O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PERSPECTIVA QUÍMICA E BIOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/LETREBIO

Palavras-chave:

Letramento científico, Ludicidade, Método científico , Química, Biotecnologia

Resumo

Este trabalho descreve as ações de um projeto de extensão realizado com alunos em etapas iniciais de sua trajetória escolar, visando a realização de um letramento científico, com a introdução de conceitos básicos como hipótese, método científico e o papel do cientista na sociedade. Ações como estas se tornam importantes em um cenário de grande carência de ações pedagógicas integradoras e contínuas, que introduzam, gradativamente, conceitos científicos de maneira lúdica e interdisciplinar, preparando os alunos para um entendimento mais profundo das ciências. Neste contexto o projeto desenvolvido despertou o interesse científico das crianças e a reflexão  dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química sobre o papel do professor na construção do conhecimento. Para tal, foram realizadas várias atividades lúdicas e interdisciplinares, atuando como um despertar científico dos alunos, além de fomentar uma visão crítica e reflexiva nos acadêmicos extensionistas. O projeto reforça a importância de iniciativas extensionistas no fomento ao letramento científico e na formação docente pautada em práticas que promovam aprendizagens mais significativas e transformadoras.

Biografia do Autor

Mônica A. S. Alencar, UFT

Professora Doutora do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Tocantins. 

Leandra Cristina Crema Cruz, UFT

Professora Doutora do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins

André Felipe da Silva, UFT

Professor Doutor do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins. 

Thayse Cavalcante da Rocha, UFT

Professora Doutora do curso de Tecnologia em Agroindústria da Universidade Federal do Tocantins. 

Carla Jovânia Gomes Colares, UFT

Professora Doutora do curso de Química Ambiental da Universidade Federal do Tocantins. 

Melissa Budke Rodrigues, UFT

Professora Doutora do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Tocantins. 

Byannka Ribeiro Mendes, UFT

Graduanda do curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal do Tocantins. 

Kathia Alves de Souza, UFT

Graduanda do curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal do Tocantins. 

 

Referências

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Alencar, M. A. S., Crema Cruz, L. C., da Silva, A. F., Cavalcante da Rocha, T., Gomes Colares, C. J., Budke Rodrigues, M., … Alves de Souza, K. (2025). O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PERSPECTIVA QUÍMICA E BIOLÓGICA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 592–616. https://doi.org/10.20873/LETREBIO

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