Atração e distração na publicidade externa dos candidatos à eleição em 2014
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p141Palavras-chave:
Atração, Distração, Publicidade externaResumo
Em 2014, em função de uma série de limitações impostas pela legislação eleitoral, a publicidade externa foi muito usada pelos candidatos. O problema é que as principais avenidas e cruzamentos das cidades foram tomadas por estes cavaletes, gerando uma enorme poluição visual. A partir desta questão é que surge o nosso problema de pesquisa: este acúmulo de quase um cavalete sobre o outro cria uma sensação de atração ou de distração em relação às propagandas políticas dos candidatos? Para isso, como suporte metodológico, foi utilizada a perspectiva funcionalista, através de um estudo de recepção para medir e avaliar se há um processamento da linguagem e uma consequente sensação de atração ou de distração em relação aos cavaletes de rua colocados pelos candidatos.
Downloads
Referências
CÉSAR, Newton. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2004.
COLLARO, Antonio Celso. Projeto Gráfico Teoria e Prática da Diagramação. São Paulo: Summus Editorial, 1987.
DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HILLMAN, James. Cidade & alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
HURLBURT, Allen. Layout o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 2002.
MOLES, Abraham Antoine. O cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MÜLLER, Josef Brockmann. History of visual communication. Teufen: Nigli, 1971.
PÈNINOU, Georges. Semiótica de la publicidad. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.