O OLHAR DO (A) PROFESSOR (A) SOBRE O (A) ALUNO (A): A RELEVÂNCIA DO AFETO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Lara Pereira Lima da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Neila Nunes de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Resumo

Resumo: O presente texto tem como objetivo refletir a respeito da significação da convivência entre o professor-aluno, por meio das relações de afetividade.  Defendemos que a sala de aula deve ser um espaço benéfico para o ensino e a aprendizagem. Compreendemos que o respeito, carinho e a amizade são os componentes principais no convívio humano. O efeito é visível quando o educador usa essa forma para ensinar. No entanto, percebe-se que essa relação de afeto dentro da sala de aula nem sempre acontece. Diante disso, este artigo propõe discutir sobre a forma como o professor desenvolve o seu trabalho no ambiente de aprendizagem. É importante que se atentem para diversas técnicas de ensinar, constantemente é preciso que o educador oriente seus alunos, compartilhe saberes, informe e incentive os alunos a estudar e aprender. Como principal resultado da pesquisa obteve-se uma perspectiva satisfatória em relação à docência da rede pública, que aplicando os métodos de uma boa relação de afetividade entre professor e alunos, como incentivador, conseguiu fazer com que os alunos interagissem e tivessem melhor aproveitamento nas aulas ministradas.

Palavras-chave: Afetividade; método; ensino-aprendizagem; professor didático; sala de aula.

 

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Pereira Lima da Silveira, L., & Nunes de Souza, N. . (2022). O OLHAR DO (A) PROFESSOR (A) SOBRE O (A) ALUNO (A): A RELEVÂNCIA DO AFETO NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Interface (Porto Nacional), 21(21), 6–19. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/12117