ALINHAMENTOS PARA UM CURRÍCULO HISTÓRICO CRÍTICO: Um olhar para a saúde ambiental além da base nacional comum curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a43pt

Palavras-chave:

Saúde ambiental; Ensino; BNCC; PHC

Resumo

O presente artigo investigou estratégias para dar visibilidade aos temas relacionados à saúde ambiental no currículo a partir das Ciências da Natureza. Realizou-se pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa documental, analisando a BNCC e a Agenda 2030 para os ODS, a fim de identificar elementos estratégicos que enalteçam a saúde ambiental no currículo. A abordagem metodológica foi apoiada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para dar maior visibilidade da saúde ambiental no currículo. Para essa análise, partiu-se do problema social de saúde ambiental “queimadas”, exercendo um movimento dialético de síncrese à síntese, pela mediação da análise, com base em estudos que fundamentam essa visão. Concluiu-se que é possível, a partir de um tema de saúde ambiental, agrupar habilidades, competências específicas, temas contemporâneos e ir para além do que está preconizado nos documentos curriculares.

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Biografia do Autor

Letícia Brito de Oliveira Suarte, UFT

Licenciatura em Ciências Biológicas, Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da Educação Básica do Estado do Tocantins. 

Kellen Lagares Ferreira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Bióloga e Professora Associada, Universidade Federal do Tocantins.

Carla Simone Seibert, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Bióloga e Professora Associada, Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

SUARTE, Letícia Brito de Oliveira; SILVA, Kellen Lagares Ferreira; SEIBERT, Carla Simone. ALINHAMENTOS PARA UM CURRÍCULO HISTÓRICO CRÍTICO: Um olhar para a saúde ambiental além da base nacional comum curricular. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a43, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a43pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16100. Acesso em: 1 abr. 2025.