EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o contexto da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p561

Palavras-chave:

Infância, criança, Saúde, CMEI

Resumo

O presente trabalho tem por objetivos identificar e analisar como docentes abordam a saúde em quatro instituições de Educação Infantil do município de Palmas, estado do Tocantins. O presente estudo possui natureza exploratório-descritivo e abordagem qualitativa dos dados, estruturada no método de análise de conteúdos. Participaram do estudo treze professoras e a coleta dos dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado. Identificou-se que as professoras apresentam uma concepção de saúde próxima da preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, no cotidiano escolar, as práticas predominantes estão relacionadas a higiene e a higidez do corpo infantil. Não foi observado qualquer menção específica sobre atividades educativas e/ou problemas de saúde ligados aos recursos internos da criança (afetivos e cognitivos). Acrescenta-se a insuficiente articulação entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, e a carência na formação de professores nesta temática.

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Biografia do Autor

Eduardo José Cezari, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC), Mestre em Ciências do Ambiente UFT, Graduado em Ciências Biológicas (CEULP/ULBRA). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (UFT) E-mail: eduardo@uft.edu.br.

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi bolsista do PIBID/UFT entre 2014-2016. E-mail: rogertp@uft.edu.br.

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

CEZARI, Eduardo José; PEREIRA, Roger Trindade. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o contexto da prática docente. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 561–583, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p561. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3528. Acesso em: 19 dez. 2024.