A OBSERVAÇÃO DO CÉU COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO À TEMAS CIENTÍFICOS

Autores

  • Ana Maria da Silva Maia Universidade Federal do Tocantins
  • Sílvio Quintino de Aguiar Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Ramilla Rízzia Mira de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Bruna Lima Rocha Universidade Federal do Tocantins
  • Alisson Soares de Sousa Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p182

Resumo

Esse projeto visou incentivar o interesse por ciências em estudantes de ensino fundamental e médio. Para isso foram efetuadas atividades relacionadas com diversas áreas da ciência, tais como química, matemática e física, utilizando a astronomia como tema transversal. As atividades foram efetuadas tanto no interior de escolas quanto em praças públicas, envolvendo não só os alunos, mas seus familiares com a importância do tema. Com isso, se estabeleceu uma relação entre a universidade e uma parcela da sociedade que pode ser diretamente beneficiada com a presença de uma instituição pública de ensino superior.

Biografia do Autor

Ana Maria da Silva Maia, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. docente dos cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Mestrado em Biotecnologia da UFT.

Sílvio Quintino de Aguiar Filho, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Química Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi voluntário no projeto de extensão Clube de Ciências da UFT. Atualmente é mestrando do PPGQ da UFT e Professor Convidado na mesma instituição. Realiza pesquisas na área de Química Teórica.

Ramilla Rízzia Mira de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Química Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins. Foi voluntária no projeto de extensão Clube de Ciências da UFT.

Bruna Lima Rocha , Universidade Federal do Tocantins

Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins. Foi voluntária no projeto de extensão Clube de Ciências da UFT. Atualmente trabalha como Analista de Controle de Qualidade na Belém Bioenergia Brasil.

Alisson Soares de Sousa Santos, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Química Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins. Foi bolsista de extensão durante a graduação. Atualmente atua como representante comercial, trabalhando com reagentes químicos, insumos para laboratórios e materiais hospitalares.

Referências

COSTA, A. R. A; MONTENEGRO, E. D. O uso de materiais concretos na construção de maquetes dos diferentes modelos do Sistema Solar. Anais do IV Congresso Nacional de Educação – IV CONEDU. 2017. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7925_16102017224823.pdf. Acesso: 27 mai. 2020.

SANTOS, J.; CATÃO, R. K.; SERBENA, A. L.; JOUCOSKI, E.; REIS, R. A.; SERRATO, R. V. Estruturação e consolidação de Clubes de Ciências em escolas públicas do Litoral do Paraná. Anais do II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, artigo número 173, 2010. Disponível em http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EC/173.pdf. Acesso: 12 abr. 2017.

SANTOS, D. J. F.; SANTOS, J. M. T. Guia de orientações para implementação de um Clube de Ciências. Programa de Desenvolvimento Educacional. 2008. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/172-2.pdf. Acesso: 12 abr. 2017.

VECH, A. Modelo dinâmico do Sistema Solar em actionscript com o controle de escalas para o ensino de astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 35, n. 2, p. 2505. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172013000200025&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso: 27 de mai. 2020.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

da Silva Maia, A. M., de Aguiar Filho, S. Q. ., Mira de Sousa, R. R. ., Lima Rocha , B. ., & Soares de Sousa Santos, A. . (2020). A OBSERVAÇÃO DO CÉU COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO À TEMAS CIENTÍFICOS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(2), 182–189. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p182

Edição

Seção

Relatos de experiências de Extensão em tempos de pandemia da Covid-19 I