Quilombolas no centro urbano de Monte do Carmo – TO

Autores

  • Eliania Pereira Pinheiro UFT
  • Monise Busquets Busquets UFT
  • Raffael Alencar Mesquita Rodrigues UFT
  • Jéssica Barros Aguiar Silva UFT
  • Carla Simone Seibert UFT
  • Adriana Malvasio Malvasio UFT

Palavras-chave:

, Quilombo, Cidade, Ambiente, Migração, Costumes.

Resumo

Esse estudo buscou perceber a influência do meio urbano na comunidade quilombola Mata Grande que reside na cidade de Monte do Carmo-TO. Procurou-se avaliar os motivos que os fizeram deslocar da zona rural para a cidade e a sua relação com o ambiente urbano. Na obtenção dos dados utilizou-se o método da entrevista estruturada. O roteiro de entrevista foi composto por um formulário com perguntas abertas e fechadas, com o propósito de levantar dados do processo de migração desta comunidade. Depois de colhidas as entrevistas, iniciou-se o processo da transcrição, os dados obtidos foram avaliados através da metodologia da análise de conteúdo. Esse estudo apontou que a qualidade de vida dessas famílias melhorou com o deslocamento para a cidade, pois essas famílias tiveram acesso à estrutura que a cidade oferece. Porém se tratando de uma comunidade quilombola, a vivência no meio urbano suscita uma série de outros problemas sociais, dentre eles, a perda da identidade cultural dos povos tradicionais. Observou-se, que os costumes das famílias quilombolas foram alterados com a mudança para Monte do Carmo-TO, uma vez que a vida na cidade impinge uma série de outros hábitos e o fato dessas pessoas não poderem mais produzir sobre suas terras.

Palavras-chaves: Quilombo, Cidade, Ambiente, Migração, Costumes.

Biografia do Autor

Eliania Pereira Pinheiro, UFT

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Univeridade Federal do Tocantins, mestranda no curso de pos-graduação strito senso Ciencias do Ambiente na Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Pinheiro, E. P., Busquets, M. B., Mesquita Rodrigues, R. A., Aguiar Silva, J. B., Seibert, C. S., & Malvasio, A. M. (2013). Quilombolas no centro urbano de Monte do Carmo – TO. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/482