EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA UFF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/UFF

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Universidade, Serviço Social

Resumo

O presente artigo trata da extensão universitária como espaço de reafirmação da educação superior pública e do caráter social da educação. Reafirma a extensão como uma importante contribuição para a formação profissional do Serviço Social e explicita duas importantes experiências de extensão universitária em instituição pública brasileira no curso de Serviço Social. Ao mesmo tempo aponta contradições no processo de curricularização. A extensão universitária é reafirmada no tripé da Universidade Pública, articulada com o ensino e a pesquisa, não sendo compreendida como segmento separado e autônomo, mas ao contrário, como integrante de um projeto de educação vinculado aos interesses da classe trabalhadora. A articulação entre formação profissional, universidade pública e extensão universitária é compreendida como elemento de reafirmação do Projeto Ético Político do Serviço Social.

Biografia do Autor

Thais Gomes da Silva , UFRJ

Assistente Social, mestre em Serviço Social pela UFRJ e doutoranda em Serviço Social pela UFRJ. Pesquisadora do Observatório de Favelas. 

Sabrina dos Santos Dias

Assistente Social, mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolviomento Regional da UFF e pesquisadora do NEPFE.

Referências

ABREU, M.M.; CARDOSO, F. G. Mobilização social e práticas educativas In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS,Brasília, 2010.

ABREU, M.M.; CARDOSO, F. G.; LOPES, J.B. O caráter pedagógico da intervenção profissional e sua relação com as lutas sociais. In: Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. SP: Cortez, 2014.

ABEPSS. Diretrizes Curriculares do Serviço Social, 1996.

ANDES-SN. Proposta do ANDES-SN para a Universidade Brasileira. 2013.

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil, 1988.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do Assistente Social. Brasília, 1993.

DURIGUETTO, M. L. Movimentos Sociais e Serviço Social no Brasil pós 1990. In: Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. SP: Cortez, 2014.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária, 2012.

___________. l ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 1987.

LEFEBVRE, Henry. O Direito à Cidade. São Paulo: Editora Centauro, 2008.

MARRO, K. I. O que a universidade pode aprender quando coloca seus pés em um acampamento sem terra? In: Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. SP: Cortez, 2014.

NETTO, J. P. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: CFESS/ABEPSS; CEAD/UnB (Org.). Crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Capacitação em Serviço Social e política social. Brasília: CEAD/UnB, 1999.

Site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm acessado em 31/05/2018 às 15:38h

NETO, José Alves de Freitas. A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade Latino-Americana. Revista Ensino Superior Unicamp, 2012. Pág 62-70

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Farage, E., Gomes da Silva , T., & dos Santos Dias, S. (2023). EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA UFF . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(3), 104–124. https://doi.org/10.20873/UFF

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.