FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO NA REGIÃO NORTE: um estudo sobre alterações nas universidades federais a partir de 2013

Autores

  • Sinomar Soares de Carvalho Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

comunicação, ensino, jornalismo

Resumo

Um dos objetivos centrais desta obra é contribuir para o debate sobre a formação em Comunicação Social/Jornalismo. Menos em função das recentes mudanças tecnológicas ou das novas formas de consumir notícia e mais em decorrência da importância do jornalista para a sociedade. Durante as próximas páginas iremos discutir várias questões sobre a formação na área e a importância deste profissional. A discussão apresentada neste livro situa-se na confluência de duas grandes áreas do conhecimento, a Comunicação e a Educação. Trafegar por esse percurso no impeliu a apresentar ideias de autores de ambas as áreas para no final termos uma obra diversa, interdisciplinar.

 

 

Biografia do Autor

Sinomar Soares de Carvalho Silva, Universidade Federal do Tocantins

Jornalista. Mestre em Comunicação e Sociedade pelo PPGCOM UFT. 

Referências

ABI. Celso Kelly (1964-1966). Disponível em: <http://www.abi.org.br/institucional/historia/celso-kelly-1964-1966/>. Acesso em: 11 jan. 2018.

AGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, [s.l.], v. 16, n. 32, p.123-140, 13 fev. 2017. Revista Temporalis. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p123-140. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14064>. Acesso em: 05 mar. 2018.

AGUIAR, Leonel. As diretrizes curriculares e a formação específica em jornalismo. Alceu, Rio de Janeiro, v. 14, n. 27, p.162-175, dez. 2013. Semestral. Disponível em: <revistaalceu.com.puc-rio.br/media/12alceu27.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.

ALBUQUERQUE, Afonso de; ROXO, Marco Antonio. As Diretrizes Curriculares de Jornalismo e o modelo cartorial de ensino universitário. Questões Traversais: Revista de epistemologia da Comunicação, São Leopoldo, v. 3, n. 5, p.27-35, jun. 2015. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/10654>. Acesso em: 05 mar. 2018.

AMARAL FILHO, Otacílio; CASTRO, Fábio Fonseca de; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos (Org.). Pesquisa em comunicação na Amazônia. Belém: UFPA, 2010. 211 p. v. 1. (Série Comunicação, Cultura e Amazônia, n.1). Disponível em:<http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/120>. Acesso em:.13/09/2018.

ANDIFES. Universidades Federais Patrimônio da Sociedade Brasileira. 2017. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Andifes-VERSAO-DOWNLOAD-REDES-SOCIAIS-E-WHATSAPP.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2018.

ANDRADE, Viviane Toraci Alonso de. Política de comunicação científica em rede: repositórios institucionais como dispersão. Revista Iberto-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 6, n. 2, p.1-16, dez. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/10250>. Acesso em: 22 jan. 2018.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: questões de teoria e de método. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 1, n. 10, p.29-35, jun. 2005. Semestral. Disponível em: <https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/72>. Acesso em: 07 ago. 2017.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 376 p.

ANTONIOLI, Maria Elisabete. Diretrizes Curriculares e cursos de Jornalismo: a formação do jornalista à luz da legislação educacional. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 04, n. 15, p.182-197, dez. 2014. Semestral. Disponível em: <http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/viewFile/368/229>. Acesso em: 03 maio 2017.

BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo. 2017. Disponível em: <http://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-expenditure-review-report>. Acesso em: 16 jan. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229 p.

BARATA, Rita de Cássia Barradas. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-graduação, [s.l.], p.1-18, 11 ago. 2016. Disponível em: <CAPES. http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.947>. Acesso em: 25 jan. 2018.

BARRETO, Cláudia Regina Muniz. A reestruturação da UFBA a partir do Reuni e seus nexos com o Processo de Bolonha. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre Universidade, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos da Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/14018/1/Cláudia Barreto Dissertação A reestruturação da UFBA a partir do Reuni e seus nexos com o Processo de Bolonha.pdf>. Acesso em: 02 out. 2017.

BATISTA, Paulo Nogueira. O Consenso de Washington: A visão neoliberal dos problemas latino-americanos. 1994. Disponível em: <www.consultapopular.org.br/sites/default/files/consenso de washington.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.

BAUER, Martin W. Analise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. Cap. 8. p. 189-2017.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. 512 p.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. 266 p.

______. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. 141 p.

______. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. 138 p.

______. Legisladores e Intérpretes. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 279 p.

______. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. 228 p.

BENTES, Ivana. O fim do jornalismo crítico? 2014. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/_ed790_respeitosamente_vandala/>. Acesso em: 05 mar. 2018.

BERGAMO, Alexandre. Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Ufsc (Org.). Quem é o Jornalista Brasileiro?: Perfil da Profissão no País. 2012. Em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ. Disponível em: <http://perfildojornalista.ufsc.br/files/2013/04/Perfil-do-jornalista-brasileiro-Sintese.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2016.

BERNHEIM, Carlos Tünnerman; CHAUÍ, Marilena Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: Unesco, 2008. 45 p. Disponível em: <unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422por.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2017.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. Rio de Janeiro: Companhia de Bolso, 1986. 472 p.

