EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o contexto da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p561

Palavras-chave:

Infância, criança, Saúde, CMEI

Resumo

O presente trabalho tem por objetivos identificar e analisar como docentes abordam a saúde em quatro instituições de Educação Infantil do município de Palmas, estado do Tocantins. O presente estudo possui natureza exploratório-descritivo e abordagem qualitativa dos dados, estruturada no método de análise de conteúdos. Participaram do estudo treze professoras e a coleta dos dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado. Identificou-se que as professoras apresentam uma concepção de saúde próxima da preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, no cotidiano escolar, as práticas predominantes estão relacionadas a higiene e a higidez do corpo infantil. Não foi observado qualquer menção específica sobre atividades educativas e/ou problemas de saúde ligados aos recursos internos da criança (afetivos e cognitivos). Acrescenta-se a insuficiente articulação entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, e a carência na formação de professores nesta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Cezari, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC), Mestre em Ciências do Ambiente UFT, Graduado em Ciências Biológicas (CEULP/ULBRA). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (UFT) E-mail: eduardo@uft.edu.br.

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi bolsista do PIBID/UFT entre 2014-2016. E-mail: rogertp@uft.edu.br.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Lei Federal de 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 2000.

__________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

__________. Decreto nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Aprovado em 5 de dezembro de 2007.

__________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer n° 22/98, aprovado em 17 de dezembro de 1998b.

__________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução n° 01, aprovado em 07 de maio de 1999.

__________. Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2007: uma análise da situação de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

__________. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.

__________. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LÜDKE, M. ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.

MARANHÃO, D. G. Saúde e bem-estar das crianças: uma meta para educadores infantis em parceria com familiares e profissionais de saúde. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde; 10ª rev., São Paulo, Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português, 1993. v. 1.

PALMAS. Lei nº 2.238, de 19 de janeiro de 2016. Institui o Plano Municipal de Educação de Palmas e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Palmas. Palmas: SEMED, 2016.

PARREIRA, C. M. S. F. A construção de uma política pública de promoção da saúde no contexto escolar: Um relato da experiência brasileira. In: Josefa Ippolito-Shepherd. (Org.). Memoria de la Tercera Reunión de la Red Latinoamericana de Escuelas Promotoras de la Salud. Washington: PAHO HQ Library Cataloguing-in-Publication, 2003, v. 1, p. 127-133.

Publicado

2017-05-01

Como Citar

CEZARI, Eduardo José; PEREIRA, Roger Trindade. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o contexto da prática docente. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 561–583, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p561. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3528. Acesso em: 18 nov. 2024.