ALINHAMENTOS PARA UM CURRÍCULO HISTÓRICO CRÍTICO: Um olhar para a saúde ambiental além da base nacional comum curricular
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a43ptPalavras-chave:
Saúde ambiental; Ensino; BNCC; PHCResumo
O presente artigo investigou estratégias para dar visibilidade aos temas relacionados à saúde ambiental no currículo a partir das Ciências da Natureza. Realizou-se pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa documental, analisando a BNCC e a Agenda 2030 para os ODS, a fim de identificar elementos estratégicos que enalteçam a saúde ambiental no currículo. A abordagem metodológica foi apoiada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para dar maior visibilidade da saúde ambiental no currículo. Para essa análise, partiu-se do problema social de saúde ambiental “queimadas”, exercendo um movimento dialético de síncrese à síntese, pela mediação da análise, com base em estudos que fundamentam essa visão. Concluiu-se que é possível, a partir de um tema de saúde ambiental, agrupar habilidades, competências específicas, temas contemporâneos e ir para além do que está preconizado nos documentos curriculares.
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