GERENCIAMENTO DE INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL
Palavras-chave:
Ensino a distância; ambientes digitais de aprendizagem; Gerenciamento de interações em EaD; interação professor-alunoResumo
Esta ´pesquisa aborda o papel do professor como gestor de interações em uma disciplina online, no Mestrado em Estudos de Linguagens (CEFET/MG), fundamentada na Teoria Sociointeracionista (Vygotsky) e na Teoria da Distância Transacional (Michael G. Moore). O objetivo foi verificar como o professor gerenciou as interações dos alunos nas práticas colaborativas da disciplina observada; como ele percebeu e avaliou a aprendizagem de seus alunos ao final da disciplina e se esse gerenciamento somado às percepções do professor sobre o seu papel, afetaram o desempenho dos alunos.
Referências
ALMEIDA, Luis Rogério Gomes de. Ensino Colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), São Paulo, 2010.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, 29 v., n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
ALVES, Thelma Panerai; ARAÚJO, Renata. O Moodle e o Facebook como espaços pedagógicos: percepções discentes acerca da utilização destes ambientes. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, 4 v., n. 2, 16 p., 2013. Disponível em: www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/download/143/pdf_26+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 18 jun. 2015.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5 ed. Joinville: Univille, 2009, Cap. 3. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/124590/mod_resource/content/1/Txt%2B13_Anastasiou_estrategias%20de%20ensino.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.
APARICI, Roberto; ACEDO, Sara Osuna. Aprendizagem colaborativa e ensino virtual: uma experiência no dia-a-dia de uma universidade a distância. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Orgs.). Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro, Wak Ed., 2010, p. 137-156.
BARBOZA, Luciana Caixeta. O diálogo professor-aluno em interações mediadas pela internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Física e Faculdade de Educação, USP (Universidade de São Paulo), São Paulo, 2008.
BECHARA, João José Bignetti; HAGUENAUER, Cristina Jasbinschek. Alguns discursos acerca da fundamentação pedagógica da aprendizagem em ambientes virtuais. (Relatório de pesquisa). Maio 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/5112008111851PM.pdf. Acesso em: 09 jun. 2015.
BERNARDINI, Andréia Ana. Avaliação crítica de uma experiência de uso de um ambiente virtual de ensino. 2003. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) – Instituto de Informática, UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Rio Grande do Sul, 2003.
BORGES, Ilma. Prática pedagógica, processos interativos humanos e a construção do conhecimento usando a Internet: uma análise a partir da teoria histórico-cultural de Lev S. Vygotsky. 2000. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BOUHNIK, Dan; MARCUS, Tali. Interaction in distance-learning courses. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Bar-Ilan University, Ramat Gan, Israel, volume 57, issue 3, 299-305, February 1, 2006. Disponível em: http://www.bar-oriyan.com/portals/0/%D7%A0%D7%99%D7%94%D7%95%D7%9C%20%D7%99%D7%93%D7%A2/interaction%20in%20distance%20learning%20courses.pdf. Acesso em: 18 fev. 2015.
BOYD, R. A.; APPS, J.W. and Associates. Redefining the Discipline of Adult Education. San Francisco: Jossey-Bass, 1980, 219 pages. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_transacional. Acesso em: 25 abr. 2015.
CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. In: Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, 101-122, jan-jun 2005. Disponível em: http://rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/viewFile/198/165. Acesso em: 22 jan 2015.
CURTIS, D. D.; LAWSON, M. J. Exploring collaborative online learning. Journal of
Asynchronous Learning Networks, volume 5, issue 1, 21-34, Feb. 2001. Disponível em: http://wikieducator.org/images/6/60/ALN_Collaborative_Learning.pdf. Acesso em: 19 fev. 2015.
DEBSKY, R.; LEVY, M. (EDS.). Worldcall: Global perspectives on computer-assisted language learning. Lisse: Swets and Zeitlinger, 1999, p. 363. In: PAIVA, V.L.M.O.(Org.) Interação e aprendizagem em ambiente virtual. BH: FALE, 2001.
DEWEY, J.; BENTLEY, A.F. Knowing and the Known. Boston: Beacon Press, 1949. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_transacional. Acesso em: 25 abr. 2015.
DIAS, Reinildes. Webquests: tecnologias, multiletramentos e formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. Belo Horizonte: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 4, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/2012nahead/aop1212. Acesso em: 7 abr. 2015.
DÍAZ, Elizabeth Felicitas V. V. de. Estudo do desenvolvimento das interações a partir de uma realidade de alunos geograficamente separados. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), São Paulo, 2004.
