SINTAXES ESPACIAIS SOBRE ATIVIDADES AQUÁTICAS NA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a37pt

Palavras-chave:

natação infantil, netnografia, redes sociais, Instagram

Resumo

Como as redes sociais têm sido utilizadas para a difusão e compartilhamento envolvendo a natação na infância? Busca-se discutir e analisar as sintaxes espaciais produzidas no ciberespaço das redes sociais envolvendo a natação na infância. Almeja ainda, compreender e situar os sujeitos e as práticas empreendidas no que tange a natação na infância. Para isso, realiza uma netnografia na rede social Instagram sendo utilizado o descritor #natacaoinfantil. Os resultados sinalizam que o ciberespaço, em específico o instagram, constitui-se como lugar significativo para difusão e compartilhamento das ações desenvolvidas envolvendo a natação na infância, principalmente entre profissionais de Educação Física e estabelecimentos esportivos, que utilizam essa rede social como ferramenta de marketing digital de seus serviços oferecidos

Downloads

Biografia do Autor

Luana Domingos de Oliveira Couto, UFES

Graduada em Educação Física pela Universidade Vila Velha; Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; Membro do Laboratório de Análise Biomecânica do Movimento.

João Vitor Nascimento da Silva, Universidade Vila Velha

Graduado em Educação Física pela Universidade Vila Velha.

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; Professor substituto do curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo; Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física.

Murilo Eduardo dos Santos Nazario, Universidade Vila Velha

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; Professor titular do curso de Educação Física da Universidade Vila Velha.

Referências

BEE, Hellen; BOYD, Denise. A criança em desenvolvimento. 12ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BELLI, T. Demandas fisiológicas das atividades aquáticas: a imersão. In: COSTA, Paula H. Lobo da. Natação e atividades aquáticas: subsídios para o ensino. São Paulo: Manole, 2010.

BRITO, Max Leandro de Araújo; MORAIS, Natallya Silva Dantas. Marketing digital através da ferramenta Instagram. E- Acadêmica. v. 1, n. 1, e3, 2020. Disponível em https://www.eacademica.org/eacademica/article/view/5/4. Acesso em 06 de setembro de 2022.

CATTEAU, Raymond; GAROFF, Gérard. O ensino da natação. 3ª Ed. São Paulo: Manole, 1990.

CORRÊA, Célia Regina; MASSAUD, Marcelo Garcia. Escola de natação: Montagem e Administração, Organização Pedagógica, do bebê a competição. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

CORRÊA, Célia Regina; MASSAUD, Marcelo Garcia. Natação na idade escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.

DAIBERT, Joyce Barbosa Campos. Os Benefícios da Natação Para Bebês. Rio Claro, 2008. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/118832/daibert_jbc_tcc_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 16 de novembro de 2021.

D’ Angelo, Pedro. Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram. Opinion Box, 2022. Disponível em https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/#:~:text=O%20Instagram%20%C3%A9%20uma%20rede,n%C3%BAmeros%20de%20usu%C3%A1rios%20no%20mundo. Acesso em 16 de abril de 2022.

FAUSTINO, Paulo. Marketing digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=xxKdDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP9&dq=marketing+digital&ots=ACqKOSmKAe&sig=_fkTQarvdnXQk66BSuDaz-9lSjg#v=onepage&q=marketing%20digital&f=false. Acesso em 06 de setembro de 2022.

FERNANDES, Josiane Regina Pejon.; LOBO DA COSTA, Paula Hentschel. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2006.

JUNIOR, Rubens Venditti; SANTIAGO, Vivian. Ludicidade, Diversão e Motivação como mediadores da aprendizagem infantil em natação: propostas para iniciação em atividades aquáticas com crianças de 3 a 6 anos. Buenos Aires: Efdeportes, 2008. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd117/iniciacao-em-atividades-aquaticas-com-criancas-de-3-a-6-anos.htm. Acesso em 29 de agosto de 2022.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally W. O.; FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento Humano. 8ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

POISSANT, Louise. A passagem do material para a interface. In: DOMINGUES, Diana (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: UNESP, 2009.

RAIOL, Rodolfo de Azevedo.; RAIOL, Paloma Aguiar Ferreira da Silva. As Aulas de Natação Para Bebês: Capacidades Motoras e Princípios do Treinamento. Pará, 2011. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Rodolfo-Raiol/publication/302873100_AS_AULAS_DE_NATACAO_PARA_BEBES_CAPACIDADES_MOTORAS_E_PRINCIPIOS_DO_TREINAMENTO/links/5a3d76980f7e9ba8688e9052/AS-AULAS-DE-NATACAO-PARA-BEBES-CAPACIDADES-MOTORAS-E-PRINCIPIOS-DO-TREINAMENTO.pdf. Acesso em 16.11.2021.

SILVA, Daniele Nunes Henrique. Imaginação, criança e escola. São Paulo. Summus, 2012. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=YSGXsYNrAN0C&oi=fnd&pg=PA2&dq=a+imagina%C3%A7%C3%A3o+da+crian%C3%A7a+e+seu+desenvolvimento&ots=gd8Gex6CyX&sig=5q_fJLPsaX475XUNnyaqZFaNgYA#v=onepage&q=a%20imagina%C3%A7%C3%A3o%20da%20crian%C3%A7a%20e%20seu%20desenvolvimento&f=true. Acesso em 05 de setembro de 2022.

SOUSA, Ive Luciana Ramos; ZULIETTI, Luiz Fernando. A Aprendizagem da Natação do Nascimento aos 6 Anos- Fases de Desenvolvimento. Disponível em https://www.oocities.org/br/aquabarra_aabb/Artigos/Adaptacao/Texto_03.pdf. Acesso em 16.11.2021.

VELASCO, Cacilda Gonçalves Natação Segundo a Psicomotricidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.

VELASCO, Cacilda Gonçalves; BERNINI, Regiane. Boas Práticas Psicomotoras Aquáticas. São Paulo: Phoerte, 2011.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

COUTO, Luana Domingos de Oliveira; SILVA, João Vitor Nascimento da; GAMA, Jean Carlos Freitas; NAZARIO, Murilo Eduardo dos Santos. SINTAXES ESPACIAIS SOBRE ATIVIDADES AQUÁTICAS NA INFÂNCIA. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a37, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a37pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17816. Acesso em: 1 abr. 2025.