The meanings of work: a study in the perception of nurses
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a12enPalavras-chave:
Work, Work direction, Nursing professionalsResumo
O objetivo geral desse estudo foi investigar os sentidos que os enfermeiros de um hospital particular situado em Palmas atribuem ao seu trabalho. O método utilizado na pesquisa foi revisão de literatura e pesquisa de campo através da aplicação de questionários, recorrendo-se a abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi elaborado adaptado dos estudos de Morin. Os resultados revelam que a população pesquisada tem um entendimento positivo do trabalho, sendo que este é definido como uma atividade que remunera financeiramente, mas também, permite a pessoa melhorar a qualidade de vida e crescer pessoalmente. Quanto ao sentido do trabalho, identificou-se que para população pesquisada um trabalho com sentido é aquele que possuem objetivos e metas claros, com um salário que supra as necessidades pessoais, mas que respeite os valores humanos, tenha um ambiente seguro e traga prazer.
Downloads
Referências
ALBORNOZ, S. (2006). O que é trabalho? São Paulo: Editora Brasiliense.
ANDRADE, M. M. (2008). Como preparar trabalho para cursos de pós-graduação: noções práticas (7a ed.). São Paulo: Atlas.
BASTOS, A. V. B.; PINHO, A. P. M.; COSTA, C. A. (1995, November/December). Significado do trabalho: um estudo entre trabalhadores inseridos em organizações formais. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 35 (6), 20-29.
BORGES, L. O. (1997, maio/agosto). Os atributos e as medidas para o significado do trabalho. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, 13 (2), 211-220.
D`ACRI, V. (2003, junho). Trabalho e saúde na indústria têxtil de amianto. São Paulo em perspectiva, 17 (2), 13-22.
Hackman, J. R., Oldham, G.R. (1975). Motivation thorough thedesign of work: Tes ot a theory. Organizational Behavior and Human Performance, 16, 250-279
LAVILLE, C. (2008). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed. Belo Horizonte: UFMG.
LUCHESE, G. T. et al. (2010, janeiro/junho). Os sentidos do trabalho: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior. Unoesc & Ciência, 1 (1), 79-88.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. (2008). Técnicas de Pesquisa: Planejamento, execução e amostragens (7a ed). São Paulo: Atlas.
MOREIRA, W. (2008). Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, 1 (1), 2008.
MORIN, E. M. (2001, julho/setembro). Os sentidos do trabalho. Revista Administração de Empresas, 4 (3), 8-19.
MORIN, E. M.; TONELLI, M. J.; PLIOPAS, A. L. V. (2007). O Trabalho e Seus Sentidos. Psicologia & Sociedade, 19 (Edição Especial 1), 47-56.
MOW. Meaning of Work International Research Team. (1987). The meaningof work. London: Academic Press.
OLIVEIRA, S.; PICCININI, V. C.; FONTOURA, D.S; SCHWEIG, C. (2004, setembro). Buscando os sentidos do trabalho. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, PR, Brasil, 28.
SANTOS, G. S. (2010). Significados atribuídos ao Trabalho: uma análise comparativa entre professores do ensino superior em diferentes regimes de trabalho. Dissertação de mestrado, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil. Disponível: http://www.fumec.br/revistas/pdma/article/view/4627.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.