Relações dialógicas e a construção dos sentidos no gênero artigo de opinião

Autores

  • Eliane Santos UFMA
  • Marcia de Almeida UFMA

Palavras-chave:

Gênero discursivo; relações dialógicas; artigo de opinião.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar de que forma as relações dialógicas se materializam e constroem sentidos no gênero artigo de opinião. A partir disso, questionamos como as relações dialógicas contribuem para a construção dos sentidos e argumentação no gênero artigo de opinião? O corpus é constituído por um artigo de opinião, retirado do jornal GGN. O artigo tem como título: “Para Bolsonaro, o nacionalismo está acima de Deus”, de autoria de Albertino Ribeiro. Como objetivos específicos, temos: a) Investigar como as marcas de dialogismo se revelam no gênero artigo de opinião para construção dos sentidos; b) Verificar como as relações dialógicas contribuem para a argumentação no gênero artigo de opinião. Para fundamentar a pesquisa, recorremos aos estudos de Authier- Revuz (2004), Bakhtin (2016[1979]; 1997[1929]), Brait (2008), Köche e Marinello (2015), Medviéd (2016), (2001), Ramonet (2013), Rodrigues (2001), Sader (1995), Santos (2018), entre outros. Como resultados alcançados, destacamos a inserção de diferentes vozes retomadas pelo articulista em movimentos de aproximação ou distanciamento, para fundamentar e defender seu ponto de vista, alinhado ao posicionamento político-ideológico do espaço jornalístico, no qual o artigo de opinião foi publicado. Percebemos que o autor deixa na materialista linguística pistas de como a voz do outro deve ser percebida na construção dos sentidos do texto e que essas pistas direcionam o leitor em busca de discursos outros sem os quais não é possível a atualização de sentidos do texto atual.   

 

Referências

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Publicado

2020-07-16

Como Citar

Santos, E., & de Almeida, M. (2020). Relações dialógicas e a construção dos sentidos no gênero artigo de opinião. Porto Das Letras, 6(especial), 56–79. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8171

Edição

Seção

Metalinguagens: língua, ensino e sociedade