Arquivos - Página 8

  • Sociedade Políticas Públicas e desenvolvimento: pluralidades e diálogos possíveis
    v. 1 n. 30 (2020)

    A realização de estudos e pesquisas ligados à estrutura, organização e funcionamento do Estado brasileiro, bem como às relações entre o Estado e sociedade nos processos referentes ao desenvolvimento regional, é um dos objetivos do programa de Pós-graduação  em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os artigos expressam as opções teóricas e empíricas dos docentes do Programa. Os 7capítulos apresentam diferentes dimensões e elementos sobre questões sociais, políticas e econômicas relacionadas às problemáticas regionais, urbanas e rurais.

  • O Banco Mundial na Educação do Tocantins
    v. 1 n. 29 (2020)

    Este livro é oriundo de parte dos estudos desenvolvidos na tese de doutoramento que estudou o   Programa Estrada do Conhecimento – PEC na relação entre as proposituras do Banco Mundial e da Secretaria de Educação do Tocantins por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável – PDRIS e sua configuração em seis escolas públicas, sendo cinco dos anos finais do ensino fundamental e médio e uma dos anos finais do ensino fundamental, localizadas em seis municípios às margens da BR-153, entre 2011 a 2016. Para compreender como as políticas do Banco Mundial se inserem nas escolas públicas no Estado do Tocantins, com o foco no Programa Estrada do Conhecimento – PEC, elegeu-se como objetivos específicos: 1Apreender a ocupação do sertão goiano, a configuração histórica e formação do Estado de Tocantins; 2Analisar se as formas de atuação e ação dos governadores e secretários de educação apresentam consonância com os ditames da nova gestão pública com o foco na descentralização do Estado no sistema de ensino público do Tocantins; 3Analisar como se dá a presença e atuação do Banco Mundial no Estado do Tocantins por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável – PDRIS e como se constitui o Programa Estrada do Conhecimento – PEC; 4- a) Compreender como a avaliação medida por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb foi um critério de escolha das escolas. b) Analisar como as parcerias, reformas e a jornada escolar modificou a gestão das escolas e Compreender a gestão dessas escolas em situação de vulnerabilidade social. Indagou-se como se dá a implementação do PEC no Estado do Tocantins, que tem o mote da vulnerabilidade social e a inserção do Banco Mundial na educação pública do Tocantins. As aproximações com o materialismo histórico-dialético nos conduziram no estudo. Na busca para desvendar a relação do Estado do Tocantins com o Banco Mundial e as implicações para a educação básica pública no movimento dos contrários e por meio da mediação, sobressaíram às categorias de conteúdo: patrimonialismo, autoritarismo e a gestão escolar, com foco na nova gestão pública entendida como face do gerencialismo, pautada nos mesmos princípios da lógica empresarial. O estudo aponta como resultado: o Banco Mundial se insere na Educação básica pública, com a anuência e mediação da Secretaria Estadual de Educação do TO, na implementação de seu projeto econômico, tendo como propósito reafirmar a nova forma de gestão nas escolas públicas de educação básica.

  • GERENCIAMENTO DE INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL
    v. 1 n. 28 (2020)

    Esta ´pesquisa aborda o papel do professor como gestor de interações em uma disciplina online, no Mestrado em Estudos de Linguagens (CEFET/MG), fundamentada na Teoria Sociointeracionista (Vygotsky) e na Teoria da Distância Transacional (Michael G. Moore). O objetivo foi verificar como o professor gerenciou as interações dos alunos nas práticas colaborativas da disciplina observada; como ele percebeu e avaliou a aprendizagem de seus alunos ao final da disciplina e se esse gerenciamento somado às percepções do professor sobre o seu papel, afetaram o desempenho dos alunos.

