AS HUMANIDADES E A DEMOCRACIA DO AUTOCONHECIMENTO

Autores

  • Adriano Geraldo da Silva Faculdade Católica de Pouso Alegre / Universidade Estadual de Campinas
  • Ayda Elizabeth Blanco Estupiñán Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
  • Rogério Lobo Sáber Universidade Estadual do Paraná
  • Thiago Barbosa Soares Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq https://orcid.org/0000-0003-2887-1302

DOI:

https://doi.org/10.20873/porletras/21

Biografia do Autor

Adriano Geraldo da Silva, Faculdade Católica de Pouso Alegre / Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Bolsista Capes. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006-2008) e graduação em Teologia, também pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (2009-2012). É professor colaborador da Faculdade Católica de Pouso Alegre, ministrando disciplinas nas áreas de História da Filosofia, Filosofia Contemporânea, Filosofia da Religião, Antropologia e Estética. É coordenador do curso de bacharelado em Filosofia e coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da Faculdade Católica de Pouso Alegre. Membro do Grupo de Pesquisa Nietzsche, consciência e cultura, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia FAJE e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Membro do Grupo de Estudos de Análise do Discurso da Universidade Federal do Tocantins. Editor chefe da revista Ratio Integralis do Instituto de Filosofia da cidade de Campanha/MG. Membro do corpo editorial da revista Theoria, da Faculdade Católica de Pouso Alegre e membro do corpo editorial da Revista do Grupo de Estudos de Análise do Discurso. Possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e nas relações entre Pensamento Cristão, Filosofia e Cultura, em suas variações no decorrer da História do pensamento ocidental. Pesquisa sobretudo a filosofia alemã e filosofia do século XIX, com ênfase em Nietzsche. Tem interesse nos temas sobre psicanálise e filosofia, estética, fenomenologia, religião e sociedade, desenvolvendo trabalhos sobre Husserl, Heidegger e Edith Stein. Também possui experiência na área de Teologia, com ênfase em História da Teologia, Teologia contemporânea e Teologia Fundamental, bem como as relações entre fé e cultura, desenvolvidas principalmente no pensamento do teólogo suíço Hans Urs von Balthasar.

Ayda Elizabeth Blanco Estupiñán, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Doutora em Letras: Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Licenciatura em Literatura e Língua Espanhola, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (Tunja, Boyacá, Colombia). Email: ayda.blanco@uptc.edu.co

Rogério Lobo Sáber, Universidade Estadual do Paraná

Professor de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de Apucarana. Pós-doutor em Estudos Literários (UFMG) e pós-doutor em Filosofia (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, FAJE). Doutor em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Áreas de interesse: Literaturas de Língua Inglesa, Literatura Gótica, Literatura Comparada, Teoria da Literatura. Email: rogerio.saber@unespar.edu.br

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Referências

EDMUNDSON, Mark. Why teach?: in defense of a real education. New York:

Bloomsbury, 2013. E-book.

KAUFMANN, Walter. The future of the Humanities: teaching art, religion, philosophy,

literature, and history. Abingdon: Routledge, 2017.

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Publicado

2025-03-01

Como Citar

Silva, A. G. da, Estupiñán, A. E. B., Sáber, R. L., & Soares, T. B. . (2025). AS HUMANIDADES E A DEMOCRACIA DO AUTOCONHECIMENTO. Porto Das Letras, 11(1), 5–15. https://doi.org/10.20873/porletras/21