BORDIN, Andréa Sabedra; GONÇALVES, Alexandre Leopoldo; TODESCO, José Leomar. Análise da colaboração científica departamental através de redes de coautoria. Perspectivas em Ciência da Informação, [s.l.], v. 19, n. 2, p.37-52, jun. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1796

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão: seguido de A influência do jornalismo e Os Jogos Olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. 143 p.

______. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Unesp, 2004. 85 p.

BRAGA, José Luiz. INTERAGINDO COM FOUCAULT Os arranjos disposicionais e a Comunicação. 2018. Disponível em: <http://www.compos.org.br/data/arquivos_2018/trabalhos_arquivo_TUYEGGUY90CMV19NHPB9_27_6300_08_02_2018_10_58_00.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2018.

BRANCO, Roberto da Cunha Castello. Os Brics: oportunidades e desafios. 2015. FGV Crescimento. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/14087>. Acesso em: 04 jan. 2018.

BRASIL. Parecer nº 323, de 16 de novembro de 1962. Currículo Mínimo Para o Curso de Jornalismo. Brasília, DF, 16 nov. 1962.

______. Parecer nº 984, de 19 de abril de 1966. Currículo Mínimo Para o Curso de Jornalismo. Brasília, DF, 16 nov. 1965.

______. Parecer nº 02, de 30 de janeiro de 1978. Aprovação de Currículo Mínimo para o curso de Comunicação Social. Brasília, DF, 30 jan. 1978.

______. Parecer nº 480, de 06 de outubro de 1983. Aprovação de Currículo Mínimo para o curso de Comunicação Social. Brasília, DF, 06 out. 1983.

______. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.. . Brasília, DF, 18 nov. 2011.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação (Org.). Evolução da Educação Superior – Graduação 1980-1998. 2000. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/download/censo/1998/superior/evolucao_1980-1998.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2014.

______. Ministério da Educação. Resolução do Conselho Nacional de Educação Nº 16/2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para a área de Comunicação Social e suas habilitações. Brasília, DF.

______. Projeto de Reestruturação Curricular do Curso de Graduação em Comunicação Social. Belém, PA, 2002. Disponível em: <http://facom.ufpa.br/?page_id=232>. Acesso em: 05 mar. 2018.

______. Projeto Político-Pedagógico Curso de Jornalismo. Manaus, AM, 2008. Disponível em: <http://biblioteca.ufam.edu.br/attachments/article/256/PPC%20Jornalismo.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2018.

______. Conheça as dimensões do Reuni. 2007. Disponível em: <http://reuni.mec.gov.br/>. Acesso em: 05 jan. 2018.

______. Edital nº 03, de 09 de dezembro de 2015. Edital de seleção de programas de pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras para auniversidade em rede do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do sul). Edital. Brasília, DF, Disponível em: <http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/10122015-Edital-Versao-Final-BRICS.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2018.

______. Carta de Brasília. 2015. Países ntegrantes dos Brics. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17160-declaration-2meeting-brics-moe-03mar&category_slug=marco-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 jan. 2018.

BRASIL, Raquel Mourão. A trajetória da comunicação e o ensino do jornalismo. Comunicação e Informação, Goiânia, v. 2, n. 1, p.28-42, jun. 1999. Semestral. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/22843>. Acesso em: 24 maio 2016.

______. Ministério da Educação. Resolução do Conselho Nacional de Educação Nº 01/2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, DF.

______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo, remetidas pela Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação, para apreciação da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação. Brasília: publicado no D.O.U. de 12/9/2013, Seção 1, Pág. 10. Brasília, DF.

______. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO. 2013. Disponível em: <http://www.avaliacaoinstitucional.unir.br/uploads/87878787/5555_relatorio_de_avaliacao.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2018.

______. Projeto Pedagógico de Curso nº 1, de 2016. Projeto Pedagógico de Curso Bacharelado Interdisciplinar em Artes. Projeto Pedagógico de Curso. n. 1. Disponível em: <http://www.ufsb.edu.br/wp-content/uploads/2017/07/UFSB-PPC-BI-Artes-2016.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2018.

______. Acesso à Informação. 2018. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/>. Acesso em: 05 mar. 2018.

______. Congresso. Câmara dos Deputados. Decreto Lei nº 5.480, de 13 de maio de 1943. Institue o curso de jornalismo no sistema de ensino superior do país, e dá outras providências.. Decreto. Brasília, DF, 13 maio 1943. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-5480-13-maio-1943-415541-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 04 out. 2017.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação (Org.). Censo da Educação Superior 2016. 2016. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior>. Acesso em: 03 ago. 2017.

______. Dá organização ao Curso de Jornalismo.. Decreto Lei. Brasília, DF, 06 dez. 1946. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-22245-6-dezembro-1946-341023-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 04 out. 2017.

______. Altera o Decreto nº 22.245, de 6 de Dezembro de 1946, que deu organização ao Curso de Jornalismo.. Decreto Lei. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-24719-29-marco-1948-454081-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 04 out. 2017.

______. Reestrutura o Curso de jornalismo da Faculdade de Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.. Decreto. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-28923-1-dezembro-1950-329269-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 04 out. 2017.

______. Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências. Resolução. Brasília, DF, Disponível em: <http://www.pucsp.br/cpa/downloads/21_03_11_nucleo_docente_estruturante_resolucao_conaes_1__17_junho_2010.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.

______. História da Ufam. 2012. Disponível em: <http://www.ufam.edu.br/historia-da-ugm>. Acesso em: 09 jan. 2018.

______. Histórico e Estrutura da UFPA. 2018. Disponível em: <https://portal.ufpa.br/index.php/universidade>. Acesso em: 07 mar. 2018.

______. Novo desenho garante melhorias à Plataforma Sucupira da Capes. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35995>. Acesso em: 07 mar. 2018.

______. História da UFT. 2018. Disponível em: <http://ww2.uft.edu.br/index.php/acessoainformacao/institucional/historia>. Acesso em: 01 mar. 2018.

______. Histórico da UNIFAP. 2018. Disponível em: <http://www2.unifap.br/reitoria/2015/10/09/historico-da-unifap/>. Acesso em: 12 abr. 2018.
______. Carta de Belém. 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/Carta de Belem.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2018.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação (Org.). Censo da Educação Superior 2016. 2016. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior>. Acesso em: 03 ago. 2017.

______. APCN: Propostas de Cursos Novos à CAPES. 2017. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>. Acesso em: 20 jan. 2018.

______. Sistema E-Mec: Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. 2018. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 05 jan. 2018.

______. CNPQ. Sobre a plataforma Lattes. 2018. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 20 ago. 2016.

______. Distribuição dos grupos de pesquisa segundo a região geográfica. 2016. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp/grupos-por-regiao>. Acesso em: 20 mar. 2018.
______. Resultado dos Pedidos de Reconsideração. 2018. Disponível em: <http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/resultado-dos-pedidos-de-reconsideracao>. Acesso em: 13 jul. 2018.

______. Sobre o Sistema CEP/CONEP. 2018. Disponível em: <http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf>. Acesso em: 10 set. 2018.
BUCCI, Eugênio. A imprensa e o dever da liberdade: a independência editorial e suas fronteiras com a indústria do entretenimento, as fontes, os governos, os corporativismos, o poder econômico, e as ONGs. São Paulo: Contexto, 2009. 139 p.

Brazilian Journalism RESEARCH,. Sobre a revista. 2018. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/about>. Acesso em: 01 jun. 2018.

BURKE, Peter. A história como memória social. In: O mundo como teatro - estudos de antropologia histórica. 1. ed. Lisboa: Difel, 1992

CAMARGO, Brígido V.; JUSTO, Ana M.. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, [s.l.], v. 21, n. 2, p.513-518, 2013. Associacao Brasileira de Psicologia. http://dx.doi.org/10.9788/tp2013.2-16.

CAMPOS, Álvaro de. Ode triunfal. 1914. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/2459>. Acesso em: 15 ago. 2017
CANAVILHAS, João Manuel Messias. Ensino do jornalismo: o digital como oportunidade. In: jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação, 2008, Braga, Portugal. Atas. Braga: Cecs, 2008. p. 49 - 56. Disponível em: <http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/jornalismo08/article/view/404/378>. Acesso em: 18 ago. 2016.

CARVALHO, Guilherme. A caminho da regulamentação? O estágio em jornalismo no Brasil. Revista Brasileira de Ensino em Jornalismo. REBEJ. Brasília. v.3. p. 146-167. jul./out.. 2013.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. In: DEBATES - Presidência da República, 1., 2005, Lisboa. A Sociedade em Rede. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005. p. 17 - 31. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2017.

CLARIVATE ANALYTICS. What we do. 2018. Disponível em: <https://clarivate.com/>. Acesso em: 12 jul. 2018.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Documento da comissão moderniza diretrizes, mas alonga cursos. 2009. Disponível em: <https://christofoletti.com/tag/diretrizes-curriculares/>. Acesso em: 28 mar. 2018.

COELHO, Pedro. Jornalismo e Mercado: os novos desafios colocados à formação. Covilhã: Labcom Ubi, 2015. 652 p. (Pesquisas em Comunicação). Disponível em: <www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20150223-2015_08_pedro_coelho.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017.

COMPÓS. Posicionamento da Compós sobre as novas diretrizes curriculares para o curso de Jornalismo. 2009. Disponível em: <https://goo.gl/M4hgTw>. Acesso em: 25 ago. 2016.

CRESWELL, John W.. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p.

CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Pedagogia Universitária. Energias Emancipatórias em Tempos Neoliberais. São Paulo: Junqueira & Marin, 2006. 144 p.

CURRAN, James. Entretendo a democracia na era do neoliberalismo. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 12, n. 2, p.14-31, fev. 2016. Trimestral. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/864/794>. Acesso em: 27 dez. 2017.

DINIZ, Lidiane. Costa Rego e o Curso Pioneiro de Jornalismo da Universidade do Distrito Federal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul. Artigo. Caxias do Sul: Intercom, 2010. p. 1 - 15. Disponível em: <www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3085-1.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2018.

DURHAM, Eunice Ribeiro. As Universidades Públicas e a Pesquisa no Brasil. 1998. Disponível em: <nupps.usp.br/downloads/docs/dt9809.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2018.

DUTRA, Manuel. Curso de Jornalismo da UFPA: protesto, boicote e nota baixa. 2013. Disponível em: <http://blogmanueldutra.blogspot.com/2013/12/cursos-de-jornalismo-da-ufpa-protesto.html?q=vestibular>. Acesso em: 05 mar. 2018.

EHEA. EHEA Ministerial Conference Paris 2018. 2018. Disponível em: <http://www.ehea2018.paris/>. Acesso em: 12 set. 2018.

ENECOS. Nota Oficial da Enecos sobre as Novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Jornalismo (NDJ). 2009. Disponível em: <http://www.enecos.org/blog/enecos-e-a-ndj/>. Acesso em: 12 jan. 2018.

European Commission/EACEA/Eurydice, 2015. The European Higher Education Area in 2015:Bologna Process Implementation Report.Luxembourg: Publications Office of the European Union.

ESPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do welfare state. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, [s.l.], n. 24, p.85-116, set. 1991. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64451991000200006.

FENAJ. Programa nacional de estímulo à qualidade da formação em jornalismo. Fenaj, Brasília, 2008.

______. Contribuições finais da FENAJ às novas Diretrizes Curriculares do Jornalismo. 2009. Disponível em: <Contribuições finais da FENAJ às novas Diretrizes Curriculares do Jornalismo>. Acesso em: 15 mar. 2018.

______. Ministro diz que regulamentação não compete ao MEC e propõe revisão curricular. 2009. Disponível em: <http://fenaj.org.br/ministro-diz-que-regulamentacao-nao-compete-ao-mec-e-propoe-revisao-curricular/>. Acesso em: 28 mar. 2018.

FERREIRA, José Brites. Globalização e ensino superior: a discussão de Bolonha. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 01, p.229-242, jun. 2006. Semestral. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10317/9580>. Acesso em: 02 out. 2017.

FONSECA, André Azevedo da. A pedagogia de Paulo Freire e o projeto pedagógico de Jornalismo. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 3, n. 13, p.168-184, abr. 2013. Trimestral. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgf5MAB/a-pedagogia-paulo-freire-projeto-pedagogico-jornalismo>. Acesso em: 14 ago. 2017.

FÓRUM Diretrizes Curriculares Nacionais – Curso de Graduação de Jornalismo. Realização de Eca Usp. São Paulo: Usp, 2004. P&B. Disponível em: <http://iptv.usp.br/portal/video-playlist.action;jsessionid=C01C2A5500971CA58016C9730850B4A6?idPlaylist=21827¤tPlaylistIndex=4>. Acesso em: 01 fev. 2018.

FRANCISCATO, C. E. Desafios para pensar a geração de conhecimento no campo do jornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31., 2008, Natal. Anais eletrônicos... Natal: Intercom, 2008. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0924-1.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017.

FRANCO, Édson Raymundo de Souza. Universidade da Amazônia. In: TRAJETÓRIAS da Universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC - FGV / Organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti. Brasília, DF.: CAPES; Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/ CPDOC, 2002. v.1. p. 35-77.

GALVÃO, Laila Maia. Constituição, educação e democracia: a Universidade do Distrito Federal (1935 - 1939) e as transformações da Era Vargas. 2017. 238 f. Tese (Doutorado) - Curso de Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23956>. Acesso em: 11 jul. 2018.

GE3S. Declaração de Sorbonne. 1998. Disponível em: <https://www.uc.pt/ge3s/pasta_docs/outros_docs/decl_sorbonne>. Acesso em: 03 jan. 2018.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2009. 120 p. (Educação a Distância). Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p.

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: Para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê, 1987. 230 p. Disponível em: <http://www.adelmo.com.br/index1.htm>. Acesso em: 13 abr. 2017
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. 112 p.

GOFF, Jacques Le; NORA, Pierre. História: Novos Problemas. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. 193 p

GONÇALVES, Elizabeth Moraes; AZEVEDO, Adriana Barroso de. O ensino de comunicação: o desafio de vencer a lacuna entre o discurso e a prática. Revista Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Pós Com-Umesp, a. 27, n. 44, p. 57-68, 2o. sem. 2005.

GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Portinho Cavalcanti, 1982. 244 p. (Série Filosofia).

HECK, Egon; LOEBENS, Francisco; CARVALHO, Priscila D.. Amazônia indígena: conquistas e desafios. Estudos Avançados, [s.l.], v. 19, n. 53, p.237-255, abr. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142005000100015

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos Pela Memória. 2. ed. Aeroplano: Rio de Janeiro, 2000. 116 p.

INTERCOM. Conselho Curador. 2018. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/conselho>. Acesso em: 01 jun. 2018.

KALLAS, Fernanda Marcos. Direito da União Europeia e Direito da Integração. Texto & Contextos, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 74-86, jan./jun. 2014.

KARAM, Francisco José Castilhos. Jornalismo, ética e liberdade. 4. ed. Summus: São Paulo, 2014. 232p.

LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Reconfigurações da docência universitária: um olhar focado no Processo de Bolonha. Educar em Revista, [s.l.], n. 57, p.33-47, set. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0101-4360.42038. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602015000300033&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02 out. 2017.

LIMA, Licínio C.; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [s.l.], v. 13, n. 1, p.7-36, mar. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772008000100002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772008000100002>. Acesso em: 02 out. 2017.

LOPES, Fernanda Lima. Ser jornalista no Brasil: Identidade profissional e formação acadêmica. São Paulo: Paulus, 2013. 272 p.

LUKINA Maria, VARTANOVA, Elena. Journalism Education in Russia: How the Academy and Media Collide, Cooperate, and Coexist. In: GOODMAN, Robyn S.; STEYN, Elanie. Global Journalism Education In the 21st Century: Challenges and Innovations. Austin: Wjec, 2017. Cap. 7. p. 155-174. Disponível em: <https://knightcenter.utexas.edu/books/GlobalJournalism.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2017.

MARCONDES FILHO, Ciro. Um passo atrás na formação do jornalista brasileiro. 2014. Disponível em: <http://revistacult.uol.com.br/home/2014/05/um-passo-atras-na-formacao-do-jornalista-brasileiro>. Acesso em: 05 mar. 2018.

MALCHER, Maria Ataide et al (Org.). Comunicação Midiatizada na e da Amazônia. Belém: Fadesp, 2011. 312 p. (Comunicação, Cultura e Amazônia). Disponível em: <http://www.ppgccom.ufam.edu.br/attachments/article/418/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20Midiatizada%20na%20Amaz%C3%B4nia.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

MALCHER, Maria Ataide et al. Memória da história do campo comunicacional no Norte do Brasil. In: MELO, José Marques de; CASTRO, Daniel (Org.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. Brasília: Ipea, 2012. Cap. 2. p. 169-190. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6864>. Acesso em: 10 jul. 2018.

MARTINELLI, Pedro. Há um tesouro à sua espera. Aproveite. Fature. Enriqueça com o Brasil. 2009. Disponível em: <http://www.pedromartinelli.com.br/blog/ha-um-tesouro-a-sua-espera-aproveite-fature-enriqueca-com-o-brasil/>. Acesso em: 22 mar. 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.

MARCOVITCH, Jacques. Os desafios da área de Humanidades no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, [s.l.], v. 16, n. 46, p.223-243, dez. 2002. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142002000300017.

MARINHO, Sandra Cristina dos Santos Monteiro. Formação em Jornalismo e Mercado de Trabalho: questões e dúvidas de uma relação inevitável. In: SEMINÁRIO “JORNALISMO: MUDANÇAS NA PROFISSÃO, MUDANÇAS NA FORMAÇÃO, 1., 2009, Braga. Do Seminário “JORNALISMO: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação”. Universidade do Minho (Braga): Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).. Braga: Cecs, 2009. p. 33 - 39. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/29864?mode=full>. Acesso em: 16 maio 2016.
¬¬¬¬¬¬¬______. Formação em Jornalismo numa sociedade em mudança - modelos, percepções e práticas na análise do caso português. 2011. 546 f. Tese (Doutorado) - Curso de Instituto de Ciências Sociais, Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, Braga, 2011. Disponível em: <repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/19819>. Acesso em: 12 jul. 2017.

MARQUES, Adriana Aparecida. Amazônia: pensamento e presença militar. 2007. 233 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Ciência Política, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-30112007-153256/pt-br.php>. Acesso em: 06 mar. 2018.

MARTINHO, Francisco Carlos Palomanes. A Revolução dos Cravos e a historiografia portuguesa. Estudos Históricos (rio de Janeiro), [s.l.], v. 30, n. 61, p.465-478, ago. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942017000200009.

MARTINO, Luiz C.. Abordagens e representação do campo comunicacional. In: EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO, 15., 2006, São Paulo. Dossiê. São Paulo: Compós, 2006. p. 33 - 54. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comunicacaomidiaeconsumo/article/viewFile/5034/4658>. Acesso em: 11 abr. 2017.

______. Escritos sobre epistemologia da Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2017. 334 p.
MARTINO, Luís Mauro Sá. A ilusão teórica no campo da comunicação. Famecos, Porto Alegre, n. 36, p.11-117, ago. 2008. Quadrimestral. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4423>. Acesso em: 21 dez. 2017.

MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, [s.l.], v. 30, n. 106, p.15-35, abr. 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302009000100002.

MARTINS, Gerson Luiz. Diretrizes de Jornalismo e o estágio obrigatório. 2013. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/_ed767_diretrizes_de_jornalismo_e_o_estagio_obrigatorio/>. Acesso em: 05 mar. 2018.

______. MEC vai definir currículo para Jornalismo. 2014. Disponível em: <http://www.gersonmartins.jor.br/artigo-jornal/mec-vai-definir-curriculo-para-jornalismo-621>. Acesso em: 05 mar. 2018.

MCQUAIL, Denis. Teoria das Comunicações de Massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 573 p.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos livros, 1999. 268p.

MELO, José Marques de. Poder, Universidades e Escolas de Comunicação. In: MELO, José Marques de; FADUL, Anamaria; SILVA, Carlos Eduardo Lins da (Org.). Ideologia e Poder no Ensino de Comunicação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. Cap. 2. p. 31-41.

______. Os primórdios do ensino de jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 2, p.73-83, jun. 2004. Semestral. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2074>. Acesso em: 15 jun. 2017.

______. Jornalismo Político: Democracia, Cidadania, Anomia. Famecos, Porto Alegre, v. 1, n. 35, p.90-94, abr. 2008. Quadrimestral.

MEDINA, Cremilda. Ciência e Jornalismo: Da herança positivista ao diálogo dos afetos. São Paulo: Summus Editorial, 2008. 120 p.

MEDITSCH, Eduardo. O jornalismo é uma forma de conhecimento? In: CONFERêNCIA FEITA NOS CURSOS DA ARRÁBIDA - UNIVERSIDADE DE VERÃO, 1., 1997, Lisboa: Bocc, 1997. p. 1 - 13. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-jornalismo-conhecimento.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2017.

______. Crescer para os lados ou crescer para cima: o dilema histórico do campo acadêmico do jornalismo. 2002. Disponível em: <http://www.sopcom.pt/actas/meditsch-eduardo-dilema-historico-jornalismo.html>. Acesso em: 05 out. 2017.

______. Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p.41-62, abr. 2007. Disponível em: <https://azslide.com/novas-e-velhas-tendencias-os-dilemas-do-ensino-de-jornalismo-na-sociedade-da-inf_5a41436a1723dd8a6f030497.html>. Acesso em: 27 dez. 2017.

MENDES, Felismina Rosa Parreira et al. Representações sociais dos estudantes de enfermagem sobre assistência hospitalar e atenção primária. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 69, n. 2, p.343-350, abr. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690218i.

______. O ensino de Comunicação os desafios da sociedade contemporânea. In: MATTOS, S. (Org.). O ensino de Comunicação: os desafios da sociedade contemporânea. Salvador: Edufba, 2005. Cap. 1. p. 17-31. (Sala de aula). Disponível em: <books.scielo.org/id/387/pdf/mattos-9788523208943-03.pdf>. Acesso em: 04 out. 2017.

MELO, Ana Souto e. Enquadramento histórico legal do processo de bolonha e o seu impacto no sistema de ensino superior português. Revista Observatório, [s.l.], v. 3, n. 6, p.75-141, 1 out. 2017. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p75. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4239>. Acesso em: 03 out. 2017.

MORETZSOHN, Sylvia. Duas surpresas na audiência do MEC. 2009. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/duas-surpresas-na-audiencia-do-mec/>. Acesso em: 28 mar. 2018.

MORAES JÚNIOR, Enio; MALULY, Luciano Victor Barros; OLIVEIRA, Dennis de (Org.). Antes da pauta: linhas para pensar o ensino do jornalismo no século XXI. São Paulo: Eca Usp, 2013. p. 57-67. Disponível em: <http://www.ciencianasnuvens.com.br/site/wp-content/uploads/2014/03/antesdapauta.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017.

MORGADO, José Carlos. Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado. Educação & Sociedade, [s.l.], v. 30, n. 106, p.37-62, abr. 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302009000100003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302009000100003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 15 ago. 2017.

MOTA, Luis Carlos Martins de Almeida; FERREIRA, António Gomes. A formação de professores em portugal no quadro do espaço europeu de ensino superior. Revista Observatório, [s.l.], v. 3, n. 6, p.38-74, 1 out. 2017. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p38. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4091>. Acesso em: 03 out. 2017.

NEVEU, Erik. As notícias sem jornalistas: uma ameaça real ou uma história de terror? Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 6, n. 1, p.29-57, jun. 2010. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/246>. Acesso em: 16 maio 2016.

NORA, Pierre. O retorno do fato. In: NORA, Pierre; GOFF, Jaques Le. História Novos Problemas. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. Cap. 9. p. 179-194.

_____. Entre a memória e história: A problemática dos lugares. Revistas Eletrônicas da Puc-sp, São Paulo, v. 1, n. 1, p.07-28, out. 1993.Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763>. Acesso em: 11 set. 2017.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, [s.l.], v. 25, n. 1, p.11-20, jun. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a02.pdf>. Acesso em: 08 maio 2017.

NÓVOA, Antônio (1992). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. 1º Congresso Brasileiro de Jornalistas. 2001. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/1o-congresso-brasileiro-de-jornalistas/.>. Acesso em: 09 jan. 2018.

PALÁCIOS, Marcos. Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo Online: o Lugar da Memória. In: MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos. Modelos do Jornalismo Digital. Salvador:: Editora Calandra, 2003. p. 17. Disponível em: <https://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2003_palacios_olugardamemoria.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2017.

________. Convergence and memory: journalism, context and history. Matrizes, [s.l.], v. 4, n. 1, p.37-50, 15 dez. 2011. Universidade de Sao Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p37-50. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38274>. Acesso em: 25 set. 2017.

PEREIRA, Fábio Henrique. A elite dos jornalistas brasileiros: Representatividade e legitimidade dentro do grupo profissional. 2005. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/pereira-fabio-elite-dos-jornalistas-brasileiros.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2017.

PERUZZO, Cícília Maria Krohling; SILVA, Robson santos. Retrato do ensino em Comunicação no Brasil. São Paulo: INTERCOM; Taubaté: Unitau, 2003.