  • "Aqui o sistema é bruto": o universo sertanejo country e a identidade goiana
    v. 1 n. 27 (2020)

    Este livro analisa algumas manifestações do universo sertanejo country em Goiás, a saber, a exposição agropecuária de Goiânia e os rodeios, com o objetivo de identificar as representações presentes nestas festas e relacioná-las a elementos que compõe a identidade goiana. Importante ressaltar que compreendemos identidade no sentido atribuído por Hall (2000), para quem a identificação coletiva de um grupo é parte de um processo dinâmico e complexo, nunca completado. Neste sentido o universo em questão é apresentado com uma das possibilidades da identidade goiana, entre muitas outras. A intenção e avaliar a forma através da qual as representações em torno das exposições agropecuárias e dos rodeios se articulam relacionando história e imaginário, recriando personagens como o peão de boiadeiro, revestido com um caráter supostamente moderno e apresentado como cowboy e reelaborando símbolos que referenciam o sertão e a ruralidade em Goiás.

     

  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONFRONTANDO E RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS SILENCIADORAS
    v. 1 n. 26 (2020)

    Muitos textos se dedicam a pensar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, das Línguas estrangeiras e da Literatura tendo em vista a necessidade de transformações desses processos. A maioria dos estudos ora apontam para a revisão dos livros didáticos, ora para a denúncia da falta de estruturas das escolas, ora para a procura de novas metodologias de ensino. Em todas essas pesquisas, vemos o desejo de intervir nas práticas escolares numa tentativa de apontar caminhos e reconhecer os vários problemas com os quais a educação se depara.      Este livro reconhece que existe um processo sem o qual não é possível ensino algum: trata-se da leitura. Sobre ela, acreditamos que o professor tem a sua disposição práticas dominantes que   impossibilitam um ensino crítico e cidadão. Para reconhecer esse aspecto, bem como pensar em ações e práticas que lancem um novo olhar sobre o ensino e aprendizagem, faz-se necessário também entendermos o papel da formação de professores. Os professores devem estar empenhados numa ação reflexiva sobre suas práticas na tentativa de formar cidadãos a partir do uso da língua. Em vez de visualizarmos leitura como algo inerte e monológico, em que apenas um sujeito fala, seja ele o professor, o leitor ou o autor, acreditamos que ler é uma prática social. Sendo social, a leitura é dinâmica, pulsante e viva. Portanto, ler um texto é possibilitar o protagonismo do sujeito-leitor em sua interação com o texto. Não parece muito num primeiro momento, mas, se nos lembrarmos que todas as práticas escolares se fundam no silenciamento desse sujeito, a constatação é emancipadora. Na leitura de um texto, o sujeito-leitor se assume como autor ao dialogar com a língua, história e sociedade. Descobre-se como produtor de sentido, ouve outras vozes sociais e entende que a aprendizagem é uma ação reflexiva e crítica. Assim, interagir com um texto é sempre um ato de liberdade. Fazer emergir novas práticas de leituras e novos olhares sobre as relações escolares implica também na redefinição do que se entende por formação de professores. Dentro de novas perspectivas, o professor deve atuar como um agente facilitador, intermediando os processos e dinâmicas sociais na sala de aula. Sua postura se assemelha ainda a de um pesquisador, uma vez que os novos paradigmas de ensino e aprendizagem rechaçam a ideia de que exista um conteúdo pronto e acabado (o saber), cujo único detentor é o professor. Na aula, a postura do professor é a de um intermediador dos vários atores sociais e saberes que estão sendo movimentados ali, contextualizando os sentidos e nos fazendo ver que o ensino se conjuga à vida. Os docentes e pesquisadores que escreveram os textos que compõem essa coletânea concebem leitura como um processo dialógico em que o leitor, de maneira responsiva, interage com o texto e sociedade num processo de troca. Acreditam também na necessidade de o professor refletir sobre suas práticas, possibilitando que assuma novos papéis e transite por outros caminhos no processo de ensino-aprendizagem.

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA: Vivências teórico/práticas no Norte do Tocantins
    v. 1 n. 25 (2020)

    Os artigos contidos neste livro, tem o propósito de versar sobre as vivencias teóricas e práticas de professores e alunos sob a perspectiva do trabalho acadêmico nos pilares do conhecimento no curso de geografia em Araguaína no campus Cimba/UFT. Assim, esta publicação pretende mostrar a importância da formação de professores, inserida no contexto regional do norte do Tocantins, a partir da mediação acadêmica e a realidade dos egressos do curso de Geografia, aproximando teorias inovadoras à realidade socioeconômica e cultural.

