A INTERNET COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DIFUSÃO CULTURAL E LINGUÍSTICA DAS MULHERES SURDAS

Auteurs-es

  • Ana Luisa Borba Gediel Universidade Federal de Viçosa
  • Mylene Mayara Santos Dias Universidade Federal de Viçosa
  • Thayane Fraga de Paula Universidade Federal de Viçosa

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p407

Mots-clés :

Mulheres Surdas, LIBRAS, Tecnologias, Acessibilidade

Résumé

O artigo pauta-se no desenvolvimento de um estudo etnográfico acerca da saúde de um grupo de mulheres Surdas e do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como agency, ou seja, como instrumento de busca de entendimento acerca de sua saúde corporal e de sua sexualidade. Neste processo verificamos por meio das redes sociais que o uso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a identificação com o ser Surdo caracterizam-se de forma positiva, pois contrapõem-se à visão da surdez como deficiência. Por fim, demonstramos a importância do uso das tecnologias como meio de acesso aos conhecimentos sobre a própria saúde, que nem sempre chegam às mulheres Surdas a partir dos profissionais da saúde.

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Bibliographies de l'auteur-e

Mylene Mayara Santos Dias, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem, pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como bolsista de Inciação Científica da pesquisa.

Thayane Fraga de Paula, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como bolsista de Iniciação Científica na pesquisa.

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Publié-e

2017-07-01

Comment citer

GEDIEL, Ana Luisa Borba; SANTOS DIAS, Mylene Mayara; FRAGA DE PAULA, Thayane. A INTERNET COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DIFUSÃO CULTURAL E LINGUÍSTICA DAS MULHERES SURDAS. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 407–426, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p407. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3308. Acesso em: 22 nov. 2024.