Leitura, linguagem e letramento: o uso do conto de fadas nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Mônica Assunção Mourão UEMASUL
  • Ester Bastos Araujo da Costa UEMASUL

Resumo

O presente estudo procurou identificar como ocorre o letramento literário de alunos dos anos iniciais, do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa em uma turma de 5º ano de uma escola da rede pública municipal em Imperatriz, Maranhão. Na fundamentação teórica foi indispensável à concepção teórica de autores como Vygotsky (1988), Bakhtin (1995, 1997), Bettelheim (2002), entre outros, pois trazem ao centro das atuais discussões o papel da Linguística Aplicada em relação ao entendimento que se tem sobre os gêneros textuais, além de desenvolverem pesquisas que apontam caminhos para um trabalho mais criterioso com gêneros no âmbito escolar. A pesquisa se configura como qualitativa interpretativa com aspectos da pesquisa ação e, além da observação, teve-se como instrumentos a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Foi feito ainda uso de produções escritas dos alunos. Os dados revelaram que houve um letramento literário apesar de ser pouco presente em sala de aula. Dessa forma, pode-se dizer que o letramento literário pode ocorrer desde os anos iniciais de escolarização, apesar dos obstáculos, que principalmente as escolas periféricas enfrentam.

Biografia do Autor

Mônica Assunção Mourão, UEMASUL

Mestre em Linguística Aplicada/UNISINOS. E-mail: monicamourao_15@hotmail.com

Ester Bastos Araujo da Costa, UEMASUL

UEMASUL

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Mourão, M. A., & Costa, E. B. A. da. (2018). Leitura, linguagem e letramento: o uso do conto de fadas nas séries iniciais do ensino fundamental. Porto Das Letras, 4(3), 83–97. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/6302

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