  • Frutos Amazônicos: Biotecnologia e Sustentabilidade
    v. 1 n. 24 (2020)

    A coletânea Frutos Amazônicos: Biotecnologia e Sustentabilidade apresenta o potencial de frutos característicos da região Amazônica para a produção de produtos com alto valor agregado e para o desenvolvimento de novos produtos. Os capítulos abordam o potencial biotecnológico dos frutos e dos microrganismos autóctones na indústria de alimentos, farmacêutica e cosmética. Neste contexto, a coletânea apresenta a biotecnologia e a sustentabilidade para o uso sustentável dos frutos para a geração de riquezas e preservação do bioma da Amazônia.

  • FORMANDO PROFESSORES PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REALIDADES E APLICAÇÕES DO CURSO EM LICENCIATURA EM FÍSICA
    v. 1 n. 23 (2020)

    Esta obra foi elaborada através de trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Licenciatura em física modalidade EAD da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Um grande marco para a educação a distância foi as LDB nº 9.394/96. A partir de 2007 todos os professores que atuassem na educação básica deveriam estar certificados em cursos de licenciatura, que lhes permitissem adquirir formação superior para o exercício da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e médio.A Universidade Aberta do Brasil (UAB) completou, em 2016, dez anos de implantação e a Universidade Federal do Tocantins (UFT. O capitulo 2 traz uma explanação sobre a oferta de vagas no curso de licenciatura em física a distância pontando a importância que esta modalidade de ensino no Tocantins tem, enaltecendo seu papel fundamental na mudança nas diferentes realidades do ensino, principalmente na área rural exposta neste trabalho. Os demais capítulos fazem referência a trabalhos de alunos formados pelo curso entre os anos de 2016 a 2020, sempre com a supervisão da professora coordenadora de estágio, autorização da escola e acompanhamento do (s) professor (es) responsável (eis),todas do estado de Tocantins. Para a seleção dos trabalhos apresentados foram trabalhados alguns critérios. todos os colégios são públicos e as aplicações acontecem foram realizadas com discentes do ensino médio. Espera-se que a leitura traga ao leitor um pouco do universo cotidiano das escolas do estado, suas dualidades e suas superações.

  • Formação de professores: cenários e perspectivas em tempos de incertezas
    v. 1 n. 22 (2020)

    Esta obra é uma produção coletiva que visa apresentar reflexões sobre a formação de professores e práticas em tempos de incerteza. Observa-se diversos desafios políticos e sociais que as propostas de formação de professores sofrem frente às conjunturas políticas e econômicas, com projetos de cunho não democrático e valorização dos ideários neoliberal por meio de reformas curriculares no ensino superior e educação básica. Esse livro justifica-se pelo interesse dos pesquisadores em ampliar o diálogo acadêmico no que diz respeito à formação e fazer docente no passado-presente.

  • Política Internacional Contemporânea: Questões Estruturantes e Novos olhares
    v. 1 n. 21 (2020)

    O estudo da Política Internacional envolve o conhecimento dos atores, fenômenos e processos que ocorrem além das fronteiras dos Estados. A presente obra foca nos atores internacionais e temas contemporâneos por meio de um olhar sob a Periferia Global. Esta obra analisa a influência das Organizações Internacionais, das Organizações Não Governamentais e das Empresas Transnacionais, bem como oferece uma visão sobre direitos humanos, cooperação internacional, integração regional, economia política internacional e terrorismo, especialmente a partir do contexto do Sul Global. Portanto, o livro em questão pretende trazer uma discussão atual sobre a Política Internacional e contribuir com a literatura da área, fornecendo um material que possa ser utilizado para complementar o aprendizado de estudantes de graduação e pós-graduação em áreas como Relações Internacionais, Direito Internacional e Ciência Política.

  • Rádio e Cidadania: análise comparada entre Brasil e Portugal
    v. 1 n. 20 (2020)

    O livro busca apresentar a relação entre rádio e cidadania e compreender como este veículo manifesta o seu potencial para o desenvolvimento da cidadania. Estudamos as grades de programação de rádios em Lisboa e em Brasília, entrevistamos os respectivos diretores e realizamos grupos focais, no contexto de diversas organizações sociais, para compreender a relação dos cidadãos com o rádio. Observamos que o rádio continua a ter um grande potencial cívico, mas neste momento, de um modo geral, a sua programação pouco contribui para a promoção de uma cidadania efetiva.

  • Platão, poética e hermenêutica: Filosofia, técnica e compreensão nos estudos platônicos
    v. 1 n. 19 (2020)

    Diante de uma evidente cronologia interna nos diálogos de Platão, surge a necessidade de questionar se se trata de uma cronologia baseada nos fatos reais vivenciados pelo autor ou que a eles foram relatados e, assim, estabelecer se estaria Platão retratando fatos históricos ou inventando uma ficção literária. Partindo da distinção entre sujeito do enunciado (diegese) e sujeito da enunciação (lexis), bem como da variedade de métodos disponíveis para abordagem de uma obra, questionamos se o fundamento da abordagem de uma obra não estaria nela mesma contida. E ao separarmos autor e personagens e conhecendo as relações entre estes, pudemos trilhar um caminho no qual a diferença entre a natureza dos meios pelos quais obtemos o discurso de alguém podem convergir. Assim, como Platão praticamente não “fala” em sua obra, assumimos que seu pensamento estaria contido nas cartas e que justamente por isso, verificamos que ele, o autor, entende que a realidade discursiva humana é naturalmente mimética. Portanto, acreditamos que sua obra é uma obra poético-mimética, isto é, reproduz de modo verossímil o mais que pode a historicidade, os eventos e os personagens. No entanto, os diálogos são compostos por uma heterogeneidade endógena marcada nitidamente pela presença e protagonismo de Sócrates, também pelo seu não protagonismo e, enfim, sua ausência completa. Focamos na Saga socrática e, articulando ao discurso do autor, pretendemos mostrar que nestes diálogos só podemos atestar a autoria poética do autor.

  • Introdução às Metaheurísticas
    v. 1 n. 18 (2020)

    Este livro trata de uma introdução a algumas metaheurísticas, a saber: Simulated Annealing, Busca Tabu, Algoritmos Genéticos, Colônia de Formigas e GRASP. Focamos em tratar basicamente três problemas: uma função bidimensional multimodal, o Problema do Caixeiro Viajante e Problema de Satisfatibilidade Booleana (SAT). Este livro foi estruturado pensando-se como público-alvo os alunos de graduação de engenharia, computação e matemática aplicada. Neste sentido, apresentamos os conteúdos utilizando de linguagem acessível, porém incluindo as definições e aspectos técnicos necessários. Portanto, desejamos uma boa leitura e bom aprendizado.

  • Leituras Sobre o Homem: Entre a Natureza e as Normas
    v. 1 n. 17 (2020)

    Esta obra tem como objetivo um estudo sobre a representação sobre o homem em alguns pensadores da era moderna e contemporânea. Dividida em dois blocos. O primeiro privilegia os intelectuais fundadores do Iluminismo, como John Locke, Immanuel Kant, Voltaire e Jean-Jacques Rousseau; já o segundo bloco, estuda-se as representações em Hannah Arendt, John Rawls, Jürgen Habermas e Zygmund Bauman.  No Iluminismo, há uma preocupação na fundação do homem moderno como um ser de razão universal; já na contemporaneidade, ingressa a problemática do capitalismo avançado, com ameaça à antiga representação.

     

  • IDENTIDADE E TERRITORIALIDADE NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO ILHA DE SÃO VICENTE – TOCANTINS
    v. 1 n. 16 (2020)

    Analisa as relações identitárias e territoriais da Comunidade Remanescente de Quilombo Ilha de São Vicente, localizada no rio Araguaia - Araguatins - Tocantins, além de discutir a questão da ocupação agrária na região do Bico do Papagaio, contextualiza a presença negra no estado, faz a etnografia da comunidade para compreender o processo de construção da identidade, as categorias de identificações locais (quilombola e remanescente) e a territorialidade partindo dos vínculos com a terra, com as águas (rio e lagoas) e as relações de parentesco/afinidade que unem as famílias.

  • PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E DIVERSIDADE
    v. 1 n. 15 (2020)

    Esta coletânea, organizada em três partes, apresenta textos que ampliam a compreensão do/a leitor/a sobre a promoção de saúde, em uma perspectiva de reconhecimento da diversidade e de valorização da interdisciplinaridade. A primeira parte apresenta reflexões sobre a “Promoção da Saúde Mental”, também voltada para a população indígena. A segunda parte discute o tema “Saúde Mental e Gênero”, pensando vulnerabilidades vividas por diferentes mulheres. Finalmente, a terceira parte, “Políticas de Saúde e Sexualidades”, problematiza a relação entre saúde e diversidade sexual.

  • Compartilhamento saberes extensionistas no norte do Tocantins: As experiências de Tocantinópolis
    v. 1 n. 14 (2020)

    As reflexões aqui propostas baseiam-se no diálogo entre comunidade acadêmica e comunidade externa, pautada em ações desenvolvidas pelos (as) coordenadores (as) e colaboradores (as) dos projetos de extensão e demais ações desenvolvidas. Os capítulos aqui presentes, revelam uma diversidade de saberes advindos de áreas distintas, a exemplo da Pedagogia, Educação Física,  Ciências Sociais e Educação do Campo. Além disso, traz no seu posfácio a percepção da direção do Câmpus de Tocantinópolis que reforça por sua vez a importância da extensão para o universidade e  para a região.

  • PESQUISAS EM ENSINO DE FILOSOFIA: experiências no PROF-FILO
    v. 1 n. 13 (2020)

    O livro traz uma coletânea de artigos com os resultados de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Filosofia na UFT e em outras universidades. Os textos, escritos em parceria entre estudantes do mestrado e seus orientadores, expõem as experiências de práticas filosóficas nas escolas, abarcando temas como violência, preconceito, suicídio, resistências e reação às notícias falsas. O objetivo é compartilhar tais experiências e apresentar as boas práticas no Ensino de Filosofia, que podem ser replicadas em outros contextos.

  • Filosofia em Debate - vol. 3
    v. 1 n. 12 (2020)

    Este terceiro volume da coleção “Filosofia em Debate” oferece uma seleção dos trabalho atualmente desenvolvidos pelo professores do curso de Licenciatura em Filosofia da UFT, integrantes do grupo de pesquisa “Estudos filosóficos sobre a formação humana”. Orientados em torno dos conceitos de “desejo, poder e democracia”, os capítulos desta obra oferecem um panorama amplo de reflexões filosóficas sobre questões do passado e do presente.

  • Educação do Campo e pesquisa educacional: sujeitos, saberes e práticas educativas
    v. 1 n. 11 (2020)

    A obra Educação do Campo e pesquisa educacional: sujeitos, saberes e práticas educativas, reúne pesquisas que focalizam a Educação do Campo em suas diversas dimensões: sujeitos, formação, contextos, práticas e epistemologias, cuja intencionalidade é contribuir com o debate em torno desse campo de investigação, que é fecundado pela multiplicidade de experiências apresentadas nos capítulos da obra pelos(a)s seus/suas autores(as). As reflexões socializadas no livro possibilitam, ainda, a potencialização da produção de conhecimento, aprofundamento de estudos e análises sobre processos educativos em desenvolvimento, na área em evidência.

