JOÃO E MARIA E MARIA E JOÃO
A ATUALIZAÇÃO DE SENTIDOS NO ENCONTRO COM A BRUXA
Resumo
Neste artigo, propomos analisar uma das várias redes de dizeres sobre a mulher. A questão de ancoragem que move a análise nos impele a compreender como as projeções de sentidos, os arquivos, os já-ditos sobre o papel feminino em sociedade, estabilizados em dado espaço/tempo, materializados em livros, e-books animações e filmes, digitalizam-se, recompõem-se, deslinearizam-se, expandem-se e, por fim, (res)significam-se. Para a realização de nosso trajeto analítico, aplicamos os referenciais teórico-metodológicos da Análise do Discurso, sobretudo as noções de espaço digital, relações de sentidos, de processos parafrásticos e polissêmicos, das memórias, do movimento inter e intradiscursivo e outros dispositivos imprescindíveis na mobilização da dinâmica analítica. Com esse movimento epistemológico, a partir dos objetos conto João e Maria e do filme Maria e João: o conto das bruxas, que compõem nosso corpus, procuramos observar as estabilizações e as derivas semânticas que atualizam os sentidos de “mulher” no referido filme. Através da análise, esperamos compreender como se dão tais ruptura discursivas e como a reconfiguração da estrutura sintagmática “Maria e João” denuncia não somente a recursividade sintático-semântica, mas também a mudança das projeções discursivas que compõem o imaginário sobre o papel feminino.
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