v. 9 n. 1 (2023): PESQUISAS EM ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIA NO PROF-FILO VOL 02

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Coletânea organizada em duas partes. Uma primeira abarca análises e reflexões sobre as Reformas Educacionais Brasileiras e o Ensino da Filosofia; entre elas são objeto de análise a lei 10.639/2003 e a lei 11.645/2009, que normatizaram a presença de conteúdos sobre as africanidades e da cultura indígena, respectivamente, no currículo escolar, com referência especial às aulas de filosofia. E, também, a lei 13.415/2017, que se refere à nova estrutura curricular do ensino médio, que retirou a filosofia da categoria de disciplina e a nomeou como “estudos e práticas”. A formação continuada de professores e professoras de filosofia realizada no âmbito do Prof-Filo e a abrangência da constituição do pensamento filosófico brasileiro são temas que se somam para dar a pensar aos leitores e às leitoras sobre a complexidade das práticas de ensino da filosofia no Brasil. A segunda parte do livro – Fundamentos de Educação e Ensino de Filosofia, como seu título expressa, é composta por cinco (5) capítulos que tomam como referência filósofos e filósofas para pensar a educação e, de modo mais específico, o ensino da filosofia; Adorno, Hannah Arendt, Deleuze, Macintyre se destacam como referências centrais. Deste modo, esta segunda parte indica que estudos sobre ensino da filosofia e sobre filosofia da educação tem uma relação de familiaridade, a qual impede que uma linha nítida de separação epistêmica entre eles seja colocada; ao contrário, reforça a histórica interdependência entre Filosofia e Educação. É este um livro que oferece muitas ideias. É um livro que nos dá a pensar e que se mostra como afirmação da pesquisa produzida a partir do encontro entre universidade pública e escola básica.

Publicado: 2023-09-15

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