciências são conhecidas como uma atividade pedagógica e cultural com elevado potencial motivador da prática científica. O evento foi realizado pelos acadêmicos do curso de Química Ambiental e contou com a participação de 420 visitantes de cinco instituições de ensino. Com o objetivo central de promover a divulgação científica, as experiências focaram-se no uso de materiais alternativos e de baixo custo, aproximando a Ciência da realidade vivida pelas pessoas por meio de uma maior interatividade.
PALAVRAS-CHAVE: Feira de Ciências; Divulgação Científica; Interatividade.
ABSTRACT
Science Fairs are known like a pedagogical and cultural activity with high potential of the scientific practice. The event was realized by students of Environmental Chemistry course and it had the participation of 420 visitors of five teaching institutions. The central goal was promoting the scientific divulgation on what the experiences used alternative materials and low cost to approach the Science of the people reality through increased interactivity.
KEYWORDS: Science Fair; Scientific Divulgation; Interactivity.
RESUMEN
Las ferias de Ciencias son conocidas como una actividad pedagógica y cultural con elevado potencial motivador de la práctica científica. El evento fue realizado por los estudiantes del curso de Química Ambiental y contó con la participación de 420 visitantes de cinco instituciones de enseñanza. Con el objetivo de promover la divulgación científica, las experiencias se enfocaron en el uso de materiales alternativos y de bajo costo, aproximando la Ciencia de la realidad de las personas por medio de una mayor interactividad.
PALABRAS CLAVE: Feria de Ciencias; Divulgación científica; Interactividad.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Fenaceb: Feira Nacional de Ciências da Educação Básica. Brasília, DF, 2006.
WOLINSKI, A.; AIRES, J.; GIOPPO, C.; GUIMARÃES, O. E. Por que foi mesmo que a gente foi lá? Uma investigação sobre os objetivos dos professores ao visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 142-152, 2011.