As mídias digitais e a nova sociedade: um olhar sobre as interações humanas e as relações organizacionais

Autores

  • Suzana Gilioli Nunes UFT
  • Nelson Russo de Moraes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Fernando da Cruz Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Palavras-chave:

Mídias digitais, Interação social humana, Comunicação organizacional

Resumo

Iniciando com um fio-condutor filosófico, sociológico e antropológico defende uma conceituação mais ampla de redes sociais. Traz a convergência entre os campos das organizações, computação, comunicação e democracia, para então apresentar as mídias digitais, dentro das novas tecnologias da informação e comunicação e da internet, campo tecnológico e fenômeno sociológico do século XX. Por fim, dentro da “nova sociedade” apresenta algumas das novas faces das organizações e da interação humana, finalizando com alguns desafios à humanidade no campo das mídias digitais.

Biografia do Autor

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professor Associado na UNESP. Livre-docente em Gestão e Educação Ambiental. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Mestre em Serviço Social (UNESP) e Graduado em Administração (ITE/Bauru).

Fernando da Cruz Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestrando em Agronegócio e Desenvolvimento/PGAD - UNESP. Graduado em Administração pela UNESP. Editor Técnico da Revista Observatório.

Referências

ADLER, Richard.; FIRESTONE, Charles. A conquista da atenção. A publicidade e as novas formas de comunicação. São Paulo: Nobel, 2002.

AMANTE, Lúcia. Facebook e novas sociabilidades: contributos da investigação. In: PORTO, C., and SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 27-46. Disponível em http://books.scielo.org/id/c3h5q/pdf/porto-9788578792831-03.pdf . Acesso em 20/08/2020.

ARAGÃO, Fernanda Bôto Paz; FARIAS, Fabíola Gomes; MOTA, Márcio de Oliveira; FREITAS, Ana Augusta Ferreira. Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo. Revista Ciências Administrativas. Vol. 22, n.1, 2016. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/4756/475655250006.pdf . Acesso em 20/08/2020.

ARAÚJO, Silvia Maria; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia: um olhar crítico. 1a.ed. São Paulo: Contexto, 2013.

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 7a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ARRINGTON, M. 85% of college students use Facebook. Tech-Crunch, 2005. Disponível em: http://www.techcrunch. com/2005/09/07/85-of-college-students-use-facebook

ASSUNÇÃO, Raquel Sofia; MATOS, Paula Mena. Perspectivas dos adolescentes sobre o uso do Facebook: um estudo qualitativo. Revista Psicologia em Estudo. Vol. 19, n.3. 2014. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722014000300018&script=sci_arttext&tlng=pt . Acesso em 20/08/2020.

BARNES, J.A. Class and committees in a Norwegian Island Parish. in: LAINHARDT, S. (org.) Social networks. A development paradigm. New York: Academic Press, 1977.

BARROS JÚNIOR, Antonio Walter Ribeiro; Badaró, Claudio Eduardo; FEITOSA, Lourdes Conde; SOUZA, Marcos Alves; MAXIMINO, Sílvio Motta. Antropologia: uma reflexão sobre o homem. Bauru/SP: Edusc, 2011.

BATISTA, Carmen Lúcia. Informação pública: entre o acesso e a informação social. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação (USP), 2010. 202 páginas. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-05112010-110124/publico/2349823.pdf . Acesso em 20/08/2020.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOAS, Franz. Antropologia cultural. Tradução de Celso de Castro. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BOTT, Elizabeth. Família e rede social. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

BOYD, D.; ELLISON, N. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), 2007. Disponível em: http://jcmc.indiana. edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html . Acesso em 20/08/2020.

BRANCALEONE, Cássio. Comunidade, sociedade e sociabilidade: revisitando Ferdinand Tönnies. Revista de Ciências Sociais. vol. 39, n.1, 2008. pág 98 a 104.

BRASIL. Controladoria Geral da União - CGU. Disponível em https://www.gov.br/cgu/pt-br

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O surgimento do Estado republicano. Revista Lua Nova, n.64, 2004. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64452004000200008&script=sci_arttext . Acesso em 20/08/2020.

BUENO, Wilson da Costa. A Comunicação como espelho das culturas empresariais. Revista Imes - Comunicação, ano I, nº 1, jul/dez 2000.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

CASTELLS, Manuel. La sociedad red: una visión global. Espanha: Alianza, 2006.

