v. 1 n. 1 (2023): Didática da Educação Superior e a formação pedagógica de docente na Pós-Graduação Stricto Sensu
A criação da Rides tem um sentido político e pedagógico e foi idealizada por Ilma Passos Alencastro Veiga, com o intuito de articular e integrar pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dando visibilidade às pesquisas e publicações sobre docência na Educação Básica e na Superior. Este livro é um dos frutos desse empreendimento coletivo que tem na figura de Veiga, a timoneira, que, ao longo de anos, vem conduzindo com ética, sensibilidade, vigor e sabedoria a pesquisa e a formação docente, como eixos estruturantes da educação superior São essas/es educadoras/es que inquietas/os com as divergências na concepção, desenvolvimento e avaliação das propostas formativas na pós-graduação stricto sensu por meio da disciplina curricular Didática da Educação Superior e com os desafios que envolvem a formação pedagógica de docentes para a educação superior, se reuniram em uma pesquisa inter-regional para estudarpropostas voltadas à formação pedagógica de docentes para a educação superior, no período de 2020 a 2022. Essa formação pedagógica é voltada para os pós-graduandos que pretendem atuar como docentes na educação superior.