THE GREAT GATSBY

PERSONAGENS, ESPAÇO E O SONHO AMERICANO

Autores

  • Loiva Salete Vogt Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Sonho Americano; Espaço; Tempo; The Great Gatsby.

Resumo

O presente artigo analisa o romance The Great Gatsby (1925) no que tange à construção identitária de personagens em relação ao espaço-tempo da narrativa. Observa-se que, pela focalização do narrador Nick, o protagonista Jay Gatsby incorpora o Sonho Americano que estava, na década de 20,  associado a uma necessidade de aquisição de bens materiais. Gatsby, porém, alia esse aspecto ao desejo de conexão a uma aura pastoral  através de uma projeção patriarcal e idealizada em relação à personagem Daisy. Nick percebe a impossibilidade de concretização desse Sonho por sua desconexão com a materialidade discursiva que envolve as categorias de espaço e tempo na narrativa. Argumenta-se, no artigo, que o espaço do Sonho está relacionado a um mítico passado nacional na mesma medida em que é projetado como um ideal a ser atingido no almejado, porém inalcançável futuro para Gatsby. Desenvolve-se a constatação de que o romance utiliza  a categoria do espaço associado a uma temporalidade imutável através de um sistema em que o pertencimento de personagens a  locais geográficos determina suas relações de poder, molda suas potencialidades, bem como, determina suas formações identitárias  de modo irrevocável  na narrativa. Por fim, essa ligação atribui um sentido místico e metafísico aos seus destinos em um processo que demanda repetição histórica no imaginário, baseada em um determinado discurso sobre o território nacional americano.

Biografia do Autor

Loiva Salete Vogt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda de Literatura Comparada da UFRGS, Mestre em Letras e Licenciada em Letras: Português, Inglês e Literatura pela mesma universidade. Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Câmpus Feliz.

http://orcid.org/0000-0001-7984-6962

 

 

 

 

 

 

Referências

BERCOVITCH, Sacvan. The American Jeremiad. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1978.
CERTEAU, Michel de. Relatos de espaço. In: _____. A invenção do cotidiano. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
FITZGERALD, F. Scott. The Great Gatsby. 1. Ed. New York: Scribner, 1925.
LAURETIS, Tereza de. Technologies of Gender: Essays on Theory, Film and Fiction. Bloomington: Indiana University Press, 1987..
MARX, Leo. The Machine in the Garden: Technology and the Pastoral Ideal in America. New York: Oxford University Press, 1964.
MASSEY, Doreen. Space, Place and Gender. Minnesota: University of Minnesota Press, 1994.
MURRAY, Patrick. Literary Criticism- a Glossary of Major Terms. New York: Longman, 1978.
VOGT, Loiva S. A Study of The Great Gatsby as a National Allegory. Porto Alegre. 2006. 104 p. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
_____. The Great Gatsby and Its Allegorical Meaning. Revell- Revista de Estudos Literários da UEMS. Vol. 3, N.23, p. 408-427. 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Vogt, L. S. (2021). THE GREAT GATSBY: PERSONAGENS, ESPAÇO E O SONHO AMERICANO. Porto Das Letras, 7(especial), 68–79. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10034