LEE MILLER, UMA FOTOJORNALISTA NA LINHA DE FRENTE: reflexões sobre a atuação da mulher na cobertura de guerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p492

Palavras-chave:

fotografia de guerra, fotógrafas de guerra, corpo, Lee Miller

Resumo

A guerra é comumente considerada um espaço masculino. Dificilmente encontramos mulheres nos campos de batalha. Mais rara ainda é a presença de fotojornalistas na cobertura de guerra. Neste artigo, recorremos às autoras Susan Sontag e Judith Butler para refletirmos sobre a atuação da mulher na história da fotografia de guerra. Tomamos como objeto de estudo as singularidades da vida e obra da fotógrafa Lee Miller.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia de guerra; fotógrafas de guerra; corpo; Lee Miller.

 

 

ABSTRACT

War is commonly seen as a male space. We hardly encounter women on the battlefields. Even more rare is the presence of women photojournalists in the coverage of the war. In this article, we resorted to authors Susan Sontag and Judith Butler to reflect on women's role in the history of war photography. We take as object of study the singularities of the life and work of the photographer Lee Miller.

 

KEYWORDS: War photography; female photographers; body; Lee Miller.

 

 

RESUMEN

Guerra es comúnmente considerado como un espacio masculino. Casi no encontramos mujeres en el campo de batalla. Aún más rara es la presencia de reporteras gráficas en la cobertura de la guerra. En este artículo, utilizamos las autoras Susan Sontag e Judith Butler, para reflexionar sobre el papel de las mujeres en la historia de la fotografía de guerra. Tomamos como objeto de estudio las singularidades de la vida y la obra de la fotógrafa Lee Miller.

 

PALABRAS CLAVE: Fotografía de guerra; fotógrafas de guerra; cuerpo; Lee Miller.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Hallak Lombardi, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas (1990), mestre (2007) e doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). E-mail: lombardi.bhz@terra.com.br.

Referências

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? Tradução Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

DE PIETRI, Paola. To face. Göttingen: Steidl. 2012.

EDIS, Olive. IWM photographer of the women’s services in France 1919. Imperial War Museums. Disponível em: http://www.iwm.org.uk/collections/item/object/205194685 Acesso em: 20 fev. 2017.

FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Tradução Pedro Miguel Frade. Lisboa: Vega, 1995.

HARAZIM, Dorrit. As múltiplas vidas de Lee Miller. Revista de Fotografia ZUM, São Paulo, n. 8, p. 76-93, abr. 2015.

MC VEIGH, Tracy; GABRINER, Alice. Women on the frontline: female photojournalists' visions of conflict. The Guardian. Londres, 25 mai. 2014. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2014/may/25/female-photojournalists-visions-of-conflict-war-reporting . Acesso em: 20 fev. 2017.

PENROSE, Antony; SCHERMAN, David E. Lee Miller’s war: Beyond d-day. Londres: Thames & Hudson, 2014.

RACTLIFFE, Jo. As terras do fim do mundo. Cape Town: Michael Stevenson, 2010.

RISTELHUEBER, Sophie; MAYER, Marc; LADD, Jeffrey. Sophie Ristelhueber: Fait. (Books on Books). Nova Iorque: Errata Editions, 2008.

ROBERTS, Hilary. A woman’s eye: British women and photography during the First World War. Revista Despatches. Londres, n. 18, p. 40-44, verão 2014b. Disponível em: https://issuu.com/smithplusbell/docs/despatches_summer2014_web Acesso em: 23 fev. 2017.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução Rubens Figueiredo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2003.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

TUCKER, Anne Wilkes; MICHELS, Will; ZELT, Natalie. War/Photography: Images of armed conflict and its aftermath. Houston: Museum of Fine Arts, Houston; New Haven: Yale University Press, 2012.

WHELAN, Richard. This is war! Robert Capa at Work. International Center of Photography (Org.). Nova Iorque: Internacional Center of Photography. Göttingen: Steidl Publishers, 2007.

Publicado

2018-01-01

Como Citar

LOMBARDI, Kátia Hallak. LEE MILLER, UMA FOTOJORNALISTA NA LINHA DE FRENTE: reflexões sobre a atuação da mulher na cobertura de guerra. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 1, p. 492–516, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p492. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3316. Acesso em: 20 dez. 2024.