QUÍMICA AMBIENTAL NA ESCOLA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13605Resumo
O projeto Química ambiental na escola: educação ambiental no ensino de ciência tem como objetivo principal introduzir conteúdos de química aplicados à sustentabilidade ambiental. O projeto consiste na elaboração e execução de experimentos que auxiliam no desenvolvimento dos conteúdos curriculares no ensino fundamental, por meio de práticas voltadas a compreensão de temas importantes para conscientização ambiental. As atividades e experimentos foram realizadas com alunos do 6° ano do ensino fundamental com o objetivo de propor experimentos que valorizem o conhecimento científico e os correlacione com atividades do cotidiano. Como resultados preliminares foi possível observar que a utilização de experimentos que podem ser considerados mais avançados, como: adsorção, coagulação e destilação simples, podem ser adotados para facilitar a compreensão dos conteúdos: misturas homogêneas e heterogêneas e estados físicos da água, relacionando-os com tratamento de águas contaminadas e ciclo da água. A utilização de materiais específicos de laboratório (principalmente as vidrarias) contribuíram para estimular o interesse dos estudantes durante à prática, demonstrando a importância de aproximar as Instituições de Ensino Superior à Educação Básica com a finalidade de amenizar estas carências.