LONGOS SILÊNCIOS E BREVES RESPOSTAS: veículos jornalísticos frente aos erros apontados por seus públicos no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p225

Palavras-chave:

Erro jornalístico, ética jornalística, jornais catarinenses, facebook, comentários

Resumo

Neste artigo, avaliamos 60 dias de interação entre públicos e veículos jornalísticos, tomando como base o apontamento e detecção de erros pelos leitores. O período de análise foi de 1º de outubro a 29 de novembro de 2014, nas fanpages dos quatro maiores jornais catarinenses: A Notícia, Diário Catarinense, Notícias de Dia e Jornal de Santa Catarina. No período, foram veiculados 4892 notícias, das quais se identificou 233 participações nos comentários sobre erros, com 132 erros diferentes em 116 notícias. Além da classificação dos tipos de interação, a pesquisa ainda entrevistou cinco editores ou profissionais responsáveis por redes sociais ou relacionamento online com seus públicos. Os resultados do estudo sinalizam as condições em que os veículos operam e quais suas respostas ou posturas diante do apontamento de falhas e deslizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, é jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Autor de três livros e organizador de outros sete, tem dezenas de artigos publicados em periódicos científicos, tratando de temáticas como Ética Jornalística, Crítica de Mídia, Novas Tecnologias e Educação. Como pesquisador, já desenvolveu projetos com financiamento da UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi ainda membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC). De 2012 a 2014, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente. É consultor ad-hoc de CNPq, Capes e Fapesc. Bolsista de produtividade do CNPq. E-mail: rogerio.christofoletti@uol.com.br

Thiago Caminada, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Mestre em Jornalismo (UFSC), professor de Jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pesquisador no Grupo Monitor de Mídia (Univali) e no Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC). thiagoleroh@hotmail.com

Referências

CAMINADA, Thiago; CHRISTOFOLETTI, Rogério. O erro anotado: um estudo dos

comentários dos leitores no Facebook sobre falhas jornalísticas. Estudos em

Comunicação, n. 22, maio, 2016. DOI: 10.20287/ec.n22.a03

CAMINADA, Thiago Amorim. Erro jornalístico nos comentários das redes

sociais: interações entre leitores e veículos. 2015. Dissertação. (Mestrado em

Jornalismo) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

CUNHA, Dóris de Arruda C. Violência verbal nos comentários de leitores

publicados em sites de notícias. Calidoscópio. v. 11, n. 3, set/dez, 2013.

Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 225-247, set./dez. 2016

revisto

O bservatório

ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016

DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p225

DA SILVA, Marisa Torres. Participação e deliberação: um estudo de caso dos

comentários às notícias sobre as eleições presidenciais brasileiras.

Comunicação e Sociedade, n. 23, 2013.

DÍAZ NOCI, Javier; et ai Coments in news,

democracyboosterorjournalisticnightmare: assessingthequalityand dynamics

ofcitizen debates in catalan online newspapers. International Symposium on

Online Journalism. 2010.

FERREIRA, Rui Fernando da Rocha. Jornalismo e redes sociais: novas formas

de distribuição e interação na imprensa portuguesa. Junho de 2012. Dissertação

(Mestrado em Jornalismo) Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2012.

FRIEND, Cecília; SINGER, Jane .Online Journalism Ethics: traditions and

transitions. London: M. E. Sharpe, 2007.

ORIHUELA, JoseLuis. Web 2.0: Cuando los usuários se convirtieron em

médios y losmedios no supieronen que convertirse. Disponível em:

http://scholar.aooqle.com.br/scholar?q=web+2.0+los+medios+orihuela&btnG

=&hl=pt-BR&as sdt=0%2C5 Acessado em 6 de dezembro de 2013.

RAIMONDO ANSELMINO, Natália; BERTONE, Mauro. Prensa y redes socialesen

Internet: aproximaciones a larelación de losdiarios argentinos en línea con

Facebook y Twitter. BrazilianJournalismResearch. v. 9, n. 2, 2013

RUIZ, Carlos; et ai PublicSphere 2.0? The democratic qualities of Citizen debates

in online newspaper. The International Journal of Press/Politics. n. 16(4),

DOI: 10.1177/1940161211415849

SAMPAIO, Rafael Cardoso; BARROS, Samuel Anderson Rocha. Os sites de

notícias podem estimular a deliberação online?: um estudo de comentários dos

leitores postados em folha.com. Brazilian Jorunalism Research, v. 8. n. 2, 2012.

SILVA, Elsa Costa e. A (não) regulação da blogosfera: a ética da discussão online.

Comunicação e Sociedade, v. 25, 2014.

SINGER, Jane B. Sem medo do futuro: ética do jornalismo, inovação e um apela

à flexibilidade. Comunicação e Sociedade, v. 25, 2014.

Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 5, p. 225-247, set./dez. 2016

revisto

O bservotóno

ISSN n° 2447-4266 Vol. 2, n. 5, Setembro-Dezembro. 2016

DPI: http://dx.doL.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p225

SINGER, Jane; ASHMAN, lan. "Comentsisfree, butfacts are sacred": user-

generated contente and ethical constructsat the Guardian. Journal of Mass

Media Ethics. n. 24, 2009. DOI: 10.1080/08900520802644345

STRANDBERG, Kim; BERG, Jane. Comentários dos leitores dos jornais online:

conversa democrática ou discursos de opereta virtuais? Comunicação e

Sociedade, n. 23, 2013.

TEIXEIRA, Mabel Oliveira. A interação usuário x jornal em um site de rede social:

indícios de uma mudança. Brazilian Journalism Research, v. 10. n. 1, 2014.

VIEIRA, Lívia. Parâmetros éticos para uma política de correção de erros no

jornalismo online. Abril de 2014. Dissertação (Mestrado em Jornalismo)

Publicado

2016-12-25

Como Citar

CHRISTOFOLETTI, Rogério; CAMINADA, Thiago. LONGOS SILÊNCIOS E BREVES RESPOSTAS: veículos jornalísticos frente aos erros apontados por seus públicos no Facebook. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 5, p. 225–247, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p225. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2910. Acesso em: 26 dez. 2024.