AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA OLIMPÍADA TOCANTINENSE DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA OLÍMPIADAS NACIONAIS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/10524-v3n3Resumo
O estudo visa avaliar o desenvolvimento de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do Tocantins a respeito da percepção dos conteúdos programático curriculares, frente às respostas as questões problemas dos exames da Olimpíada Tocantinense de Química 2015. O estudo foi desenvolvido com o intuito de verificar se há ou não, uma maior aprendizagem do aluno em determinados conteúdos e como esse conhecimento se efetiva em uma avalição somativa. Com os resultados obtidos pôde-se verificar que o desempenho da rede pública foi inferior a rede particular em todos os anos e que a evolução de aprendizados dos conteúdos se mostrou mais desuniforme na rede pública demostrando descontinuidade na compreensão dos conteúdos.
PALAVRAS-CHAVE: Olimpíada de Química; Diagnóstico de aprendizagem; Ensino médio.