LEITURA E HUMANIZAÇÃO
O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ABORDAGEM CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO
Palavras-chave:
Leitura. Letramento Literário. HumanizaçãoResumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as benesses da abordagem de textos literários via letramento literário no ambiente escolar na busca da formação crítica de leitores: indivíduos capazes de refletir sobre a sua condição enquanto ser no mundo, ser para o outro e consequentemente sobre a humanização proporcionada através dessa reflexão. Optou-se pela metodologia de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa para tratar do tema “leitura e letramento literário” utilizando-se da narrativa literária partindo da premissa de que seja aquilo que mais se aproxima da vivência humana experienciada no dia a dia. A formação de leitores que não esteja pautada na formação crítica e significativa do indivíduo tende à fragmentação e desvinculação da leitura em relação aos temas sociopolítico-econômicos aos quais lhe são próprios. A abordagem acrítica das obras literárias corrobora tanto para a perpetuação de homogeneizações e grilhões sociais historicamente estabelecidos quanto para impossibilidade de proporcionar aos leitores o letramento crítico sobre esses arquétipos, e consequentemente deslegitimando a capacidade humanizadora da qual a leitura do texto literário ostenta. A pesquisa mostrou, entre outras coisas, que o letramento literário aplicado à formação de leitores no ambiente escolar dá aos alunos a oportunidade de construir novos significados sobre o texto e se humanizarem por meio desse contato.
Referências
BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução Jaime Guinzburg. 5ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BRITTO, L. P. L. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. A leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
______________. No lugar da leitura: biblioteca e formação [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Edições Brasil Literário, 2015. Disponível em: < http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/wpcontent/uploads/2019/04/nolugardaleitura_percivallemesbritto_PDFDIGITAL.pdf>. Acesso em: 22 Jan. 2021.
BUARQUE, C. A Revolução Republicana da Educação: Ensino de Qualidade para todos. São Paulo, Editora Moderna LTDA, 2011.
Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
COSSON, R. Letramento Literário: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
FREITAS, M. T. A. Janela sobre a utopia: computador e internet a partir do olhar da abordagem histórico-cultural. In: 32ª Reunião Anual da Anped, Caxambú, Anais eletrônicos... 04 a 07 out. 2009.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO – IPL. Relatórios INAF 2015. Disponível em: < https://www.prolivro.org.br/wpontent/uploads/2020/07/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2020.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) – Resultados Preliminares. [S.l.]. 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1ez-6jrlrRRUm9JJ3MkwxEUffltjCTEI6/view>. Acesso em: 20 dez. 2020.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MUGGÜE, E. Ensino Médio e educação literária: propostas de formação de leitor. Porto Alegre, 2011.
PAULINO, G.; COSSON R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
PESSOA, R. R.; URZÊDA-FREITAS, M. T. de. Ensino crítico de línguas estrangeiras. In: Figueiredo, Francisco Quaresma (Org.) Formação de professores de línguas estrangeiras: princípios e práticas. Goiânia: Editora UFG, 2012. p. 57-80.
SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
ZILBERMAN, R. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 3 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.
ZILBERMAN. R; THEODORO E. Leitura: Por que a interdisciplinaridade. In: Regina Zilberman & Ezequiel Theodoro da Silva. Leitura Perspectivas Interdisciplinares. 5 Edição. Editora Ática, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).