POSSIBILIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO EXTENSIONISTA: AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/CURRICULARIZAÇÃOEMQUÍMICA

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Química, Extensão Universitária

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é socializar uma experiência de curricularização da extensão que foi adaptada para ser desenvolvida de forma remota. Assim, analisamos as ações do projeto de extensão “Aprendendo Química na Unifesp” por meio da divulgação dos materiais produzidos e das falas de estudantes de educação básica participantes. Os resultados evidenciam a produção de vídeos de experimentos, podcasts e encontros coletivos para aplicação de experimentos com alunos de educação básica. Acreditamos que as contribuições do projeto de extensão estão relacionadas à formação dos licenciandos das unidades de Práticas Pedagógicas de Química I e II que tiveram que adaptar sua prática pedagógica para o contexto pandêmico e, também, aos alunos de educação básica que, isolados de sua casa, tiveram oportunidade de participar de atividades coletivas de experimentação.

Biografia do Autor

Alexandre Monteiro de Camargo, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Graduado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professor de ensino fundamental e médio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Thiago Antunes Souza, Unifesp

Licenciado em Química (2012) e Doutor em Educação (2018) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo e Professor Colaborador da Universidade Estaduaç de Campinas. 

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

Monteiro de Camargo, A., Antunes Souza, T., & Alves de Assis Martorano, S. (2023). POSSIBILIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO EXTENSIONISTA: AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(3), 125–146. https://doi.org/10.20873/CURRICULARIZAÇÃOEMQUÍMICA