HISTÓRIA PÚBLICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: “Professores contra o projeto Escola Sem Partido” - Narrativas em Debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p66

Palavras-chave:

História Pública, Educação Democrática, Narrativas

Resumo

Este artigo, na interface História Pública e Educação, tem como objetivo analisar a resistência ao programa “Escola Sem Partido” (ESP) e suas narrativas ofensivas contra os professores. Observa-se o debate público promovido pelos “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP) com a defesa da educação democrática e plural. De um lado, o ESP afirma a existência da “doutrinação ideológica” por parte dos professores e, de outro, o PCESP se opõe ao afirmar a liberdade e autonomia docentes. A discussão mostra-se urgente, nas fronteiras da História Pública, ao valorizar: As questões socialmente vivas na educação democrática em história (debates públicos que ultrapassam espaços escolares e acadêmicos); A educação histórica que compreende a relevância da “história construída com o público” a partir dos diálogos com movimentos (ativismos contemporâneos) pela educação democrática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juniele Rabelo Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação. É doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado na UFMG (atuando no Núcleo de História Oral, 2011). Pesquisadora efetiva do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI/UFF) e colaboradora nos seguintes núcleos: NEHO/USP, NUPEHC/UFF e NHO/UFMG. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral; história pública; história e mídia/imprensa; história do tempo presente, repertório da ação coletiva/segurança pública; história ambiental. Co-coordena as atividades do Programa de Iniciação à Docência em História (PIBID-Capes/UFF, História/Niterói). Integra a Comissão Administrativa da Rede Brasileira de História Pública (2012-2016). É diretora regional (sudeste) da Associação Brasileira de História Oral - ABHO (2014-2016). E-mail: diversitas@usp.br.

Renan Rubim Caldas, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em História (Universidade Federal Fluminense). Integrante do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI-UFF). Bolsista Capes. E-mail: renan.rubimcaldas@gmail.com.

Referências

FONTES

A IDEOLOGIA do Escola Sem Partido. Blog “Professores Contra o Escola Sem Partido”. Disponível em https://professorescontraoescolasempartido.wordpress.com Acesso (18/02/2017)

APRESENTAÇÃO. Site oficial “Escola Sem Partido”. Disponível em: http://www.escolasempartido.org/apresentacao. Acesso (18/02/2017)

DEVERES do professor. Site oficial “Escola Sem Partido”. Disponível em: http://escolasempartido.org/deveres-do-professor. Acesso (18/02/2017)

EM DEFESA da liberdade de expressão dos professores. Blog “Professores Contra o Escola Sem Partido”. Disponível em: https://professorescontraoescolasempartido.wordpress.com/2016/07/07/em-defesa-da-liberdade-de-expressao-dos-professores/. Acesso (18/02/2017)

ENTREVISTA com Miguel Nagib. Blog “Conexão Conservadora”. Disponível em: http://conexaoconservadora.blogspot.com.br/2011/11/conexao-conservadora-6-miguel-nagib.html. Acesso (18/02/2017)

FLAGRANDO o doutrinador. Site oficial “Escola Sem Partido”. Disponível em: http://escolasempartido.org/flagrando-o-doutrinador. Acesso (18/02/2017)

JANOT DIZ que lei de AL que proíbe opinião de professor é inconstitucional. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2016/10/20/janot-diz-que-lei-de-al-que-proibe-opiniao-de-professor-e-inconstitucional.htm. Acesso (18/02/2017)

LIBERDADE de ensinar não se confunde com a liberdade de expressão. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2016-jun-24/miguel-nagib-liberdade-ensinar-nao-confunde-expressao. Acesso (18/02/2017)

MATOS, Bráulio Tarcísio Porto de. Audiência Pública sobre o PL7180/2014 – Escola Sem Partido. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/55a-legislatura/pl-7180-14-valores-de-ordem-familiar-na-educacao/videoArquivo?codSessao=58780&codReuniao=45974#videoTitulo. Acesso (18/02/2017)

NAGIB, Miguel. Audiência Pública sobre o PL7180/2014 – Escola Sem Partido. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/55a-legislatura/pl-7180-14-valores-de-ordem-familiar-na-educacao/videoArquivo?codSessao=58813&codReuniao=46280#videoTitulo. Acesso (18/02/2017)

