A PERCEPÇÃO DO AMBIENTE URBANO SOB O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ DA SILVA, PALMAS (TO)
Resumo
Os estudos em percepção ambiental estão associados ao planejamento e à gestão eficientes do ambiente urbano, uma vez que os seres humanos frequentemente agem e tomam decisões com base na subjetividade. A fim de contribuir com esse entendimento, este artigo propõe uma abordagem sob o enfoque da Fenomenologia, voltada às percepções dos professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva acerca do ambiente urbano da área noroeste de Palmas (TO). A realização da investigação ocorreu por meio da coleta de descrições verbais sobre as vivências e experiências dos sujeitos, sistematizadas em forma de essências, como requer o método fenomenológico. Entre os principais resultados, destaca-se o caráter polissêmico das percepções dos sujeitos, as quais estão atreladas principalmente às transfigurações ambientais provocadas pelas práticas sociais, incluindo aspectos urbanísticos, paisagísticos e de conservação do ambiente urbano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).