PINTO, Manuel. O ensino e a formação na área do jornalismo em Portugal: “crise de crescimento” e notas programáticas. Comunicação e Sociedade, Braga, v. 5, p.49-62, jan. 2004. Semestral. Disponível em: <http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/1245>. Acesso em: 04 jan. 2018

PREVIDELLI, Maria de Fatima Silva do Carmo. A Comunidade Econômica Européia e a economia portuguesa, 1986-2005. 2011. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, A Comunidade Econômica Européia e A Economia Portuguesa, 1986-2005, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-01112011-134913/pt-br.php>. Acesso em: 03 jan. 2018.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Entre Comunicação e Educação: o Processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social. 2012. 614 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12911>. Acesso em: 16 maio 2016

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Processo de Bolonha: História, formação e ensino na União Europeia. Porto Alegre: Fi, 2017. 429 p. (Comunicação, Jornalismo e Educação). Disponível em: <https://www.editorafi.org/215opaje>. Acesso em: 16 nov. 2017.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. LEITE, Joselma Rodrigues de Sousa. Contexto de criação e consolidação da universidade no Brasil. In: PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; SOUSA, Poliana Macedo de. Universidade(s) no Brasil: Estudos e Olhares. Porto Alegre: Fi, 2016. p. 65-93. Disponível em: <http://www.editorafi.org/product-page/universidade-s-no-brasil-estudos-e-olhares>. Acesso em: 03 ago. 2017.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. MORAES, Nelson Russo de. Formando pesquisadores pós-Bolonha em Portugal: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, [s.l.], v. 3, n. 6, p.202-228, 1 out. 2017. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p202. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4240>. Acesso em: 03 out. 2017.

PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. COLFERAI, Sandro. Por novas fronteiras na Amazônia: tecendo e compartilhando pesquisas. Aturá Revista Pan - Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 1, n. 1, p.09-14, abr. 2017.

REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educação e Pesquisa, [s.l.], v. 40, n. 2, p.325-346, jun. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014061843.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
ROCHA, Cíntia Lins; VAIDERGORN, José. Processo de Bolonha: a criação de um espaço europeu de ensino superior e possíveis influências nas universidades brasileiras. 2011. Disponível em: <seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/.../3248 acesso em 18 out 2015>. Acesso em: 02 out. 2017.

SAMPAIO, Helena. O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações. 2011. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/o-setor-privado-de-ensino-superior-no-brasil-continuidades-e-transformacoes>. Acesso em: 16 nov. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências sociais. 7. ed. Porto: Edições Afrontamento, 1995.

______. Pela mão de alice: O social e o político na pós-modernidade. 7. ed. Porto: Edições Afrontamento, 1999. 299 p.

______. A Globalização e as Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 572 p.
SAVIANI, Dermeval. A expansão do ensino superior no brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, [s.l.], v. 8, n. 2, p.4-17, 26 abr. 2011. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14035.

______. O legado educacional do regime militar. Cadernos Cedes, [s.l.], v. 28, n. 76, p.291-312, dez. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622008000300002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622008000300002&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 06 mar. 2018.

SCHWARTZMAN, S. Ciência, universidade e ideologia: a política do conhecimento [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein, 2008. Miséria da ideologia. 141 p.

SEIBEL, Erni J.. O declínio do welfare state e a emergência do estado prisional: Tempos de um novo puritanismo?. Civitas, Porto Alegre, v. 05, n. 01, p.93-107, jun. 2005. Semestral. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/742/74250106/>. Acesso em: 15 ago. 2017.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SEIXAS, Pablo Sousa et al. Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 17, n. 1, p.113-122, jun. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572013000100012.

SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; COSTA, Alda Cristina Silva da; COSTA, Luciana Miranda (Org.). Comunicação: visualidades e diversidades na Amazônia. Belém: FADESP/UFPA, 2013. 324 p. (Série Comunicação, cultura e Amazônia, 6). Disponível em: <http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/171>. Acesso em: 13/09/2018

SER EDUCACIONAL. Apresentação de Resultados 3T17. 2017. Disponível em: <http://ri.sereducacional.com/sereducacional/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=4C15457C-CCDB-4175-8DF9-E3BBBD7C6BD8>. Acesso em: 24 jan. 2018.

SIEBIGER, Ralf Hermes. O processo de Bolonha e a universidade brasileira: aproximações a partir da análise de documentos referenciais. 2013. 248 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013. Disponível em: <http://www.academia.edu/4713354/O_processo_de_Bolonha_e_a_universidade_brasileira_aproximações_a_partir_da_análise_de_documentos_referenciais>. Acesso em: 20 nov. 2017.

SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, [s.l.], v. 28, n. 1, p.15-32, abr. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016002800002.

SILVA, Luciana Leandro da. A formação de formadores no contexto da transnacionalização educativa: reflexões a partir da aplicação do processo de Bolonha em Espanha e Portugal. Educação & Sociedade, [s.l.], v. 34, n. 122, p.247-263, mar. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302013000100014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302013000100014&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 15 ago. 2017.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat; PINHEIRO, Liliane Vieira. Avaliação da produtividade científica dos pesquisadores nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 13, n. 2, p.193-222, dez. 2003. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/97/1567>. Acesso em: 26 jan. 2018.