  • Do VHDL ao VHDL-AMS em 1 dia
    v. 1 n. 10 (2020)

    Linguagens de descrição de hardware são elementos indispensáveis em qualquer projeto ou pesquisa sobre hardware. E muitas vezes é trabalhoso aprender a gramática de uma nova linguagem, ou mesmo nos esquecemos de certos detalhes. Assim, decidimos produzir esse material para auxiliar os iniciantes, ou mesmo servir como material de consulta para usuários intermediários. O VHDL é a escolha mais óbvia para ser aprendida devido a sua simplicidade e sua ampla utilização nas universidades. Já o VHDL-AMS é uma extensão muito poderosa do VHDL e não poderia ser deixado de lado nessa obra.

  • Diálogos sobre Fitoterapia
    v. 1 n. 9 (2020)

    O livro DIALOGOS SOBRE FITOTERAPIA foi escrito por pesquisadores e alunos da UFT que trabalham com esta temática em seus laboratórios de pesquisa, nas áreas de microbiologia, toxicologia, farmacologia, ciência de alimentos entre outros; além de profissionais que atuam na prática clínica com esta terapia em seus consultórios e locais de trabalho, esse livro reúne um pouco da visão de algumas áreas da saúde e traz resultados de pesquisas dando suporte ao uso, de forma um pouco mais orientada, das plantas medicinais abordadas e que fazem parte do cotidiano de comunidades de nossa região.

  • Agropecuária e Meio Ambiente
    v. 1 n. 8 (2020)

    Agropecuária e meio ambiente são as temáticas adotadas para o desenvolvimento dos estudos que compõem os capítulos deste livro. A abertura do livro, inicialmente, apresenta uma abordagem ampla sobre os serviços ecossistêmicos, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, encaminhando para discussões específicas e estudos empíricos sobre os impactos socioambientais relativos a agropecuária tanto no meio rural quanto no meio urbano, trazendo questões acerca de saúde e agrotóxicos, agricultura familiar, agroecologia, agricultura urbana e questões hídricas.

  • COMPOSIÇÃO DISCURSIVA DO SUCESSO: efeitos materiais no uso da língua
    v. 1 n. 7 (2020)

    O sucesso não é um mero item lexical. O sucesso alimenta e fomenta um enorme mercado capilarizado pela grande mídia e pela literatura de autoajuda. Em cada âmbito de atuação o discurso do sucesso parece desenvolver recursos para se perpetuar. Um desses refere-se aos sentidos atribuídos ao sucesso, enquanto outro se liga a criação de condições idealizadas de produção na qual se encontraram em difusão de efeitos. Visando analisar os mecanismos de constituição da repercussão do sucesso na mídia e na literatura de autoajuda, escolhemos aleatoriamente três obras: "Além do topo: o sucesso e sua felicidade não têm limites" (2011), "O sucesso ao seu alcance" (2010) e "Manual do sucesso total" (2000), bem como três notícias transmitidas pela mídia Pabllo Vittar rebate críticas em relação à voz: 'Ainda vão ouvir essa voz aguda por muito tempo' (G1), Ed Motta elogia Pabllo Vittar: ‘Talento verdadeiro e genuíno’(Veja) e Elza Soares: a voz rouca das ruas (Veja). Para tanto empregaremos o aparato conceitual e metodológico da Análise do discurso derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux, num primeiro capítulo, objetivando problematizar e compreender outros possíveis sentidos do sucesso envidaremos por áreas subjacentes à Análise do Discurso, num segundo capítulo, a partir do cotejamento dos resultados obtidos nas análises empreendidas no capítulo três, entenderemos a composição dos discursos do sucesso na sociedade brasileira atual.

  • Centralidade e centro urbano: uma proposição conceitual e analítica para Palmas-TO
    v. 1 n. 6 (2020)

    O livro aborda a questão dos centros urbanos e o fenômeno das centralidades na atualidade buscando entender suas formações na última capital brasileira, Palmas-TO. A pesquisa demonstra que o fenômeno da multicentralidade ocorreu em Palmas de maneira prematura em decorrência da lógica capitalista de produção do espaço urbano e busca identificar, conceituar e categorizar os centros e subcentros da cidade. Para isso, o livro apresenta a evolução do pensamento científico sobre centros, subcentros e centralidades, assim como as diferentes abordagens e métodos para identificá-los.

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