A (re)Construção Identitária Inter-racial de Professores numa abordagem decolonial

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Resumo

 

Resumo: O artigo objetiva compreender as relações inter-raciais na (re)construção de identidade(s), utilizando a abordagem decolonial, considerando a inter-racialidade como processo de resistência contrapondo-se aos modos de existência e manutenção da branquitude que persiste demarcando corpos e lugares em um processo sócio-histórico-cultural colonial.  Considerando a complexidade do objeto investigado e sua interseccionalidade com outros mais campos de pesquisa, dialogamos com a Linguística Aplicada como percurso de atravessamento de fronteiras, transgressão e percepção que possibilitem analisar como estas relações inter-raciais se (re)constroem. Com este intuito, trabalhamos com a pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, tendo como procedimento metodológico o estudo de caso, com dados gerados a partir de narrativas de vida de professoras da região norte que vivem relações inter-raciais entrelaçando estudos de Schucman (2020); Bento (2022); Grada Quilomba (2019); Munanga (2004) entre outros estudiosos relevantes para a construção do debate.  O estudo possibilitou compreendermos que a (re)construção identitária deve ser articulada através de debates que contribuam para pensarmos políticas públicas que reconheçam a necessidade de propor estudos sobre as relações inter-raciais na educação.

 

Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Santos Silva, J., Abdalla Dias Barbosa, S. M., & Ferreira de Lima, F. (2023). A (re)Construção Identitária Inter-racial de Professores numa abordagem decolonial. Porto Das Letras, 9(Especial), 254–270. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17370

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira