HIPERCAPITALISMO, FLEXIBILIZAÇÃO E METAMORFOSES NO TRABALHO MÉDICO

Autores

  • Mário César Ferreira Universidade Brasília (UnB)Instituto de Psicologia
  • Ana Lígia Bacca Fontana da Silveira Universidade de Brasília (UnB)
  • Bianca de Barros Bezerra Universidade de Brasília (UnB)
  • Carla Itzuri Guerrero Frausto Universidade de Brasília (UnB)
  • Gabriel Teles Pontes Universidade de Brasília (UnB)
  • Ricardo Saraiva Aguiar Universidade de Brasília (UnB)
  • Jordana Costa e Silva Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e023010

Palavras-chave:

Flexibilização, Trabalho, Saúde, Mal-estar no trabalho, Licenciamento em Medicina

Resumo

As transformações aceleradas que se operam no mundo do trabalho no limiar do século XXI vem impactando significativamente as atividades profissionais nas organizações. Nesta entrevista, o Prof. Dr. Josep Blanch aborda o novo paradigma forjado pelo hipercapitalismo que vem reconfigurando o significado do trabalho e a prática da medicina. Ele argumenta que tais transformações são indissociáveis da vivência de conflitos e contradições entre os imperativos funcionais da nova ordem sanitária e os valores, normas, crenças, papéis e padrões morais de comportamento profissional. O Prof. Dr. Blanch, psicólogo, é altamente qualificado para tratar da temática em foco. Ele possui carreira acadêmica sólida, cuja referência central é o trabalho realizado na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/ES), vasta produção bibliográfica acadêmica, experiência internacional relevante com destaque em países da América Latina. Sua expertise profissional também se expressa pelos títulos de Professor Emérito na UAB e o obtido no Ministério da Ciências da Colômbia como Pesquisador Emérito. A entrevista nasceu da Roda de Conversa promovida na disciplina Trabalho e Cognição do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). O coletivo de estudantes de pós-graduação (entrevistadores) elaborou questões prévias que foram respondidas durante uma live com quase duas horas de duração.

Biografia do Autor

Mário César Ferreira, Universidade Brasília (UnB)Instituto de Psicologia

Doutor pela École Pratique des Hautes Études (EPHE, França), com pós-doutorado Université Paris 1 Sorbonne (França) em Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho. Professor associado 3 no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) do Instituto de Psicologia. Foi Diretor do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (2009-2012). Coordenador do ?GT Trabalho e Saúde? da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordenador do Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq ?Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida no Trabalho no Setor Público (DViTra)?, do ?Núcleo de Ergonomia da Atividade, Cognição e Saúde (ECoS)?, do Grupo de Estudos em Ergonomia Aplicada ao Setor Público (ErgoPublic). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2, onde executa projeto (2014-2017) na temática "Contexto de Trabalho e Práticas de Gestão em Organizações Brasileiras: Impactos Sobre a Qualidade de Vida no Trabalho". É autor do livro "Qualidade de Vida no Trabalho. Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores" (2012) Editora Paralelo 15, co-autor do livro: "Trabalho e riscos de adoecimento: o caso dos auditores-fiscais da Previdência Social brasileira" (2003) Edições Ler, Pensar, Agir ? LPA, co-organizador dos livros: "Trabalho e Saúde: Cenários, Impasses e Alternativas no Contexto Brasileiro" (2015) Editora Opção; ?Qualidade de Vida no Trabalho: Estudos e Metodologias Brasileiras." (2015) Editora CRV, "Qualidade de Vida no Trabalho: Questões Fundamentais, Perspectivas de Análise e Intervenção" (2013) Editora Paralelo 15 e "Dominação e Resistência no Contexto Trabalho-Saúde" (2011) Editora Makenzie. Área de especialização: Psicologia do Trabalho, Ergonomia da Atividade.

Ana Lígia Bacca Fontana da Silveira, Universidade de Brasília (UnB)

Graduação em Psicologia pela FURB. Especialização em Gestão Empresarial com ênfase em Estratégia pela FGV. Gestora de Gente e Cultura no Grupo Stefanini e aluna especial em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na UnB.

Bianca de Barros Bezerra, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (2012). Pós-graduada em Direito Eletrônico pela UNINASSAU. Técnica-Administrativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017 - atual). Atualmente cedida ao Escritório de Representação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte em Brasília-DF (2022 - atual), com foco em fiscalização de contratos e gestão de pessoas. Pesquisadora nas áreas de Direito, Psicologia do Trabalho e Psicologia Social.

Carla Itzuri Guerrero Frausto, Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações (UnB). Bacharel em Relações Industriais pela Universidade de Guanajuato. Experiência profissional de 7 anos na indústria privada em diferentes áreas de RH. Atualmente pesquisadora na área de trabalho, psicologia do trabalho e psicologia social.

Gabriel Teles Pontes, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB, 2023). Técnico-Administrativo em Educação e Secretário do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (UnB, 2019-atualmente). Pesquisador nas áreas de Direito Privado, Psicologia do Trabalho e Psicologia Social.

Ricardo Saraiva Aguiar, Universidade de Brasília (UnB)

Graduação em Enfermagem. Mestre em Gerontologia. Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Enfermeiro na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).

Jordana Costa e Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Pos-Graduação em Prestação Jurisdicial no Instituto dos Magistrados do Distrito Federal (2013). Advogada em exercício. Pesquisadora nas áreas de Direito, Filosofia e Psicologia.

Referências

Blanch, J.M.; Ochoa, P.J. & Sahagún, M.A. (2012). Resignificación del trabajo y de la profesión médica bajo la nueva Gestión sanitária. In Ansoleaga, E.; Artaza, O. & Suaréz, J. (Eds.). Personas que cuidan Personas: Dimensión Humana y Trabajo en Salud (165-175). Santiago de Chile: OPS/OMS – Organización Panamericana de la Salud/ Organización Mundial de la Salud. ISBN 978-92-75-31695-5.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Ferreira, M. C., Silveira, A. L. B. F. da, Bezerra, B. de B., Frausto, C. I. G. F., Pontes, G. T., Aguiar, R. S., & Costa e Silva, J. (2023). HIPERCAPITALISMO, FLEXIBILIZAÇÃO E METAMORFOSES NO TRABALHO MÉDICO. Trabalho (En)Cena, 8(Contínuo), e023010. https://doi.org/10.20873/2526-1487e023010