LONGOS SILÊNCIOS E BREVES RESPOSTAS: veículos jornalísticos frente aos erros apontados por seus públicos no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p225

Palavras-chave:

Erro jornalístico, ética jornalística, jornais catarinenses, facebook, comentários

Resumo

Neste artigo, avaliamos 60 dias de interação entre públicos e veículos jornalísticos, tomando como base o apontamento e detecção de erros pelos leitores. O período de análise foi de 1º de outubro a 29 de novembro de 2014, nas fanpages dos quatro maiores jornais catarinenses: A Notícia, Diário Catarinense, Notícias de Dia e Jornal de Santa Catarina. No período, foram veiculados 4892 notícias, das quais se identificou 233 participações nos comentários sobre erros, com 132 erros diferentes em 116 notícias. Além da classificação dos tipos de interação, a pesquisa ainda entrevistou cinco editores ou profissionais responsáveis por redes sociais ou relacionamento online com seus públicos. Os resultados do estudo sinalizam as condições em que os veículos operam e quais suas respostas ou posturas diante do apontamento de falhas e deslizes.

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Biografia do Autor

Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, é jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Autor de três livros e organizador de outros sete, tem dezenas de artigos publicados em periódicos científicos, tratando de temáticas como Ética Jornalística, Crítica de Mídia, Novas Tecnologias e Educação. Como pesquisador, já desenvolveu projetos com financiamento da UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi ainda membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC). De 2012 a 2014, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente. É consultor ad-hoc de CNPq, Capes e Fapesc. Bolsista de produtividade do CNPq. E-mail: rogerio.christofoletti@uol.com.br

Thiago Caminada, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Mestre em Jornalismo (UFSC), professor de Jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pesquisador no Grupo Monitor de Mídia (Univali) e no Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC). thiagoleroh@hotmail.com

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Publicado

2016-12-25

Como Citar

CHRISTOFOLETTI, Rogério; CAMINADA, Thiago. LONGOS SILÊNCIOS E BREVES RESPOSTAS: veículos jornalísticos frente aos erros apontados por seus públicos no Facebook. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 5, p. 225–247, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p225. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2910. Acesso em: 5 nov. 2024.