ESTUDO DOS USOS DO CÓRREGO BAIXA FUNDA NA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TOCANTINS.
DOI:
https://doi.org/10.20873/n3020256Resumo
Esta pesquisa foi realizada no perímetro urbano da cidade de Araguaína, norte do estado do Tocantins em 2024. A seleção principal da área de estudo foi o canal fluvial e seu entorno do córrego Baixa Funda, no percurso entre sua nascente no setor Coimbra e sua foz no rio Lontra (Lago Azul). Para realização desta pesquisa foram utilizadas de trabalho de campo in locus, de revisão bibliográfica e de análise de imagens de satélites do Google Earth em diferentes datas. As informações foram analisadas na perspectiva hidrossocial com enfoque nos usos de pequenos cursos d’águas em área urbana, principalmente em cidades da Amazônia Legal. Os resultados indicaram uma busca por invisibilidades dos córregos, com canalização e construção de pistas marginais que tem o seu percurso em cima do Baixo Funda, ligando bairros da cidade de Araguaína. O córrego também tem se tornado área de contenção de água por meio de construção de lago. O percurso de uso e sentido da paisagem de pequenos cursos d’água em Araguaína tem ido em direção oposta da revitalização e maior contato da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Interface (Porto Nacional)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).