OS OLHARES DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO BRASIL PARA O ENSINO SOB O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p999

Palavras-chave:

Paradigma da Complexidade, comunicação, congresso

Resumo

RESUMO

Inseridos em um mundo onde o processo de ensino-aprendizagem carece superar a visão conteudista para se tornar, no mínimo, eficiente, já não é possível pensarmos em pesquisas sobre formação na área da comunicação organizacional sem antes relacioná-la a novas metodologias que objetivam melhorias em sala de aula. Nesse contexto é que esse artigo pretende buscar como o termo Paradigma da Complexidade tem aparecido nos artigos publicados nos Anais do Congresso da Abrapcorp, o mais representativo da área no Brasil.

 

PALAVRAS-CHAVES: Paradigma da Complexidade; Abrapcorp; Congresso.

 

ABSTRACT

Inserted in a world where the teaching-learning process needs to overcome the contentist vision to become, at least, efficient, it is no longer possible to think about research on training in the area of ​​organizational communication without first relating it to new methodologies that aim at improvements in the classroom. In this context, this article intends to look for how the term Complexity Paradigm has appeared in articles published in the Annals of the Congress of Abrapcorp, the most representative of the area in Brazil.

 

KEYWORDS: Complexity paradigm; Abrapcorp; Congress.

 

RESUMEN

Insertado en un mundo donde el proceso de enseñanza-aprendizaje necesita superar la visión contendiente para ser, al menos, eficiente, ya no es posible pensar en la investigación sobre capacitación en el área de comunicación organizacional sin primero relacionarla con nuevas metodologías que apuntan a mejorar En el aula. En este contexto, este artículo tiene la intención de buscar cómo ha aparecido el término Paradigma de complejidad en los artículos publicados en el Annals of Abrapcorp Congress, el más representativo del área en Brasil.

 

PALABRAS CLAVE: paradigma de complejidad; Abrapcorp; Congreso.

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Biografia do Autor

Luciana Santos Almeida Theodoro, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: lucianasantal@gmail.com

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

THEODORO, Luciana Santos Almeida; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. OS OLHARES DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO BRASIL PARA O ENSINO SOB O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 999–1021, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p999. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8310. Acesso em: 22 jun. 2024.

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