LEITURA E HUMANIZAÇÃO

O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ABORDAGEM CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873-ne-cap

Palavras-chave:

Leitura. Letramento Literário. Humanização

Resumo

Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as benesses da abordagem de textos literários via letramento literário no ambiente escolar na busca da formação crítica de leitores: indivíduos capazes de refletir sobre a sua condição enquanto ser no mundo, ser para o outro e consequentemente sobre a humanização proporcionada através dessa reflexão. Optou-se pela metodologia de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa para tratar do tema “leitura e letramento literário” utilizando-se da narrativa literária partindo da premissa de que seja aquilo que mais se aproxima da vivência humana experienciada no dia a dia.  A formação de leitores que não esteja pautada na formação crítica e significativa do indivíduo tende à fragmentação e desvinculação da leitura em relação aos temas sociopolítico-econômicos aos quais lhe são próprios. A abordagem acrítica das obras literárias corrobora tanto para a perpetuação de homogeneizações e grilhões sociais historicamente estabelecidos quanto para impossibilidade de proporcionar aos leitores o letramento crítico sobre esses arquétipos, e consequentemente deslegitimando a capacidade humanizadora da qual a leitura do texto literário ostenta. A pesquisa mostrou, entre outras coisas, que o letramento literário aplicado à formação de leitores no ambiente escolar dá aos alunos a oportunidade de construir novos significados sobre o texto e se humanizarem por meio desse contato.

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Publicado

2022-09-24

Como Citar

Prado, M. C. A. do. (2022). LEITURA E HUMANIZAÇÃO: O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ABORDAGEM CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO. Porto Das Letras, 8(Especial), 166–184. https://doi.org/10.20873-ne-cap