A PERCEPÇÃO DO AMBIENTE URBANO SOB O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ DA SILVA, PALMAS (TO)

Autores

Resumo

Os estudos em percepção ambiental estão associados ao planejamento e à gestão eficientes do ambiente urbano, uma vez que os seres humanos frequentemente agem e tomam decisões com base na subjetividade.  A fim de contribuir com esse entendimento, este artigo propõe uma abordagem sob o enfoque da Fenomenologia, voltada às percepções dos professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva acerca do ambiente urbano da área noroeste de Palmas (TO). A realização da investigação ocorreu por meio da coleta de descrições verbais sobre as vivências e experiências dos sujeitos, sistematizadas em forma de essências, como requer o método fenomenológico. Entre os principais resultados, destaca-se o caráter polissêmico das percepções dos sujeitos, as quais estão atreladas principalmente às transfigurações ambientais provocadas pelas práticas sociais, incluindo aspectos urbanísticos, paisagísticos e de conservação do ambiente urbano.

Biografia do Autor

Lucas Barbosa e Souza, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel (1999) e licenciado (2000) em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre (2003) e doutor (2006) em Geografia (Análise da Informação Espacial) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Rio Claro. Pós-doutorado (2018) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Titular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) (ingresso em 2004), onde atua junto ao Curso de Geografia (Campus de Porto Nacional) e aos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Campus de Porto Nacional) e em Ciências do Ambiente (Campus de Palmas). Desenvolve pesquisas nas áreas de climatologia geográfica, percepção ambiental e implicações ambientais do agronegócio sobre o Cerrado.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Marques de Miranda, N., & Barbosa e Souza, L. (2024). A PERCEPÇÃO DO AMBIENTE URBANO SOB O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ DA SILVA, PALMAS (TO). Revista Interface (Porto Nacional), 27(27), 49–65. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/17988