O OLHAR DO (A) PROFESSOR (A) SOBRE O (A) ALUNO (A): A RELEVÂNCIA DO AFETO NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Resumo: O presente texto tem como objetivo refletir a respeito da significação da convivência entre o professor-aluno, por meio das relações de afetividade. Defendemos que a sala de aula deve ser um espaço benéfico para o ensino e a aprendizagem. Compreendemos que o respeito, carinho e a amizade são os componentes principais no convívio humano. O efeito é visível quando o educador usa essa forma para ensinar. No entanto, percebe-se que essa relação de afeto dentro da sala de aula nem sempre acontece. Diante disso, este artigo propõe discutir sobre a forma como o professor desenvolve o seu trabalho no ambiente de aprendizagem. É importante que se atentem para diversas técnicas de ensinar, constantemente é preciso que o educador oriente seus alunos, compartilhe saberes, informe e incentive os alunos a estudar e aprender. Como principal resultado da pesquisa obteve-se uma perspectiva satisfatória em relação à docência da rede pública, que aplicando os métodos de uma boa relação de afetividade entre professor e alunos, como incentivador, conseguiu fazer com que os alunos interagissem e tivessem melhor aproveitamento nas aulas ministradas.
Palavras-chave: Afetividade; método; ensino-aprendizagem; professor didático; sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).