CASTELLS, Manuel. A galaxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASTRO, Celso. Textos básicos de Antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

CIRIBELI, João Paulo; PAIVA, Victor Hugo Pereira. Redes e mídias sociais na internet: realidade e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação. Vol.13, n.12. Belo Horizonte: Mediação, jan/jun/2011.

COASE, Ronald H. The nature of the firm. In: ______. The firm, the market and the law. Chicago: University of Chicago Press, 1990.

CORRÊA, Elizabeth Saad. Comunicação digital e novas mídias institucionais.In: KUnSCh,Margarida M. Krohling (Org.).Comunicação organizacional. Vol. 1. histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 317-335.

CORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro; MOREIRA, Maria Faia Rafael. Novas formas de comunicação: história do Facebook, uma história necessariamente breve. Revista Alceu, Vol. 14, n. 28, 2014. Disponível em http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu%2028%20-%20168-187.pdf . Acesso em 20/08/2020.

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 4ªed. São Paulo: Moderna, 2010.

CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional – 2. ed. rev. e atual. – Brasília : Casa das Musas, 2012.

DEGENNE, Alain; FORSÉ, Michel. Les résaux sociaux. Paris: Armand Colin, 1994.

DEITEL, A. et al. Internet e word wide web: como programar. 2a.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DINIZ, Eduardo H. et al. O governo eletrônico no Brasil: perspectiva histórica a partir de um modelo estruturado de análise. RAP - Revista de Administração Pública, v. 43, n. 1, p. 23-48, jan./fev. 2009.

DORNELLES, Jonatas. O orkut e a terceira forma de sociabilidade. Revista de Ciências Sociais da Unisinos. Vol. 41, n.3, pág 163-171. Disponível em http://www.revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/6265 . Acesso em 20/08/2020.

ELLISON, N. B.; STEINFIELD C.; LAMPLE, C. The benefits of Facebook “friends:” Social capital and college students’ use of online social network sites. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 12(4), 2007. Disponível em: http://jcmc. indiana.edu/vol12/issue4/ellison.html. . Acesso em 20/08/2020.

ESCUDEIRO, Regina. Comunicação pública: a voz do cidadão na esfera pública - construindo um novo paradigma profissional. Curitiba: Editora Appris, 2015.

FAUSTINO, Raquel; OLIVEIRA, Tamires Morete; MAHER, Terezinha Machado. O cyberbullying no Orkut: a agressão pela linguagem. Revista Língua, Literatura e Ensino - UNICAMP, maio de 2008, v.3. Disponível em http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/lle/article/view/124/105 . Acesso em 20/08/2020.

FERNANDES, Rubem César. Privado, porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FUSCO, Camila. Este será o seu computador. Exame. São Paulo, n.39, p.30., 28/set/2010.

FRANÇA, H. E. C. ELOY, C. C. Jornalismo e transparência: um levantamento sobre o uso de ferramentas de acesso à informação por profissionais da imprensa e seus efeitos na produção de notícias. 2019. Texto disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/ixsesa/ixsesa/paper/view/4651/2827 . Acesso em 14 de agosto 2020.

GABRIEL, M. SEM e SEO: dominando o marketing da busca. São Paulo: Novatec, 2009.

GALGANO, Francesco. L’imprenditore. 3. ed. Bologna: Nicola Zanichelli S.p.A., 1980.

GALINDO, Daniel dos Santos. Propaganda: inteira e ativa. São Paulo: Futura, 2002.

GALINDO, Daniel Santos.Teorias e estratégias de publicidade e propaganda. In.: KUNSCHI, Margarida Maria (org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul/SP: Difusão Editora, 2008.

GIL, Angel Infestas. Sociologia de la empresa. Salamanca: Amarú Ediciones, 1991.

GIL, Henrique. A passagem da Web 1.0 para a Web 2.0 e… Web 3.0: potenciais consequências para uma «humanização» em contexto educativo. Educatic. Boletim Informativo. ISSN 2183-0878. Nº 5. p. 1-2. 2014.

GLEICK, James. The information: a history, a theory, a flood. New York: Patheon books, 2011.

GOMES, Wilson. A democracia no mundo digital: história, problemas e temas. Salvador: Editora SESC, 2018.

GOMES, Wilson; MAIA, Rousiley C.M. Comunicação e democracia: problemas & perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.