DUARTE, Gilmar Pereira. As funções do tutor online: análise da interatividade tutor-aluno no projeto piloto do curso de administração de empresas da Universidade Federal do Piauí. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica) – Faculdade de Educação, UNB (Universidade de Brasília), Brasília, 2008.
FERREIRA, Jacques de Lima; CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez; TORRES, Patrícia Lupion. O uso pedagógico da rede social Facebook. In: TORRES, Patricia Lupion; WAGNER, Paulo Rech (Org). Redes Sociais e educação: desafios contemporâneos / Comunidade Virtual de Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/199. Acesso em: 15 abr. 2015.
FIALHO, Francisco Antonio Pereira; FIALHO; Gustavo Loureiro. Formando os magos do amanhã. In: SCHNEIDER, H., N.; LACKS, S. (Org). Educação no século XXI: Desafios e Perspectivas. São Cristóvão: Editora UFS, 2012.
FONSECA, Enir da Silva. Interatividade na educação à distância. Revista Científica Integrada, Unaerp Campus Guarujá, Ano 1, Edição 1, Mar. 2012. Disponível em: http://www.unaerp.br/revista-cientifica-integrada/edicoes-anteriores/edicao-n-1-2014/1452-123-396-1-sm/file. Acesso em: 22 out. 2015.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Disponível em: www.dhnet.org.br/direitos/.../paulo_freire_cartas_a_guine_bissau.pdf. Acesso em: 19 mar. 2015.
GILSTER, Paul. Digital Literacy. New York: Wiley, 1997.
GROF, Luciana et al. A teoria da distância transaccional – Michael Moore (2010). Universidade Aberta em qualquer lugar do mundo. Disponível em: https://mariarosaliaguerreiro.files.wordpress.com/2015/05/a-teoria-da-distc3a2ncia-transaccional.pdf. Acesso em: 23 jun. 2015.
IVIC, Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. In: COELHO, Pereira Edgar (org.). Lev. Semionovich Vygotsky. Tradução Edgar Pereira Coelho. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p.11-34. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em: 18 ago. 2015.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e à distância. 6ed. Campinas: Papirus, 2008.
LEAL, Viviane Pereira Lima Verde. O chat quando não é chato: o papel da mediação pedagógica em chats educacionais. In: ARAÚJO, Júlio César (Org.). Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 48-63.
LEÃO, Christiane Louise. Aspectos interacionais nos ambientes digitais de uma disciplina a distância do POSLING-CEFET/MG. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
LEFFA, Vilson J. Interação virtual versus interação face a face: o jogo de presenças e ausências. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, ago. 2005, 13 p. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/interacao_virtual_e_face.pdf. Acesso em: 15 jan. 2014.
LEIVAS, Marcos. Das folhas de papel para o universo digital: o jogo “stop” agora em game on-line. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Novo Hamburgo, RS, 17 a 19 de maio 2010, 14 p. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/.../R20-1180-1.pdf. Acesso em: 14 abr. 2015.
LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
MACHADO, A. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas (SP): Papirus, 1997.
MARCUS, T. Communication, technology and education—The role of the discussion group in asynchronic distance-learning courses as a beneficial factor in the learning process. 2003. (Unpublished Master’s thesis). Bar-Ilan University, Ramat Gan, Israel, 2003. In: BOUHNIK, Dan; MARCUS, Tali. Interaction in Distance-Learning Courses. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 57 (3): p. 299-305, 2006. Disponível em: http://www.academia.edu/3470222/Interaction_in_distance_learning_courses. Acesso em 19 mar. 2015.
MATIAS, Cilene de Souza; MACIEL, Antônio Carlos. As principais contribuições de vygotsky dando ênfase aos processos psicológicos superiores no aspecto educacional de crianças de cinco e seis anos: uma experiência na comunidade da vila princesa, XIII Seminário de Iniciação Científica, Artigo PIBIC, 8 p., Anais 2004-2005. Disponível em: http://www.pibic.unir.br/anais/2004-2005/XII%20SEMIN%C3%81RIO%20FINAL%20-%202004-2005/arq_pdf/cilene.pdf. Acesso em: 8 jun 2015.
MATTAR, João. Tutoria e interação em educação à distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. Trad. Wilson Azevêdo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, 14 p., ago. 2002. Disponível em:<http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2002_Teoria_Distancia_Transacional_Michael_Moore.pdf>. Acesso em: 4 maio 2015.
_______, Michael G. Three types of interaction. In: American journal of distance education, vol. 3, n.2, 4 p., 1989. Disponível em: http://aris.teluq.uquebec.ca/portals/598/t3_moore1989.pdf. Acesso em: 11 jun 2015.
MORAN, José Manuel. O que é educação à distância? (2002) Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em: 02 jul 2015.
________, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ed. Campinas: Papirus, 2011.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MOREIRA, M. A. O construtivismo de Vygotsky. In: MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: comportamentalismo, construtivismo e humanismo. (Coletânea de breves monografias sobre teorias de aprendizagem como subsídio para o professor pesquisador, particularmente da área de ciências). Porto Alegre: 2009, p. 19-24. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios5.pdf. Acesso em: 22 fev. 2015.
MÜLLER, César Augusto. Análise das interações no processo de ensino e aprendizagem em educação à distância. 2001. 183 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), Rio Grande do Sul, 2001.
NETO, João Gomes da Silva; CAMPOS, Marineide Furtado. A explicação no letramento digital: reflexão preliminar sobre o ambiente de ensino-aprendizagem via web. In: RIBEIRO, Ana Elisa et al (orgs). Revista Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/a/a-explicacao-no-letramento-digital.pdf. Acesso em: 26 fev. 2015.
OLIVEIRA, M. K. de. Teorias psicogenéticas em discussão. 5 ed. São Paulo: Summus, 1992.
PAIVA, V. L. M. O. Derrubando paredes e construindo comunidades de aprendizagem. In: LEFFA, V (org.). O professor de línguas estrangeiras. Pelotas: ALAB & Educat/UCPel, 2001, p.193-209. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Professor_de_linguas_2ed.pdf Acesso em: 7 mar. 2015.
PAIVA, Vera Menezes; BRAGA, Júnia. Reconfigurando a sala de aula em ambientes virtuais de aprendizagem, UFMG, 15 p., 2008. Disponível em: http://www.veramenezes.com/verajunia.pdf. Acesso em: 15 maio 2015.
PARREIRAS, Vicente Aguimar. A sala de aula digital sob a perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa. 2005. 343 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
RODRIGUES, Ricardo Carvalho. Educação à distância em cursos presenciais do ensino superior: uma análise de estratégias pedagógicas não presenciais. 2002. 158 f. Dissertação apresentada à Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2002.
SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTOS, Maria de Nazaré Branco dos. Usos integrativos das TIC/TDIC nas pesquisas do mestrado em educação tecnológica do CEFET-MG de 1992 a 2012. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de linguagens) – CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), Belo Horizonte, 2013.
SILVA, Marco. O que é interatividade? In: Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro, 24 v., n.2, p. 27-35, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.senac.br/informativo/bts/242/boltec242d.htm. Acesso em: 22 mar 2015.
___________. Sala de aula interativa. 2ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2001(a).
___________. Sala de aula interativa: a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande/MS: set. 2001, 20 p. Disponível em: www.unesp.br/proex/opiniao/np8silva3.pdf. Acesso em: 25 mar 2015.
SILVA, Marden Oliveira. Estudo da interação em contexto de ensino de pronúncia da língua inglesa. 2012. 205 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – CEFET - MG (Centro Federal de Educação Tecnológica), Belo Horizonte, 2012.
SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. A EaD como suporte à prática de ensino no processo de formação de professores. 2002. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), São Paulo, 2002.
SILVA, Priscilla Chantal Duarte; SHITSUKA, Ricardo; MORAIS, Gustavo Rodrigues de. Estratégias de ensino/aprendizagem em ambientes virtuais: estudo comparativo do ensino de língua estrangeira no sistema EaD e presencial. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 12 v., 25 p ,2013. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/edicoes/2013/2013_Edicao.htm. Acesso em: 01/08/2015.
SIMS, Rod. Interactivity: a forgotten art? Faculty of Education, University of Technology, Sidney, 27 jan. 1997. Disponível em: http://www2.gsu.edu/~wwwitr/docs/interact/. Acesso em: 22 jun. 2015.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
______________. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, 13 p., jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002. Acesso em: 07/07/2015.
_______________. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n.81, p. 143-160, dec. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Acesso em: 10/07/2015.
TORRES, P.; FIALHO, A. Educação à distância: passado, presente e futuro. In: LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009, p. 456-461.
VALENTE, José Armando. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da. Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel. Educação à distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
VIDAL, Eloísa Maia; MAIA, José Everardo Bessa. Introdução à Educação a Distância. Fortaleza: RDS Editora, 2010.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
___________, Lev. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, Lev. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Mana da Penha Villalobos. 52 ed. São Paulo: Ícone - Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
XAVIER, Antônio Carlos; SANTOS, Carmi Ferraz. E-forum na Internet: um gênero digital. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASI-RODRIGUES, Bernardete (Orgs.). Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
_________. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Cristhian Matheus Herrera. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZANELLA, Andréa Vieira. Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em algumas situações variadas. Revista Temas em Psicologia [online], vol. 2, n. 2, p. 97-110, 1994. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X1994000200011&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 25/05/2015.