Atração e distração na publicidade externa dos candidatos à eleição em 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p141

Palavras-chave:

Atração, Distração, Publicidade externa

Resumo

Em 2014, em função de uma série de limitações impostas pela legislação eleitoral, a publicidade externa foi muito usada pelos candidatos. O problema é que as principais avenidas e cruzamentos das cidades foram tomadas por estes cavaletes, gerando uma enorme poluição visual. A partir desta questão é que surge o nosso problema de pesquisa: este acúmulo de quase um cavalete sobre o outro cria uma sensação de atração ou de distração em relação às propagandas políticas dos candidatos? Para isso, como suporte metodológico, foi utilizada a perspectiva funcionalista, através de um estudo de recepção para medir e avaliar se há um processamento da linguagem e uma consequente sensação de atração ou de distração em relação aos cavaletes de rua colocados pelos candidatos.

 

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Biografia do Autor

Sérgio Trein, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Publicitário. Doutor em Comunicação Sociopolítica. Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda na Unisinos. Pesquisador em Comunicação Política. Diretor na Região Sul do Politicom - Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação Política e Propaganda Política. Consultor de Marketing Político. Trabalhou em agências de Marketing Político, como Duda Mendonça e República Comunicação (SP). Autor de artigos sobre propaganda política no Brasil, América Latina e Portugal.

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

TREIN, Sérgio. Atração e distração na publicidade externa dos candidatos à eleição em 2014. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 141–159, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p141. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1648. Acesso em: 21 nov. 2024.