Trabalho, subjetividade e ideologia da excelência: Análises a partir de casos de profissionais da saúde e da educação superior

Autores

  • Carla Vaz dos Santos Ribeiro UFMA
  • Fábio Machado Ruza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Raíssa Nayara Mota Pereira Costa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e024029

Palavras-chave:

Precarização, Intensificação, Ideologia da excelência, Enfermeiro, Professor universitário

Resumo

As mudanças no mundo do trabalho e a adesão aos princípios neoliberais ocasionaram novos
modos de organização e gestão do trabalho. A ideologia da excelência comparece nesse
cenário como um sistema de pensamento dominante com grande difusão nos contextos de
trabalho. Este artigo aborda pesquisas com profissionais da saúde e educação, estudos com
categorias profissionais distintas, mas que possuem como ponto comum análises das
repercussões dos modos de gestão gerencialistas e da ideologia da excelência na subjetividade
dos trabalhadores. A Psicodinâmica e a Psicossociologia do Trabalho embasaram as
investigações. O estudo com enfermeiras destacou um contexto marcado pelo aumento das
redes hospitalares privadas, priorização de metas desmedidas, enxugamento de equipes e
pressão sobre as trabalhadoras. O segundo estudo, com docentes de pós-graduação de uma
universidade estadual, revelou uma complexa sedução institucional, com ênfase no
produtivismo e no superinvestimento no trabalho. As pesquisas com profissionais atuantes nas
áreas da saúde e educação permitiram compreender que a crescente influência da ideologia da
excelência como norte das relações sujeito-trabalho está associada à diminuição de vivências
de prazer e ampliação do sofrimento, e que, portanto, é preciso atentar para o aumento dessa
racionalidade estritamente mercantil que compromete o sentido social e psicológico do
trabalho.

Biografia do Autor

Carla Vaz dos Santos Ribeiro, UFMA

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

Fábio Machado Ruza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), atuando na Coordenação Pedagógica Institucional.

Raíssa Nayara Mota Pereira Costa, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Psicóloga, com atuação nas áreas de Clínica e Gestão de Pessoas.

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

Ribeiro, C. V. dos S., Ruza, F. M., & Costa, R. N. M. P. (2024). Trabalho, subjetividade e ideologia da excelência: Análises a partir de casos de profissionais da saúde e da educação superior. Trabalho (En)Cena, 9(Contínuo), e024029. https://doi.org/10.20873/2526-1487e024029

Edição

Seção

Dossiê: Trabalho, Subjetividades e Práticas Clínicas