Quilombolas no centro urbano de Monte do Carmo – TO
Palavras-chave:
, Quilombo, Cidade, Ambiente, Migração, Costumes.Resumo
Esse estudo buscou perceber a influência do meio urbano na comunidade quilombola Mata Grande que reside na cidade de Monte do Carmo-TO. Procurou-se avaliar os motivos que os fizeram deslocar da zona rural para a cidade e a sua relação com o ambiente urbano. Na obtenção dos dados utilizou-se o método da entrevista estruturada. O roteiro de entrevista foi composto por um formulário com perguntas abertas e fechadas, com o propósito de levantar dados do processo de migração desta comunidade. Depois de colhidas as entrevistas, iniciou-se o processo da transcrição, os dados obtidos foram avaliados através da metodologia da análise de conteúdo. Esse estudo apontou que a qualidade de vida dessas famílias melhorou com o deslocamento para a cidade, pois essas famílias tiveram acesso à estrutura que a cidade oferece. Porém se tratando de uma comunidade quilombola, a vivência no meio urbano suscita uma série de outros problemas sociais, dentre eles, a perda da identidade cultural dos povos tradicionais. Observou-se, que os costumes das famílias quilombolas foram alterados com a mudança para Monte do Carmo-TO, uma vez que a vida na cidade impinge uma série de outros hábitos e o fato dessas pessoas não poderem mais produzir sobre suas terras.
Palavras-chaves: Quilombo, Cidade, Ambiente, Migração, Costumes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).