GONÇALVES, Flavio Silva. Infraestrutura de acesso à internet banda larga em países continentais. In: SILVA, Sivaldo Pereira; BIONDI, Antônio (orgs.). Caminhos para a universalização da internet banda larga: experiências internacionais e desafios brasileiros. São Paulo: Intervozes, 2012, p. 115 a 150.

HALL, J.A.; YKEMBERRY, G.J. O Estado. Lisboa/Portugal: Estampa, 1990.

HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1995.

HONEYCUTT, C.; HERRING, S. C. Beyond microblogging: conversation and collaboration via Twitter. Proceedings of the Forty-Second Hawai’i International Conference on System Sciences. Los Alamitos, CA: IEEE Press, 2009. Disponível em: http://ella.slis.indiana.edu/~herring/honeycutt.herring.2009. pdf. . Acesso em 20/08/2020.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KLAUS, George. Wörterbuch der Kybernetik. Frankfurt/Main: Fisher, 1969.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KREEPS, Gary L. La comunicación en las organizaciones. 2a. ed. Buenos Aires: AddisonWesley Iberoamericana, 1995.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2006.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-rede. Salvador: EDUFBA, 2012.

LEMOS, André. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Revista Matrizes. n.1, outubro/2007. Disponível em https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38180/40911 . Acesso em 20/08/2020.

LEMOS, André. A cidade na sociedade da Informação. Rio de Janeiro: E-Papers, 2005.

LESLY, P. The Nature and Role of Public Relations. In Lesly, Philip - Lesly’s Handbook of Public Relations and Communications. 5ª Edição. Chicago: Contemporary Books. pp. 3-19. 1997

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000.

LONDON, Jack. Adeus facebook: o mundo pós-digital. Rio de Janeiro: Valentina, 2013.

MALMANN, Alexandre. A rede social Twitter e o processo de banalização do fenômeno bullingying no Brasil. Anais do II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. 03 e 04/11/2011. Universidade Federal de Goiás. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/253/o/Alexandre_Malmann.pdf . Acesso em 20/08/2020.

MANFIO, V. BITTENCOURT, C. M. Informação, Transparência E Controle Social no Estado Democrático de Direito. 2019. Texto disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/19545 . Acesso em 20/08/2020.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagem, ambiente e redes. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. Bauru/SP: EdUSC, 2000.

MCKENNA, R. As cinco regras do novo marketing. Revista HSM Management, 22, 14-22. setembro/outubro, 2006.

MERCKLÉ, Pierre. Sociologie des réseaux sociaux. Paris: Le Découverte, 2004.

MISCHAUD, E. Twitter: expressions of the whole self. An investigation into user appropriation of a web-based communications platform. Dissertação de mestrado em Politics and Communication. London School of Economics and Political Science, 2007. Disponível em: http://www.lse.ac.uk/collections/media@lse/mediaWorkingPapers/MScDissertationSeries/Mischaud_ final.pdf. Acesso em: 20/01/2009

MOCELLIM, Alan. Internet e identidade: um estudo sobre o website orkut. Revista Em Tese. Vol.3, n.2. 2007. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/13477/12360 . Acesso em 20/08/2020.

MORAES, Nelson Russo; BRAGA JÚNIOR, Sérgio Silva; LOURENZANI, Ana Elisa Bressan Smith. Diálogo acerca dos conceitos de responsabilidade social empresarial (RSE) e marketing para causas sociais (MCS) no âmbito do investimento social corporativo (ISC). Revista Brasileira de Marketing - REMARK. Vol.14, nº2, 2015.

MORAES, Nelson Russo de; BAPTISTA, Renato Dias. Comunicação organizacional: os desafios de um ambiente em hipervelocidade. In. MENESES, Verônica Dantas; GHIZONI, Liliam Daisy (org.). Pesquisas em comunicação e sociedade: da diversidade das narrativas a diversidade dos processos. Palmas/TO: EdUFT, 2019, p. 85 a 94.

MIRANDA, Orlando (org.). Para ler Ferdinand Tönnies. São Paulo: USP, 1995.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.

NICOLAU, Marcos. Fluxo, conexão, relacionamento: um modelo comunicacional para as mídias interativas. In: Revista Culturas Midiáticas, ano I, n. 01, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, agosto/dezembro de 2008.

