O POTENCIAL DAS NARRATIVAS DIGITAIS NA APROXIMAÇÃO/ APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA: reflexões sobre dois contextos de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p336

Palavras-chave:

narrativas digitais; formação de professores; tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); apropriação tecnológica; currículo.

Resumo

Este artigo coloca em diálogo duas experiências de formação docente que tiveram as narrativas digitais como elementos estruturantes em dois contextos distintos: uma disciplina de um Programa de Mestrado em Ensino de Ciências de uma universidade federal brasileira e um conjunto de encontros de formação em serviço realizados em uma escola particular em Minas Gerais. Os dados foram coletados das narrativas digitais dos sujeitos, de notas de campo feitas pela pesquisadora e de um grupo focal realizado em um dos contextos. Os resultados indicam: a) movimentos autônomos de aproximação/apropriação tecnológica pelos sujeitos; b) reflexão sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); c) movimentos de uso pedagógico das TDIC buscando a integração curricular. A autoconfiança gerada pelo/no trabalho formativo com as narrativas digitais indica, ainda, o início de um processo de empoderamento dos sujeitos enquanto usuários críticos e criativos das TDIC.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  - bolsista CNPq. Graduada em Letras) tem especialização em Língua Portuguesa e Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. É professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei. E-mail: letras.ale@hotmail.com.

Publicado

2019-01-14

Como Citar

RODRIGUES, Alessandra. O POTENCIAL DAS NARRATIVAS DIGITAIS NA APROXIMAÇÃO/ APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA: reflexões sobre dois contextos de formação de professores. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 336–358, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p336. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4746. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II