HISTÓRIA PÚBLICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: “Professores contra o projeto Escola Sem Partido” - Narrativas em Debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p66

Palavras-chave:

História Pública, Educação Democrática, Narrativas

Resumo

Este artigo, na interface História Pública e Educação, tem como objetivo analisar a resistência ao programa “Escola Sem Partido” (ESP) e suas narrativas ofensivas contra os professores. Observa-se o debate público promovido pelos “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP) com a defesa da educação democrática e plural. De um lado, o ESP afirma a existência da “doutrinação ideológica” por parte dos professores e, de outro, o PCESP se opõe ao afirmar a liberdade e autonomia docentes. A discussão mostra-se urgente, nas fronteiras da História Pública, ao valorizar: As questões socialmente vivas na educação democrática em história (debates públicos que ultrapassam espaços escolares e acadêmicos); A educação histórica que compreende a relevância da “história construída com o público” a partir dos diálogos com movimentos (ativismos contemporâneos) pela educação democrática.

 

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Biografia do Autor

Juniele Rabelo Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação. É doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado na UFMG (atuando no Núcleo de História Oral, 2011). Pesquisadora efetiva do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI/UFF) e colaboradora nos seguintes núcleos: NEHO/USP, NUPEHC/UFF e NHO/UFMG. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral; história pública; história e mídia/imprensa; história do tempo presente, repertório da ação coletiva/segurança pública; história ambiental. Co-coordena as atividades do Programa de Iniciação à Docência em História (PIBID-Capes/UFF, História/Niterói). Integra a Comissão Administrativa da Rede Brasileira de História Pública (2012-2016). É diretora regional (sudeste) da Associação Brasileira de História Oral - ABHO (2014-2016). E-mail: diversitas@usp.br.

Renan Rubim Caldas, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em História (Universidade Federal Fluminense). Integrante do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI-UFF). Bolsista Capes. E-mail: renan.rubimcaldas@gmail.com.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

ALMEIDA, Juniele Rabelo; CALDAS, Renan Rubim. HISTÓRIA PÚBLICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: “Professores contra o projeto Escola Sem Partido” - Narrativas em Debate. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 66–91, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p66. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3359. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático