QUÍMICA AMBIENTAL NA ESCOLA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Whisley Durães Alceno Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Aline Karla Nolberto de Souza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Nelson Luis Gonçalves Dias de Souza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Grasiele Soares Cavallini Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13605

Resumo

O projeto Química ambiental na escola: educação ambiental no ensino de ciência tem como objetivo principal introduzir conteúdos de química aplicados à sustentabilidade ambiental. O projeto consiste na elaboração e execução de experimentos que auxiliam no desenvolvimento dos conteúdos curriculares no ensino fundamental, por meio de práticas voltadas a compreensão de temas importantes para conscientização ambiental. As atividades e experimentos foram realizadas com alunos do 6° ano do ensino fundamental com o objetivo de propor experimentos que valorizem o conhecimento científico e os correlacione com atividades do cotidiano. Como resultados preliminares foi possível observar que a utilização de experimentos que podem ser considerados mais avançados, como: adsorção, coagulação e destilação simples, podem ser adotados para facilitar a compreensão dos conteúdos: misturas homogêneas e heterogêneas e estados físicos da água, relacionando-os com tratamento de águas contaminadas e ciclo da água. A utilização de materiais específicos de laboratório (principalmente as vidrarias) contribuíram para estimular o interesse dos estudantes durante à prática, demonstrando a importância de aproximar as Instituições de Ensino Superior à Educação Básica com a finalidade de amenizar estas carências.

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

Durães Alceno, W. ., Nolberto de Souza, A. K. ., Gonçalves Dias de Souza, N. L. ., & Cavallini, G. S. (2022). QUÍMICA AMBIENTAL NA ESCOLA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 4(2), 65–75. https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13605