LEE MILLER, UMA FOTOJORNALISTA NA LINHA DE FRENTE: reflexões sobre a atuação da mulher na cobertura de guerra
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p492Mots-clés :
fotografia de guerra, fotógrafas de guerra, corpo, Lee MillerRésumé
A guerra é comumente considerada um espaço masculino. Dificilmente encontramos mulheres nos campos de batalha. Mais rara ainda é a presença de fotojornalistas na cobertura de guerra. Neste artigo, recorremos às autoras Susan Sontag e Judith Butler para refletirmos sobre a atuação da mulher na história da fotografia de guerra. Tomamos como objeto de estudo as singularidades da vida e obra da fotógrafa Lee Miller.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia de guerra; fotógrafas de guerra; corpo; Lee Miller.
ABSTRACT
War is commonly seen as a male space. We hardly encounter women on the battlefields. Even more rare is the presence of women photojournalists in the coverage of the war. In this article, we resorted to authors Susan Sontag and Judith Butler to reflect on women's role in the history of war photography. We take as object of study the singularities of the life and work of the photographer Lee Miller.
KEYWORDS: War photography; female photographers; body; Lee Miller.
RESUMEN
Guerra es comúnmente considerado como un espacio masculino. Casi no encontramos mujeres en el campo de batalla. Aún más rara es la presencia de reporteras gráficas en la cobertura de la guerra. En este artículo, utilizamos las autoras Susan Sontag e Judith Butler, para reflexionar sobre el papel de las mujeres en la historia de la fotografía de guerra. Tomamos como objeto de estudio las singularidades de la vida y la obra de la fotógrafa Lee Miller.
PALABRAS CLAVE: Fotografía de guerra; fotógrafas de guerra; cuerpo; Lee Miller.
Téléchargements
Références
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? Tradução Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
DE PIETRI, Paola. To face. Göttingen: Steidl. 2012.
EDIS, Olive. IWM photographer of the women’s services in France 1919. Imperial War Museums. Disponível em: http://www.iwm.org.uk/collections/item/object/205194685 Acesso em: 20 fev. 2017.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Tradução Pedro Miguel Frade. Lisboa: Vega, 1995.
HARAZIM, Dorrit. As múltiplas vidas de Lee Miller. Revista de Fotografia ZUM, São Paulo, n. 8, p. 76-93, abr. 2015.
MC VEIGH, Tracy; GABRINER, Alice. Women on the frontline: female photojournalists' visions of conflict. The Guardian. Londres, 25 mai. 2014. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2014/may/25/female-photojournalists-visions-of-conflict-war-reporting . Acesso em: 20 fev. 2017.
PENROSE, Antony; SCHERMAN, David E. Lee Miller’s war: Beyond d-day. Londres: Thames & Hudson, 2014.
RACTLIFFE, Jo. As terras do fim do mundo. Cape Town: Michael Stevenson, 2010.
RISTELHUEBER, Sophie; MAYER, Marc; LADD, Jeffrey. Sophie Ristelhueber: Fait. (Books on Books). Nova Iorque: Errata Editions, 2008.
ROBERTS, Hilary. A woman’s eye: British women and photography during the First World War. Revista Despatches. Londres, n. 18, p. 40-44, verão 2014b. Disponível em: https://issuu.com/smithplusbell/docs/despatches_summer2014_web Acesso em: 23 fev. 2017.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução Rubens Figueiredo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2003.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
TUCKER, Anne Wilkes; MICHELS, Will; ZELT, Natalie. War/Photography: Images of armed conflict and its aftermath. Houston: Museum of Fine Arts, Houston; New Haven: Yale University Press, 2012.
WHELAN, Richard. This is war! Robert Capa at Work. International Center of Photography (Org.). Nova Iorque: Internacional Center of Photography. Göttingen: Steidl Publishers, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.