SOCHACZEWSKI, Jacques; LOBATO, Lenaura de Vasconcelos. Desenvolvimento da proteção social e transformações no welfare state pós-industrial. Uniabeu, Belford Roxo, v. 07, n. 15, p.289-304, abr. 2014. Quadrimestral. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1293/pdf_77>. Acesso em: 15 ago. 2017.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014. 323 p.

SOARES, Antonio Goucha. A União Europeia como potência global? As alterações do Tratado de Lisboa na política externa e de defesa. Revista Brasileira de Política Internacional, [s.l.], v. 54, n. 1, p.87-104, 2011. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73292011000100006.

SOUSA, Jorge Pedro. Desafios do ensino universitário do jornalismo ao nível da graduação no início do século XXI.2004. BOCC. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-desafios-do-jornalismo.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2017.
TÁRCIA, Lorena; MARINHO, Simão Pedro P.. Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 1, n. 1, p.31-56, maio 2008. Semestral. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163>. Acesso em: 16 maio 2016.

TEIXEIRA, Patrícia Oliveira. O ensino do jornalismo em Portugal: breve história e panorama curricular, ao virar da primeira década do século XXI. Estudos em Jornalismo e Mídia, [s.l.], v. 9, n. 2, p.407-424, 3 dez. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n2p407. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2012v9n2p407>. Acesso em: 04 out. 2017.

THOMPSON, John B.. A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 261 p.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005. 216 p. Volume II

SANTOS, Silvana Sidney Costa; HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida. A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 65, n. 4, p.561-565, ago. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000400002.

SEMERARO, Giovanni. Intelectuais. Cadernos Cedes, [s.l.], v. 26, n. 70, p.373-391, dez. 2006. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622006000300006.

SILVA, Gislene. De que campo do jornalismo estamos falando? Matrizes, São Paulo, v. 3, n. 1, p.197-212, jan. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38248/41038>. Acesso em: 30 mar. 2017.

SILVA, Giuslane Francisca da. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013. Aedos: Revista do corpo discente do PPG-História da UFRGS, Porto Alegre, v. 8, n. 18, p.247-253, ago. 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/viewFile/59252/38241>. Acesso em: 17 maio 2018.

SOARES JÚNIOR, José Roberto. Peter Burke um historiador da cultura e da sociedade: as muitas faces de um intelectual polímata. 2016. 274 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Estudos Pós-graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/19440/2/Jos%c3%a9%20Roberto%20Soares%20Junior.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

SOUSA, Poliana Macedo de; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Divulgação científica: mapeamento da produção científica dos docentes do curso de Jornalismo do estado do Tocantins. In: PÔRTO JUNIOR, Gilson et al (Org.). Comunicação, ensino e tecnologia: Experiências e discussões pertinentes à formação do profissional. Porto Alegre: Fi, 2017. Cap. 3. p. 53-64. (Comunicação, Jornalismo e Educação).

UNESCO. BRICS Construir a educação para o futuro: Prioridades para o desenvolvimento nacional e a cooperação internacional. 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002296/229602por.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2018.

______. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/agencia/unesco/>. Acesso em: 15 mar. 2018.

VAL, Adalberto Luis. Formação e fixação de recursos humanos – ações essenciais para a Amazônia. Cienc. Cult., São Paulo, v. 58, n. 03, p.41-44, set. 2006. Trimestral. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252006000300017&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 mar. 2018.

VICENZI, Lectícia Josephina Braga de. A fundação da Universidade do Distrito Federal e seu significado para a educação no Brasil. Forum Educacional. Rio de Janeiro, v.10, n.3, jul./set. 1986.

VIEIRA, Lívia de Souza. Erro jornalístico: contextos e conceito. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 12., 2014, Santa Cruz do Sul. Anais. Santa Cruz do Sul: Sbpjor, 2014. p. 1 - 16. Disponível em: <http://soac.unb.br/index.php/ENPJor/XIIENPJor/paper/viewFile/3551/676>. Acesso em: 01 ago. 2017.

VIEIRA, Lívia de Souza; CHRISTOFOLETTI, Rogério. Por uma política de correção de erros no jornalismo on-line brasileiro. In: GUERRA, Josenildo Luiz; ROTHBERG, Danilo; MARTINS, Gerson Luiz (Org.). Crítica do Jornalismo no Brasil:: Produção, qualidade e direito à informação. Covilhã: Labcom.ifp, 2016. Cap. 1. p. 15-33. (Jornalismo). Disponível em: <http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/201612291659-201618_criticajornalismo_jguerra.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2017.

WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; OLIVEIRA, Marlize Rubin. Internacionalização da educação superior: a Europa no centro da questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [s.l.], v. 18, n. 67, p.215-234, jun. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362010010700001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext_pr&pid=S0104-40362010010700001>. Acesso em: 15 ago. 2017.

WEBER, Max. A "objetividade" dos conhecimento nas ciências sociais. São Paulo: Ática, 2006. 112 p.

WOLTON, Dominique. Pensar a Comunicação. Brasília: Unb, 2004. 544 p. (Comunicação)

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Silva, S. S. de C. (2021). FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO NA REGIÃO NORTE: um estudo sobre alterações nas universidades federais a partir de 2013. Portal De Livros Da Editora, 1(13). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/13065

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.