Adormecer no corpo um modo de ver: Notas Para Uma Leitura Interartística de Mãe-do-Fogo, de João Miguel Fernandes Jorge e João Cruz Rosa
Palavras-chave:
Poesia Portuguesa ComtemporâneaResumo
O presente ensaio pretende encetar uma breve discussão teórico-prática sobre algumas das linhas orientadoras da estética compositiva de Mãe-do-Fogo – obra que resulta da colaboração entre o poeta português João Miguel Fernandes Jorge (n. 1943) e o artista plástico João Cruz Rosa (n. 1955). No decorrer destas páginas, procura-se objetivar algumas notas de leitura relativas a esse mesmo livro, que assume, desde o início, um caráter intermedial. Datado de 2009, este volume não é o único, no seio do trabalho poético do supracitado autor, que relaciona, de modo explícito, a sua poesia com outras artes (tais como o cinema, a pintura ou a fotografia), como adiante se poderá constatar. Partindo dessa premissa, procurar-se-á demonstrar não só o modo como o autor tirou partido dos pressupostos do relacionamento interartísico, como também identificar e discorrer sobre as potencialidades criadoras que advêm da elaboração de um trabalho lírico que privilegia o mecanismo ecfrástico e, consequentemente, a noção de imagem.
Referências
EIDT, Laura. Toward a Definition of Ekphrasis in Literature and Film. In: EIDT, Laura. Writing and Filming the Painting: Ekhprasis in Literature and Film. 1º Edição. Amesterdão: Rodopi, 2008.
FRIAS, Joana Matos. Ut Pictura Poesis Non Erit. Relâmpago: Revista de Poesia. N. 23, p. 163-178, 2008.
GUIMARÃES, Fernando. Uma Outra Poesia: de João Miguel Fernandes Jorge a Al Berto. In: GUIMARÃES, Fernando. A Poesia Portuguesa Contemporânea. 1ª edição. Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2002.
HANSEN, João Adolfo. Categorias Epidíticas da Ekphrasis. USP. N. 71, p. 85-105, 2006.
HEFFERNAN, James. Museum of Words: The Poetics of Ekphrasis from Homer to Ashbery. Chicago: University of Chicago Press, 2004.
HELDER, Herberto. Os Passos em Volta. 11ª edição. Porto: Assírio & Alvim, 2013.
HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. 6ª edição. Porto: Porto Editora, 2015.
JORGE, João Miguel Fernandes et alii. A Palavra, 1ª edição. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 2007.
JORGE, João Miguel Fernandes; ROSA, João Cruz. Mãe-do-Fogo. 1ª edição. Lisboa: Relógio D’Água, 2009.
JORGE, João Miguel Fernandes; CHAFES, Rui. Pickpocket. 1ª edição. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 2009.
NAVA, Luís Miguel. A Exploração da Transparência. In: Nava, Luís Miguel. Ensaios Reunidos. 1º edição. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
NAVA, Luís Miguel. Um Passo Diante da Água. In: Nava, Luís Miguel. Ensaios Reunidos. 1º edição. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
RAJEWSKY, Irina, O., Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. Intermedialités. N. 6, p. 42-64, 2005.
REIS, Margarida. Corpos em Crise: O Fragmento nas Poéticas de João Miguel Fernandes Jorge e Jorge Molder. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2011.
SANTOS, Hugo Pinto. João Miguel Fernandes Jorge: O Tempo, a História, a Poesia como Pintura que Fala”. LER: Livros & Leitores. N. 138, p. 96-106, 2015.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Trad. José Adragão. 4ª edição. Lisboa: Dom Quixote, 1978.
SOURIAU, Étienne. La Correspondance des Arts: Éléments d’Esthétique Comparée. Paris: Flammarion, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).