OBJETIVOS. Site oficial “Escola Sem Partido”. Disponível em: http://escolasempartido.org/objetivos. Acesso (18/02/2017)

PENNA, Fernando. Escola sem Partido como Chave de Leitura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hipkLleDA_o. Acesso (18/02/2017)

PENNA, Fernando. Fernando Penna na Audiência Pública sobre o "escola sem partido" (Câmara dos Deputados - 07/02/2017). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tsG8j1kkRow. Acesso (18/02/2017)

PERFIL público do Miguel Nagib. Rede social Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/miguel.nagib.9?fref=ts. Acesso (18/02/2017)

PROJETOS de lei e outras proposições. PL 867/2015. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso (19/02/2017)

QUEM SOMOS. Site oficial “Escola Sem Partido”. Disponível em: http://www.escolasempartido.org/quem-somos. Acesso (18/02/2017)

QUEM SOMOS. Site oficial “Instituro Millenium”. Disponível em: http://www.institutomillenium.org.br/institucional/quem-somos/. Acesso (18/02/2017)

SÍNDROME de Estocolmo. Site oficial “Escola Sem Partido”. Disponível em: http://escolasempartido.org/sindrome-de-estocolmo. Acesso (18/02/2017)

SOBRE O PCESP. Blog “Professores Contra o Escola Sem Partido”. Disponível em: https://professorescontraoescolasempartido.wordpress.com/sobre/. Acesso (18/02/2017)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.) História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. Ed: Letra e Voz, 2016.

ALMEIDA. Juniele Rabêlo; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2012.

AREND, Silvia Maria Fávero; MACEDO, Fabio. Sobre a história do tempo presente: entrevista com o historiador Henry Rousso. Tempo e argumento. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 201– 216, jan./jun. 2009.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

DEMIER, Felipe; HOEVELER, Rejane (Orgs.). A onda conservadora: ensaio sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2016.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta Morais. História do tempo presente e ensino de história. Revista História Hoje, v. 2, nº 4, p. 19-34 - 2013.

FERREIRA, Marieta Morais, AMADO, Janaina (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

FRISCH, Michael. A Shared Authority: Essays on the Craftand Meaning of Oral and Public History. Albany: State University of New York Press, 1990.

GOHN, Maria da Glória. A contribuição de Alain Touraine para a produção do conhecimento na sociologia urbana: sujeitos coletivos e multiculturalidade. São Paulo: Loyola, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2003.

HIRSCHMAN, Albert O. A retórica da intransigência: perversidade, futilidade, ameaça. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do Ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.19, n. 38, 1999, p. 125-138.

LIDDINGTON, Jill; DITCHFIELD, Simon. Public History: A Critical Bibliography. Oral History. Vol. 33, Representing the Past. Spring, 2005.

MATTOS, Hebe; BESSONE, Tânia; MAMIGONIAN, Beatriz G (cord.) Historiadores pela democracia. São Paulo: Alameda, 2016.

MANNHEIM, Karl. O pensamento conservador. In: MARTINS, José de Souza (Org.). Introdução crítica à sociologia rural. São Paulo: Hucitec, 1981.

PENNA, Fernando; SILVA, Renata da Conceição Aquino da. As operações que tornam a História Pública: a responsabilidade pelo mundo e o ensino de história. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.) História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. Ed: Letra e Voz, 2016.

PENNA, Fernando. O ódio aos professores. In: AÇÃO EDUCATIVA ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO (Org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016a.

____________. Programa “Escola Sem Partido”: uma ameaça à educação emancipadora. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcos Leonardo Bomfim. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016b.

POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: alguns comentários sobre a História Pública no Brasil. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.) História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. Ed: Letra e Voz, 2016.

TOURAINE, Alain. O que é a democracia. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

Publicado

2017-04-01

Como Citar

ALMEIDA, Juniele Rabelo; CALDAS, Renan Rubim. HISTÓRIA PÚBLICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: “Professores contra o projeto Escola Sem Partido” - Narrativas em Debate. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 66–91, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p66. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3359. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático