RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DE PROJETO DE EXTENSÃO NA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/EXTAMAZON

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Vigilância em saúde, Política pública, Estratégias de saúde locais

Resumo

O relato trata da experiencia obtida pelos autores de um Seminário que encerrou um projeto de extensao de âmbito regional. Os objetivos foram: i) apresentar processos e resultados dos projetos de intervenção realizados nos municípios contemplados pelo projeto e ii) disseminar o conhecimento construído ao longo do processo do referido projeto. O olhar dos autores permite constatar que: i) o I Seminário não foi tratado como um fim em se mesmo, mas como parte de uma estratégia de enfrentamento das DANT e ii) o I Seminário foi bem recebido pelos participantes, promovendo conhecimento, reflexão e expectativas positivas para o futuro.

Biografia do Autor

José Gerley Díaz Castro, UFT

Zootecnista, Dr. Ecologia. Prof. Bioestatística. Atuando na área de Gestão Ambiental e Educação.

Letícia Neves Teixeira dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Sou profissional de Design Gráfico, atuando na comunicação visual desde os 18 anos, com formação técnica pelo SENAC GO. Atualmente, minha trajetória abrange também marketing e publicidade. Paralelamente, obtive Licenciatura em Filosofia pela UFT, com interesse em Filosofia da mente, da informação e da linguagem. Minhas pesquisas foca na promoção do pensamento crítico no processo criativo, visando uma publicidade mais consciente, ética e responsável. Ressalto a importância da informação no impacto sobre a saúde e o bem-estar social, buscando integrar Design e Filosofia como ferramentas nas ciências da saúde e humanas. Acredito que a interseção dessas disciplinas pode contribuir significativamente para a melhoria da vida e do bem-estar social. Busco continuamente explorar e ampliar essas conexões, sendo uma voz comprometida com a transformação positiva por meio do design responsável e da reflexão filosófica aplicada

Renata Andrade de Medeiros Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Nutricionista graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva (2005). Mestre em Saúde e Enfermagem (Bolsista CAPES - 2010) com linha de pesquisa em Prevenção e Controle de Agravos à Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Nutrição com linha de pesquisa em Saúde e Nutrição de Indivíduos e Populações pela Pós-graduação em Ciência da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Adjunto III dos Cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente Colaboradora da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFT. Foi consultora da UNESCO na avaliação do Programa Saúde na Escola (PSE), atuando também em parceria com o Ministério da Saúde em Pesquisas do PSE. Atualmente compõe a equipe do projeto "Central QualiTOPAMA - Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa", e do Projeto de Fortalecimento e interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto a Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e Municípios dos Estados do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Amapá". Vice-líder do Grupo e Promoção e Educação e Saúde na linha de pesquisa em Saúde Coletiva - UFT. Integrante do Grupo de Pesquisa em Nutrição Alimentação e Saúde Coletiva (GPNASC) da UFT, Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional - GEPSAN da UFT. Tem experiência na área de Nutrição, Intervenção Nutricional, Inquéritos Alimentares, Educação, Promoção da Saúde, Saúde Coletiva e Avaliação de Programas de Saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, educação alimentar e nutricional, educação em saúde, avaliação do estado de saúde e nutricional da população, doenças e agravos não transmissíveis e avaliação de políticas públicas em saúde.

Marta Azevedo dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Graduada em Psicologia (1990) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC (1997). Doutora em Psicologia pela Universidade de Sevilla-ES (2003). Professora Associada IV, do quadro de professores da Universidade Federal do Tocantins, nos cursos de Enfermagem, Nutrição e Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Tem experiência na área da Psicologia, Educação, Educação e Promoção e Saúde e Avaliação de Política Pública. Desenvolve pesquisas na área interdisciplinar nas linhas de Planejamento, Avaliação de Políticas Publicas, Educação e Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador e Educação Permanente. Coordena projeto de Fortalecimento dos Objetivos do Desenvolviemnto Sustentável e sua interface com o Plano de DANT (2021-2030), na região Norte e Nordeste, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Larissa Rodrigues Possidônia, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – UFT.  Professora Unitop (Palmas-TO) e Preceptora Unopar (Palmas). Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7818-6399 E-mail: larissa.possidônia@uft.edu.br.

Referências

AMARO, A.; PÓVOA, A.; MACEDO, L. A arte de fazer questionários. Disponível em: https://mobilizadores.org.br/wp-content/uploads/2015/03/A-arte-de-fazer-question%c3%a1rios.pdf. Acesso em 12 maio 2024.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 588, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Caderno de Indicadores do Plano de Dant 2021-2030. Brasília : Ministério da Saúde, 2024.

CNM - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS. Guia para integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros – Gestão 2017-2020. Brasília, DF: CNM, 2017.

LIMA, E.L.; MORAES, K.L.; BRASIL, V.V. Letramento em saúde e diversidade na América Latina – reflexão para o desenvolvimento sustentável. Contribuiciones a Las Ciencias Sociales, v.17, n.3, p. 01-14, 2024.

SOUZA, S.V. de; ROSSIT, R.A.S. Dilemas e perspectivas dos recursos Humanos em saúde no contexto da Pandemia. Artigo 8 – Reflexão. Enferm. Foco v. 11, n. 1, p. 68-77, 2020.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p:443-466, 2005.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Framework for Action on Interprofessional Education & Collaborative Practice. Geneva: WHO 2010. Disponível em:< https://www.who.int/publications/i/item/framework-for-action-on-interprofessional-education-collaborative-practice>. Acesso em: 25 jun. 2024.

UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. 2015. Disponível em: Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development . Department of Economic and Social Affairs (un.org).

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Díaz Castro, J. G., Neves Teixeira dos Santos, L., Andrade de Medeiros Moreira, R., Azevedo dos Santos, M., & Larissa Rodrigues Possidônia. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DE PROJETO DE EXTENSÃO NA AMAZÔNIA LEGAL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(2), 497–517. https://doi.org/10.20873/EXTAMAZON