Relações dialógicas e a construção dos sentidos no gênero artigo de opinião
Palavras-chave:
Gênero discursivo; relações dialógicas; artigo de opinião.Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar de que forma as relações dialógicas se materializam e constroem sentidos no gênero artigo de opinião. A partir disso, questionamos como as relações dialógicas contribuem para a construção dos sentidos e argumentação no gênero artigo de opinião? O corpus é constituído por um artigo de opinião, retirado do jornal GGN. O artigo tem como título: “Para Bolsonaro, o nacionalismo está acima de Deus”, de autoria de Albertino Ribeiro. Como objetivos específicos, temos: a) Investigar como as marcas de dialogismo se revelam no gênero artigo de opinião para construção dos sentidos; b) Verificar como as relações dialógicas contribuem para a argumentação no gênero artigo de opinião. Para fundamentar a pesquisa, recorremos aos estudos de Authier- Revuz (2004), Bakhtin (2016[1979]; 1997[1929]), Brait (2008), Köche e Marinello (2015), Medviéd (2016), (2001), Ramonet (2013), Rodrigues (2001), Sader (1995), Santos (2018), entre outros. Como resultados alcançados, destacamos a inserção de diferentes vozes retomadas pelo articulista em movimentos de aproximação ou distanciamento, para fundamentar e defender seu ponto de vista, alinhado ao posicionamento político-ideológico do espaço jornalístico, no qual o artigo de opinião foi publicado. Percebemos que o autor deixa na materialista linguística pistas de como a voz do outro deve ser percebida na construção dos sentidos do texto e que essas pistas direcionam o leitor em busca de discursos outros sem os quais não é possível a atualização de sentidos do texto atual.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad.: Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016[1979].
______. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad.: Paulo Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997[1929].
______. Teoria do romance I: a estilística. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015 [1934-1936].
BAKHTIN, M. M. (VOLOCHÌNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad.: Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BRAIT, Beth (Org.). Estilo. In: Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008. p. 79-102.
FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008. p. 37-60.
KÖCHE, Vanilda; MARINELLO, Adiane. Gêneros textuais: práticas de leitura escrita e análise linguística. Petrópolis- RJ: Vozes, 2015.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievich. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad.: Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
RAMONET, Ignacio. Meios de comunicação: um poder a serviço de interesses privados? In: MORAES, Dênis; RAMONET, Ignácio; SERRANO, Pascual. (Orgs). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. Rio de Janeiro: Biotempo, 2013. p. 53-70.
______. A explosão do jornalismo na era digital. In: MORAES, D; RAMONET, I; SERRANO, P. (Orgs). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. Rio de Janeiro: Biotempo, 2013. p. 85-102.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A constituição e o fundamento do gênero jornalístico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
SADER, Emir. O anjo torto: Esquerda (e direita) no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
SANTOS, Eliane Pereira dos. Gênero comentário online: um enfoque axiológico-dialógico do estilo. 2018. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
SILVA, J. R; BARBOSA, M. S. O lugar da categoria discurso citado na abordagem dialógica da linguagem. Revista Linguasagem. São Carlos, v. 25, nº 1. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).