A Literatura e o viver: o mundo dos adolescentes nos livros literários

o mundo dos adolescentes nos livros literários

Autores

  • Ray da Silva Santos UFS
  • Camila Ferreira de Carvalho UniAGES
  • Sara Goretti Ferreira UniAGES

Palavras-chave:

Literatura, Adolescência, Leitores, Best-sellers

Resumo

Ao ampliar a visão de mundo do sujeito e ao colocá-lo a vivenciar novas realidades, por meio da sua subjetividade e caráter estético, a literatura o auxilia a ser mais compreensível e a se autoconhecer. Dentre as obras literárias que estão a fazer sucesso entre o público, estão os best-sellers A Culpa é das Estrelas (2012), de Jonh Green, que aborda a vida de alguns jovens que enfrentam o câncer, e  As Vantagens de Ser Invisível (2007), de Chbosky, o qual traz em cena um adolescente que sofre por se sentir só. Em vista disso, nosso trabalho visa trazer algumas definições a respeito da literatura, bem como entender alguns dos porquês do sucesso da literatura de massa no mundo dos ávidos leitores. Para tanto, realizou-se o fichamento das obras literárias supracitadas e, posteriormente, uma breve análise qualitativa, tendo como base as pesquisas bibliográficas realizadas acerca do tema. Tornou possível entender que alguns romances da literatura de massa problematizam a vida dos jovens e colocam no centro do enredo temas que até então eram marginalizados sociologicamente ou apenas esquecidos de forma acentuada na literatura, como o câncer, a depressão, o primeiro amor e questões sobre a sexualidade.

Biografia do Autor

Ray da Silva Santos, UFS

Mestrando em Cinema e Narrativas Sociais (UFS). Graduado em Letras (UniAGES). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UCAM).

Camila Ferreira de Carvalho, UniAGES

Graduada em Letras Vernáculas pela UniAGES

Sara Goretti Ferreira, UniAGES

Graduada em Letras Vernáculas pela UniAGES. Especializando-se em Metodologia e Prática no Ensino em Língua Portuguesa pela FAIARA. Professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual da Bahia. 

Referências

REFERÊNCIAS

ARANHA, Gláucio; BATISTA, Fernanda. Literatura de massa e mercado. In: Revista CONTRACAMPO, nº 20. Niterói, RJ: agosto de 2009.

BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos?. Tradução Rejane Janowitzer, Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9. ed. Ouro Sobre Azul. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

______. Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre azul, 2004.

CAVALCANTI, Luciano Marcos Dias; PEREIRA, Cilene Margarete . O Valor e a Importância da Literatura para a Formação do Homem: dois autores, Machado de Assis e Manuel Bandeira. Revista Travessias, v. 4, n. 3, p. 425-439, 2010.

CEREJA, Willian Roberto. Ensino da literatura: uma proposta pedagógica dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Ed. Atual, 2005.

CHARTIER, A-M; HÉBRARD, J. Discursos sobre a leitura: 1880-1980. São Paulo: Ática, 1995.

CHBOSKY, Stephen. As Vantagens de Ser Invisível. Rio de Janeiro: Roco, 2007.

COIMBRA, Rosicley Andrade. Mimesis e literariedade: (esboço de um) percurso investigativo. Revista Travessias, v. 4, n. 1, p. 274-283, 2010.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

______. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais LTDA, 1999.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

FERREIRA, Sara Goretti; SANTOS, Ray da Silva; CARVALHO, Camila Ferreira de. O best-seller e sua importância no letramento literário escolar. CRÁTILO: revista de estudos linguísticos e literários, v. 10, p. 32-46, 2017.

FREITAS, Isabela. Não se apega, não. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

GAIGNOUX, Aline de Azevedo. O texto literário na escola. 2014. Disponível em: <http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num19/estudos/Palimpsesto19estudos07.pdf>. Acesso em: 10 de Out. 2016.

GREEN, Jonh. A Culpa é das Estrelas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.

HOLANDA, Lourival. Reconsiderando a crítica literária. Revista Fronteira Z. São Paulo, 2012.

LALOJO, Marisa. O que é literatura. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

LEDO, Teresinha de Oliveira; MARTINS, Patrícia. Manual de literatura: literatura portuguesa, literatura brasileira. São Paulo: DCL, 2001.

LIMA, Sirleide de Almeida; SOUZA, Agostinho Potenciano de; CORSI, Solange da Silva. O beste-seller e a formação do gosto pela leitura dos jovens leitores. Revista Eco Pós, v. 18, n. 1, 2015.

PALACIO, R. J.. Extraordinário. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

PINHEIRO, Alexandra Santos. DAU, Mayara Regina Pereira. O que é Literatura?: Leituras dentro e fora da escola. In: Revista Linguasagem Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (on line). 18 ed. São Carlos: São Paulo, 1º semestre de 2012. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao18/artigos/044.pdf> Acesso em: 20 fevereiro de 2014.

PIRES, Priscila Aparecida Borges Ferreira. Entre Novas e Velhas Distopias: Admirável Livro Novo. Londrina, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências
Humanas, Sociais e da Natureza). Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PUBLISHNEWS. Lista de Mais Vendidos Geral de 2014. Disponível em:< http://www.publishnews.com.br/ranking/anual/0/2014/0/0> Acesso em: 30 abr. 2017.

PUBLISHNEWS. Lista de Mais Vendidos Geral de 2015. Disponível em:< http://www.publishnews.com.br/ranking/anual/0/2015/0/0> Acesso em: 30 abr. 2017.

SANTOS, Ray da Silva; REIS, Camila Santos; NASCIMENTO, João Paulo de Andrade. A literatura na sala de aula: novo olhar perante o ensino-aprendizagem da língua materna. Aracaju: Unit, 2016. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2262. Acesso em: 19 de março de 2017.

SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em Sala de Aula: da Teoria Literária à prática
escolar. 2003.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Teoria da literatura. 10 ed. São Paulo: Ática, 2007.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto & contraponto. Porto Alegre: Global, 2008.

ZUSAK, Markus. A menina que Roubava Livros. Rio de Janeiro: intrínseca, 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Santos, R. da S., Carvalho, C. F. de, & Ferreira, S. G. (2018). A Literatura e o viver: o mundo dos adolescentes nos livros literários: o mundo dos adolescentes nos livros literários. Porto Das Letras, 3(2), 237–257. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4258

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS