UMA LEITURA DO TEMPO EM A VISIT FROM THE GOON SQUAD

Autores

Palavras-chave:

A Visit from the Goon Squad, tempo, literatura contemporânea, romance

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma análise da representação do tempo no romance A Visit from the Goon Squad, da escritora estadunidense Jennifer Egan, tendo como foco seu efeito como condutor na construção das personagens e da estrutura narrativa da obra. Tais reflexões são pautadas em estudos sobre a contemporaneidade literária e suas estratégias de transgressão por meio do deslocamento temporal não linear promovido pela narrativa. Para isso, discute-se como as possibilidades estruturais foram expandidas no texto, uma vez que o tempo não carrega em si modos fixos de se desenrolar. Estabelecem-se, desse modo, diferentes tipos de narrar no universo da obra, o que promove uma expedição não só pelo tempo de vida das personagens do romance, mas também pelo tempo em si. Esse processo permite elaborar considerações sobre a condução das narrativas contemporâneas por meio de elementos como o tempo e seus impactos em obras literárias.

Biografia do Autor

Anna Carolina de Almeida e Silva, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017) e mestrado em Estudos de Linguagem pela mesma instituição (2020). Atualmente, é professora de educação básica - Língua Portuguesa - da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso.

Vinícius Carvalho Pereira, UFMT

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na UFMT

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Editora Argos, 2009.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Editora Cultrix, 2004.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita: a palavra plural. Tradução: Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2010.

BOURRIAUD, Nicolas. A forma relacional. In: ______. Estética relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009. p. 15-33.

CALVINO, Italo. Começar e terminar. In: Saggi (1945-1985). Tradução: Eclair Antônio Almeida Filho. Milano: Mondadori, 1005. Vol. 1, pp 734-753. Conferência dada em 22 de fevereiro de 1985.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

EGAN, Jennifer. A Visit from the Goon Squad. New York: Anchor Books, 2010.

______. A visita cruel do tempo. Tradução: Fernanda Abreu. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

FAGUNDES, Mônica Genelhu. Desastrada maquinaria do desejo: a Prosa do observatório de Julio Cortázar. Editora Porto de Idéias, 2009.

MORTIMER, Armine Kotin. Connecting Links: Beginnings and Endings. In: RICHARDSON, Brian. Narrative Beginnings: Theories and Practices. University of Nebraska Press, 2008.

NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. Editora Ática, 1988.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Silva, A. C. de A. e, & Pereira, V. C. . (2021). UMA LEITURA DO TEMPO EM A VISIT FROM THE GOON SQUAD. Porto Das Letras, 7(3), 122–141. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11419

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política