JORNALISMO REGIONAL NAS REDES SOCIAIS: a cobertura político-eleitoral na fanpage do jornal o estado do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p347

Palavras-chave:

facebook

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre como o jornal O Estado do Maranhão (MA) se apropria da sua página no Facebook como espaço para difundir conteúdo jornalístico. A abordagem metodológica é quantitativa e qualitativa a partir da análise do conteúdo de 608 posts extraídos da fanpage do jornal e de entrevista com a responsável pela versão digital do veículo. A pesquisa tem por objetivo analisar as características dos conteúdos distribuídos pela rede social, especialmente observando o espaço destinado para temas políticos e eleitorais. A análise trabalha com as seguintes características: temas, tema eleitoral, abrangência, valência e interação. Como resultado principal ressalta-se que O Estado do Maranhão concedeu espaço considerável para o tema político-eleitoral, com baixa presença de entretenimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo; redes sociais; eleições.

 

ABSTRACT

This article presents an analysis of how the newspaper O Estado de Maranhão (MA) appropriates the Facebook page as a space for disseminating journalistic content. The methodological approach is quantitative and qualitative from the content analysis of 608 posts extracted from the fanpage of the newspaper and interview with the responsible for digital part of the vehicle. The research aims to analyze the characteristics of the contents distributed by the social network, especially observing the space destined for electoral subjects. The analysis discuses these characteristics: themes, electoral theme, scope and engagement. As a main result, O Estado do Maranhão granted considerable space for the political-electoral theme.

 

KEYWORDS: journalism; social networks; elections.

 

 

RESUMEN

Este artículo presenta un análisis sobre cómo el diario El Estado de Maranhão (MA) se apropia de su página en Facebook como espacio para difundir contenido periodístico. El enfoque metodológico es cuantitativo y cualitativo a partir del análisis del contenido de 608 posts extraídos de la fanpage del periódico y de entrevista con la responsable de la parte digital del vehículo. La investigación tiene por objetivo analizar las características de los contenidos distribuidos por la red social, especialmente observando el espacio destinado a temas electorales. El análisis trabaja con las siguientes características: temas, tema electoral, alcance y la relación com os lectores. Como resultado principal se resalta que el Estado de Maranhão concedió espacio considerable para el tema político-electoral.

 

PALABRAS CLAVE: periodismo, redes sociales, elecciones.

 

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Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS). Professora do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Email: mimassuchin@gmail.com. 

Regilson Furtado Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrando em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: regilsonfurtado@gmail.com. Orcid: 0000-0001-8889-524

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

MASSUCHIN, Michele Goulart; BORGES, Regilson Furtado. JORNALISMO REGIONAL NAS REDES SOCIAIS: a cobertura político-eleitoral na fanpage do jornal o estado do Maranhão. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 347–381, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p347. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5315. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II

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