Análise dos fenômenos linguísticos presentes na letra da música paraense: voando pro Pará.

Autores

  • Sandra Emanoeli Barros Silva Faculdade Ipiranga
  • Lucia Deodata Reis Faculdade Ipiranga
  • Maria do Carmo Acácio Secretaria Estadual de Educação do Pará

Resumo

Esta pesquisa se propõe a fazer um estudo da linguagem na canção Voando pro Pará, dos compositores  Crystian Lima, Isaac Maraial e Valter Serraria, interpretado pela cantora Joelma , destaque na música paraense nos dias atuais e conhecida nacionalmente pelo estilo calypso. O propósito central desse artigo é analisar os fenômenos linguísticos que ocorrem no falar paraense, presentes na música selecionada, para isso utilouzou-se o método da pesquisa bibliográfica  dos autores como: Cezário (2008), Camacho (2007), Alkmim (2007), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005). O estudo revela que os compositores da canção Voando pro Pará utilizam a linguagem regional, que pode ser percebida por meio da presença do português não padrão e variações linguísticas em nível fonético, fonológico, morfossintático e lexical. Os resultados evidenciaram que a música regional dá um grande suporte ao trabalho de sala de aula, possibilitando, ao aluno, inúmeras leituras interpretativas o que contribuirá para o conhecimento dos costumes, da cultura, da evolução da linguagem e dos contrastes sociais.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Silva, S. E. B., Reis, L. D., & Acácio, M. do C. (2018). Análise dos fenômenos linguísticos presentes na letra da música paraense: voando pro Pará. Porto Das Letras, 4(1), 51–67. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/3778