OTHON, Renata Alves de Albuquerque; COELHO, Maria das Graças Pinto. Comunicação de marcas em redes sociais na internet: estilos de abordagem publicitária no Instagram. Revista Observatório. Vol. 2, n. 3, 2016. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276/8879 . Acesso em 20/08/2020.

OLIVEIRA, Maria José da Costa. Comunicação pública e os setores não estatais. In: ______. Comunicação pública. Campinas/SP: Alínea, 2004.

PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2012.

PORTUGAL, Sílvia. As mãos que embalam o berço: as redes informais de apoio à maternidade. Revista Crítica de Ciências Sociais, n.42. Coimbra: RCCS, 1995.

PORTUGAL, Sílvia. Contributos para uma discussão do conceito de rede na teoria sociológica. Cadernos da Oficina do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Oficina do CES nº 271, março de 2007. Coimbra/Portugal: CES, 2007. Disponível em https://eg.uc.pt/bitstream/10316/11097/1/Contributos%20para%20uma%20discuss%C3%A3o%20do%20conceito%20de%20rede%20na%20teoria%20sociol%C3%B3gica.pdf . Acesso em 20/08/2020. . Acesso em 20/08/2020.

POST, J. E.; PRESTON, L. E; SACHS, S. Redefining the Corporation: Stakeholder Management and Organizational Wealth. Stanford University Press, Stanford, CA, 2002.

RECUERO, Raquel; GRUZD, Anatoliy. Cascátas de fake news políticas: um estudo de caso no Twitter. Revista Galáxia, n.41. mai/ago/2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-25532019000200031&script=sci_arttext&tlng=pt . Acesso em 20/08/2020.

RECUERO, Raquel; ZAGO, Gabriela. Em busca das “redes que importam”: redes sociais e capital social no Twitter. Revista Líbero. Vol. 12, n.24, 2009. Disponível em http://201.33.98.90/index.php/libero/article/view/498/472 . Acesso em 20/08/2020.

RIBEIRO, Manuela Maia. O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como Ferramentas de Combate à Corrupção: comprasnet e o portal da transparência. Santos- SP, 2008.

RUE, L. W.; BYARS, L. L. Management: Skills and Application. 8th Edition. Irwin: Chicago, 1997.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.

SOBREIRA, Rosane Vieira ; ANDRADE, R. S. ; BARROS, S. ; JAMBEIRO, O. . Salvador conectada: Serviços de Informação oferecidos pela Prefeitura Municipal e suas secretarias. In: XXII Congresso Brasileiro de Biblioteconomeia, Documentação e Ciência da Informação, 2007, Brasília. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2007. v. 1.

TAKAHASHI, Tadao. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (2000). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

TAYLOR, J.R. Rethinking the theory of orgnizational communication: how read an organization. Norwood: Ablex, 1993.

__________ . Engaging organization through worldview. In: MAY, S. e MUMBY, D. K. (ED.) Engaging organizational communication theory and perspectives: multiple perspectives. Thousand Oaks: Sage, 2005.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. 9 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

TÖNNIES, Ferdinand. Comunity and Society. Tradução de Charles P. Loomis. Michigan/EUA: Michigan University Press, 1957.

TORRES, C. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec.2009.

UHLIR, Paul F. Diretrizes políticas para o desenvolvimento e a promoção da informação governamental de domínio público. UNESCO, 2006.

VAZ, J. C. Governança eletrônica: para onde é possível caminhar? Mobilização cidadã e inovações democráticas nas cidades. São Paulo, Edição especial para o Fórum Social Mundial 2005, p. 14-19, 2005.

WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social network analysis. Methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

WATTS, Duncan J. Six degrees. The science of a connected age. New York: W.W.Norton & Company, 2003.

WELLMAN, Barry. Structural analysis: from method and metaphor to theory and substance. in: WELLMAN, B.; BERKOWITZ, S.D. (orgs). Social structures. A network approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1991, página 19 a 61.

WELLMAN, B.; BERKOWITZ, S.D. Introduction: studying social structures. in: WELLMAN, B.; BERKOWITZ, S.D. (orgs). Social structures. A network approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1991, página 1 a 14.

ZÉMOR, Pierre. La communication publique. Paris: Presses Universitaires de France, 1995.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Nunes, S. G., Moraes, N. R. de ., & Souza, F. da C. (2020). As mídias digitais e a nova sociedade: um olhar sobre as interações humanas e as relações organizacionais. Portal De Livros Da Editora, 1(53), Lv53. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/10603