v. 2 n. 1 (2023): PESQUISA CIENTÍFICA NO CENTRO DO MAGISTÉRIO: memórias forjadas nos desafios da vida
Este livro é uma versão adaptada do meu memorial acadêmico descritivo apresentado na modalidade remota, no dia 05 de julho de 2022, numa tarde calorosa, conforme costumeiro em Palmas, no Estado do Tocantins. Foi um momento fortalecedor, muito especial em minha vida profissional e, portanto, ficará registrado em minhas lembranças. O memorial acadêmico descritivo é exigido como requisito parcial para promoção docente à Classe E – Professor Titular, na Universidade Federal do Tocantins (UFT)1.
Em 17 de novembro de 2005, ingressei na referida instituição como docente efetivo na classe de Professor Assistente. Foram quase 17 anos de trabalho ininterrupto e alocação em dois câmpus da mesma universidade. Aqui apresento uma análise descritiva da minha produção acadêmica no período. Diante de uma banca formada por quatro professores titulares, fui submetido à avalição pública para alcançar a classe e o nível máximos da carreira do magistério da rede pública federal de ensino superior no Brasil. Na instituição, fui o primeiro docente na Área de Letras e do curso ao qual estou vinculado, Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas, a alcançar tal posição acadêmica.
Para redigir este texto, procurei me distanciar do registro acadêmico convencional, marcado principalmente pela impessoalidade e objetividade. Assim, esforcei-me para elaborar um estilo memorialístico e confesso que matutei bastante para iniciar a empreitada, pois não tinha experiência com a efetiva produção do registro reflexivo profissional, apesar de assumi-lo como objeto de investigação científica em pesquisas.