EDITORIAL DOSSIÊ - - TRABALHO E COVID-19 NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO:

A DEVASTAÇÃO DOS SUJEITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e022020

Palavras-chave:

Não se aplica

Resumo

Este ensaio se propõe a problematizar a temática “Trabalho e COVID-19 no cenário do capitalismo contemporâneo”, que acirra a exploração do trabalho e devasta as subjetividades na hegemonia neoliberal. Inicialmente, expomos as particularidades do capitalismo rentista em sua era neoliberal. Em seguida, mostramos o mundo precário do trabalho, acentuado pela pandemia da COVID-19. Por fim, destacamos a devastação das subjetividades e as possibilidades de resistências e transgressões no referido contexto.

Biografia do Autor

Leda Gonçalves de Freitas , Universidade Católica de Brasília

Pós-Doutora em Psicossociologia pelo Conservatoire National de Arts et Métiers (CNAM), em Paris. Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho: "Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Docente do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Temas de pesquisa: Trabalho contemporâneo: uberização, precarização e sentidos do trabalho; Mobilização subjetiva no trabalho; Saúde do trabalhador; Clínica do trabalho e potência para as resistências. Desde de 2017 é editora da revista Trabalho (EN) Cena.

Fernando de Oliveira Vieira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Durante o mestrado, participou de dois programas de intercâmbio, junto às Universidades de Valencia, na Espanha, e do Minho, em Portugal. Fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), participando de um Programa Sanduíche, junto à Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá. Fez um pós-doutorado no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, no Instituto de Psicologia da UnB - Universidade de Brasília, entre 2013/2014. Atualmente, coordena o ESCOPO - Grupo de Estudos dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais. É pesquisador e Professor Associado do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de rh, carreira, avaliação de desempenho, educação corporativa, assédio moral/sexual, prazer/sofrimento humano no trabalho.

Beatriz Amália Albarello, Universidade Católica de Brasília

Doutoranda em Psicologia na Universidade Católica de Brasília. Mestre em Psicologia e Especialista em Análise e Diagnóstico Organizacional e graduada em Psicologia pela PUC de Goiás. Possuo também Pós-graduação em Avaliação Psicológica pelo Instituto IPOG em parceria com o corpo docente do stricto sensu da USF. Possuo experiência em gestão de Recursos Humanos, em empresas de grande porte e multinacional, com expertise em processos de avaliação psicológica e de performance, captação, seleção e gestão de talentos, treinamento, desenvolvimento humano e coaching, gestão de carreira, programas de trainee, programas de cargos, carreira, remuneração e sistemas de recompensas. Vivências em programas de Gestão da Qualidade Total e Experiência em programas de Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho. Na gestão estratégica, experiência em diretrizes e planejamento estratégico de recursos humanos, análise de indicadores e gerenciamento de riscos, gestão de melhorias de processos e benchmarking, diagnostico e intervenção do comportamento organizacional. Experiência profissional como professor visitante e assistente de Universidades e Centro Universitário nos cursos de Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Atualmente atuo em projetos de atendimento clínico avaliativo e interventivo, pesquisa aplicada e diagnóstica, consultoria em Recursos Humanos e Gestão de Negócios, assessoria e mentoring em processos clínicos e docente em pós-graduação nas áreas de gestão. Pesquisadora e membro, sem vínculo empregatício, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Saúde do Trabalhador, das Faculdades de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Laboratório de Pesquisas em Clínicas do Trabalho (LATRASA). Desenvolvo projetos de consultoria, treinamento, desenvolvimento e coaching em micro e pequenas empresas e participo como responsável técnica e atendimento psicoterápico em serviços de atendimento psicossocial em clínicas, ONGs, comunidades e escolas da região do Distrito Federal e Entorno.

Referências

Antunes, R. (2018). O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo.

Arendt, H. (2014). A condição humana. 12. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Chauí, M. S. (2019). Neoliberalismo: a nova forma do totalitarismo. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. https://aterraeredonda.com.br/neoliberalismo-a-nova-forma-do-totalitarismo/

Druck, G. (2021). A tragédia neoliberal, a pandemia e o lugar do trabalho. O Social em Questão, 1 (49), 11 - 34.

Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo.

Dowbor, L. (2017). A era do capital improdutivo: Por que oito famílias têm mais riqueza. São Paulo: Autonomia Literária.

Han, B. C. (2018). Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyiné.

IBGE, Instituto Brasíleiro de Pesquisa, G. e E. (2020). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/investigacoes-experimentais/estatisticas-experimentais/27946-divulgacao-semanal-pnadcovid1?=&t=destaques.

IBGE, Instituto Brasíleiro de Pesquisa. (2021). Pesquisa nacional por amostra de domicílios: PNAD. Rio de Janeiro: IBGE. https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/trabalho.php

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2020). Mercado de trabalho: conjuntura e análise. v.1, n. 0. Brasília: IPEA. https://www.ipea.gov.br/portal/.

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2021). Efeitos da pandemia sobre os rendimentos do trabalho. Brasília: IPEA. https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/210917_cc_52_nota_25_rendimentos_do_trabalho.pdf

King, A. L. S., Nardi, A. E., & Cardoso, A. (Eds.) (2014). Nomofobia: dependência do computador, internet, redes sociais? Dependência do celular? O impacto das novas tecnologias no cotidiano dos indivíduos. Aspectos clínico, cognitivo-comportamental, social e ambiental. São Paulo: Atheneu.

OCHA, United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs. (2020). United Nations Coordinated Appel. Global Humanitarian Response Plan Covid-19. https://www.unocha.org/sites/unocha/files/Global-Humanitarian-Response-Plan-Covid-19.pdf

Oliveira, D. A., & Pochmann, M. (Eds.). (2020). A Devastação do trabalho: A classe do labor na crise da pandemia (1st ed.). Brasilia : Gráfica e Editora Positiva. http://sosbrasilsoberano.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/12/A-desvastação-do-trabalho-CNTE-ISBN-978-65-87240-04-6.pdf#page=9

Spinoza, B. (2013). Ética. Tradução de T. Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Original publicado em 1677).

Souza, R. S. (2022). Novas e velhas faces do trabalho precarizado e seus impactos na saúde do trabalhador: análise de matérias jornalísticas sobre trabalho informal (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista - Unesp, São Paulo, Brasil. http://hdl.handle.net/11449/217350

Vieira, F. O. (2014) “Quem vê cara, não vê coração”: aspectos discursivos e eufemísticos da sedução organizacional, que disfarçam violência e sofrimento no trabalho”. Revista Economia & Gestão, (v. 14, n. 36, jul./set).

Vieira, F. O., Freitas, L. G., Silva, M. S., & Moura, F. A. (2021). Precariedade das relações

de trabalho: uberização e escravidão contemporânea para além do contexto de pobreza. In: J. K. Monteiro et al (Eds.). Trabalho, precarização e resistências. (pp. 72-106). São Luís: EDUFMA.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Freitas , L. G. de, Vieira, F. de O., Ferreira, P. G., & Albarello, B. A. (2022). EDITORIAL DOSSIÊ - - TRABALHO E COVID-19 NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: : A DEVASTAÇÃO DOS SUJEITOS. Trabalho (En)Cena, 7, e022020. https://doi.org/10.20873/2526-1487e022020

Edição

Seção

DOSSIÊ SAÚDE MENTAL NO TRABALHO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19