EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o contexto da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p561Palavras-chave:
Infância, criança, Saúde, CMEIResumo
O presente trabalho tem por objetivos identificar e analisar como docentes abordam a saúde em quatro instituições de Educação Infantil do município de Palmas, estado do Tocantins. O presente estudo possui natureza exploratório-descritivo e abordagem qualitativa dos dados, estruturada no método de análise de conteúdos. Participaram do estudo treze professoras e a coleta dos dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado. Identificou-se que as professoras apresentam uma concepção de saúde próxima da preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, no cotidiano escolar, as práticas predominantes estão relacionadas a higiene e a higidez do corpo infantil. Não foi observado qualquer menção específica sobre atividades educativas e/ou problemas de saúde ligados aos recursos internos da criança (afetivos e cognitivos). Acrescenta-se a insuficiente articulação entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, e a carência na formação de professores nesta temática.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Lei Federal de 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 2000.
__________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998a.
__________. Decreto nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Aprovado em 5 de dezembro de 2007.
__________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer n° 22/98, aprovado em 17 de dezembro de 1998b.
__________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução n° 01, aprovado em 07 de maio de 1999.
__________. Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2007: uma análise da situação de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.
__________. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.
__________. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
MARANHÃO, D. G. Saúde e bem-estar das crianças: uma meta para educadores infantis em parceria com familiares e profissionais de saúde. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – perspectivas atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde; 10ª rev., São Paulo, Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português, 1993. v. 1.
PALMAS. Lei nº 2.238, de 19 de janeiro de 2016. Institui o Plano Municipal de Educação de Palmas e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Palmas. Palmas: SEMED, 2016.
PARREIRA, C. M. S. F. A construção de uma política pública de promoção da saúde no contexto escolar: Um relato da experiência brasileira. In: Josefa Ippolito-Shepherd. (Org.). Memoria de la Tercera Reunión de la Red Latinoamericana de Escuelas Promotoras de la Salud. Washington: PAHO HQ Library Cataloguing-in-Publication, 2003, v. 1, p. 127-133.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.