INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a43ptPalavras-chave:
Produto Tradicional, Revisão de Literatura, Dimensões da sustentabilidadeResumo
Enquanto a globalização promove a homogeneização do consumo, é possível observar nos últimos anos uma mudança no comportamento dos consumidores para a valorização dos produtos locais produzidos tradicionalmente. Neste âmbito estão as Indicações Geográficas, responsáveis por identificar a origem de um determinado produto ou serviço quando o seu local de origem se tornou conhecido pela sua produção ou quando determinada qualidade do produto está ligada à sua origem demográfica. Também preservam as tradições locais e o ambiente natural, além de favorecer o acesso dos agricultores ao mercado, o que faz com que esses rótulos sejam vistos como uma ferramenta de desenvolvimento. Portanto, este trabalho verifica o potencial das IGs em contribuir com as dimensões do desenvolvimento sustentável (DS), que são econômicas, sociais e ambientais. Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura. Os resultados mostram que uma IG pode contribuir para as três dimensões da sustentabilidade, que são social, econômica e ambiental.
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