v. 1 n. 20 (2021): PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume I: Aspectos estruturantes e históricos
Avolumam-se os estudos sobre o Processo de Bolonha no mundo e, já ser percebe a importância para os processos formativos das propostas implementadas nos países da União Europeia. Mais do que colaborar com transformações curriculares, o Processo de Bolonha imprime uma identidade europeia, que permite aos países aderentes uma reorganização e atualização de seus processos e propostas formativas, na consolidação do que vem a ser um Espaço Europeu de Ensino Superior. Trata-se de uma caminhada, repleta de intencionalidades, ora claramente indicada, mas por vezes, não compreendida pelos participantes e opositores. Mas como entender os impactos das mudanças implantadas a partir do vislumbre da Declaração de Sorbonne em 1998? Essa é uma pergunta motivante, que traz um si o desafio de compreender como dezenas de países – com suas centenas de instituições e milhares de professores, técnicos e acadêmicos – resolvem empreender uma mudança que não apenas reorganiza, mas cria novos elementos na formação.